Natal, início dos anos 70 Já adulta, fui morar em Nova Descoberta, bairro ainda em expansão, localizado bem próximo aos morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica. Apaixonada que sempre fui por essas matas, de vez em quando juntava um grupo de amigas para ir até a praia, seguindo as trilhas existentes. Ainda não existia o Parque das Dunas nem a Via Costeira. Caminhávamos sem guias, numa aventura extenuante, de mais de duas horas, subindo e descendo morros até a Praia de Barreira Roxa. Era fantástico! Lembro que as vezes eu me perdia do grupo, para colher ubaias - ah! as ubaias doces, (que de doce não tem nada) deliciosas. O caminho estava sempre cheio delas...
Anos depois voltei a Natal e o Bosque dos Namorados, se tornou a porta de entrada daqueles caminhos, por mim percorridos, hoje felizmente preservado pelo Parque das Dunas. E o melhor, as minhas ubaias continuam lá, lindas, amarelinhas, adornando o Bosque, alimentando os pássaros e encantando a quem, como eu, se extasia diante das maravilhas que essa floresta nos oferece.
Portão de entrada para quem quer conhecer o Parque das Dunas, o Bosque dos namorados, possui aproximadamente 7 hectares, com 1.300 árvores representando 50 espécies nativas da mata atlântica. Administrado pelo IDEMA - Instituto do Desenvolvimento Econômico do Meio Ambiente, o Bosque tem uma infra-estrutura de lazer, desde a recreação ao contemplativo. No Bosque dos Namorados o visitante tem acesso a informações das potencialidades do Parque das Dunas e de todas as atividades ali realizadas. "O Beijo dos Namorados" do Mestre Etevaldo Do Bosque, saem as trilhas para quem quer conhecer melhor a fauna e a flora ainda preservada da Mata Atlântica. As três trilhas do parque levam o nome de árvores abundantes na mata: Peroba, Perobinha e Ubáia Doce.
No Bosque é possível encontrar alguns animais que tem ali o seu habitat : são gambás, sagüis, morcegos, além de beija-flores, rolinhas, juritis, gaviões peneira e pedreses, corujas, jacus, aracuás, sabiás-da-praia e o canção (aves), tejuaçus, calangos, iguanas ou camaleões, lagartixas entre outros.
|
O Centro de visitantes é considerado um dos setores mais importante do Bosque dos Namorados. Além de abrigar administração do Parque das Dunas, é no centro que se recebe as orientações e todas as informações das atividades realizadas no Parque. Faz parte do Centro de Visitantes: um auditório, uma bilioteca, uma sala de exposições, uma enfermaria e uma lanchonete.
2 - Centro de Pesquisa
O Centro de Pesquisa é um dos setores mais visitados do Parque, onde encontramos: os Laboratórios de Botânica com o Herbário (flora), a Carpoteca (frutos e sementes) e a Xiloteca (madeira) e o Laboratório de Zoologia com exemplares de animais conservados em vidros com álcool e formol, animais empalhados, viveiros com cobras e aranhas, além de informações sobre a biodiversidade.
O Centro conta ainda com laboratórios, salas de coleções, sala de reuniões com uma pequena biblioteca de apoio para os estagiários de ciências biológicas, além da copa e dos banheiros.
3- Unidade de Mostra de Vegetação
3- Unidade de Mostra de Vegetação
A Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, é um espaço que dispõe de canteiros com exemplares de orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas, entre outras, além do viveiro, com produção de mudas de árvores nativa, para plantio no Parque e doação à escolas.
A Oficina de Educação Ambiental e Artes desenvolve atividades artísticas, lúdico e culturais visando ampliar o conhecimento das crianças sobre o meio ambiente e sobre a problemática do lixo, mostrando soluções simples de reaproveitamento e reciclagem de materiais (sucatas).
5-Parque Infantil - Eco Lazer
5-Parque Infantil - Eco Lazer
No meio do Bosque dos Namorados há um parque infantil com 20 brinquedos educativos que atende as crianças de diversas faixas etárias ( dos três aos 12 anos). A criançada tem ao seu dispor uma grande área de lazer para suas atividades de recreação e entretenimento sem correr o risco de se perder.
Ainda nesse setor de uso público existem outros atrativos, como a pista de cooper e área de piquenique, que são ótimos locais para um lanche com amigos e prática se atividades físicas.
Passeando pelo bosque
Telefone: 84 3201-3985
FONTE: IDEMA
Fotos:Imagens Google
FOTOS:
Imagens Google
Edição de Fotos: Programa Pic-Nic -Yahoo/BR
Essa postagem é para Mariazinha, amiga de todas as horas e companheira incansável nas nossas caminhadas mata a dentro.Ubaias, juritis,cajus e borboletas pra vc Maria.saudades desse tempo!
ResponderExcluirQue lindo esse bosque! Bem cuidado e agradável! Um lugar excelente para namorar e relaxar...
ResponderExcluirComo não se emocionar com esse blog tão maravilhosamente pesquisado e tao bem elaborado, só uma pessoa com muio amor no coração seria capaz de tamanha sensibilidade. Parabéns mais uma vez Arilza e como já afirmei, torno a repetir, aplausos de pé para vc e para seu perfeito blog. Aldenize.
ResponderExcluirGostei de visitar este site para reelembrar minha visita em agosto de 2011 tive o prazer de conhecer este parque que é uma delicia passar uma tarde passeando e visitando cada canto desta natureza . J. Felix R.J
ResponderExcluirO bosque dos namorados, me recorda tempos de namoros dentro do carro, à noite, naquela época eram seguros, existiam regras não escritas para namorar no carro, ao entrar nas alamedas, frequentemente com carros estacionados ao luar ou não, apagavam-se os faróis, a gente fazia o "taxiamento" do carro so com luz dos faroletes, para não incomodar os namorados anônimos que andavam por lá. Depois de estacionado, estávamos literalmente no BOSQUE DOS NAMORADOS. Como diria a Rita Lee..."Papai me empresta o carro / prá poder tirar um sarro / com meu bem"... Nossa roqueira-mor sabia, e sabe, das coisas.
ResponderExcluirEduardo de Souza - Rio Branco/Acre - Via Email
Este Parque realmente me remete a uma lembrança constante do meu compromisso com a teia da vida.
ResponderExcluirCarlos Zens
muito legal
ResponderExcluircomo estacionar ai no bosque?
ResponderExcluirQuais os horários ?
ResponderExcluir