Natal, final dos anos 60.Era esse o cenário que eu via da varanda da minha casa, na rua Tuiutí em Natal, quando olhava para a vegetação no topo das dunas:ipês floridos, que conhecíamos como "pau-d'arco", Era lindo demais! Não lembro de ipê-rosa, só o de cor amarela.Hoje o cenário é urbano, e cada vez mais aparecem construções ilegais. A delimitação da área do Parque das Dunas, freou um pouco a invasão dos morros, mas é preciso estar atento, principalmente na área de Mãe Luisa, onde a fiscalização é precária ou inexiste.
Preservar essa área é vital para a cidade,e para os que nela habitam.Oxalá as futuras gerações possam continuar desfrutando desse ecossistema, com toda sua fauna e exuberante flora.
A FLORA DO PARQUE
A vegetação do Parque das Dunas apresenta uma grande diversidade,representada pela Mata de Duna Litorânea (80 % aproximadamente) pela vegetação de Praias e Sopé de Dunas (10%) e pela formação Vegetal de Tabuleiro (10%) na área do bairro de Capim Macio.
No Parque das Dunas existem mais de 270 espécies arbóreas. Há predominância de espécies peculiares da Mata Atlântica, tais como as orquídeas, as bromélias, as aráceas e as trepadeiras.Entre as espécies de árvores de importância econômico-ecológica, destacam-se, o pau-brasil, sucupira, pau-d’arco, peroba, maçaranduba, ubaia, mangaba, jatobá, pau-sangue, sapucaia e pau-mulato.
O grande destaque do Parque é a existência de um bosque de pau-brasil nativo.
Exemplares da Flora do Parque das Dunas
Pau brasil
Orquídeas e Bromélias
Guiso de Cascavel - Xinxo - Manacá
Antúrio Selvagem - Cardeiro Facheiro
Cajueiro Brabo (Lixa)
Guabiraba - Ameixa do Mato - Araçá
Sapucaia
Jurema - Sucupira - Pau Sangue
Cambuí - Ubaia - Maçaranduba
Cajueiro - Maria Preta - Mangabeira
Pau Ferro - Pau D'arco - Pau mulato
Fruto da Sapucaia - Murici - Cajarana
Embaúba - Jatobá - Peroba Rosa
PRESERVE A NATUREZA
Site: Seres Vivos do RN
Fotos: Google imagens
Fotos: Google imagens
Site: Seres Vivos do RN
Muito bonito adorei, quero ter um exemplar.
ResponderExcluirMe ajudou d+
ResponderExcluir