Quem faz o passeio de carro para as praias do litoral norte, pela beira mar, passa por ela quase sem perceber. Dela só se conhece pela travessia da balsa na foz do rio Ceará- Mirim. Mas deveria ser parada obrigatória para o turista. Lá se encontra um dos mais bonitos recantos do litoral do Rio Grande do Norte. Uma praia de grande extensão, com faixa de areia clara, mar azul e águas transparentes. Cenários deslumbrantes da barra do rio com seus manguezais enchem os olhos de quem se dispõe a ver. Além disso a tranquilidade do lugar é um convite para ficar.
Barra do Rio pertence ao município de Extremoz e fica a 26 km de Natal, entre as praias de Jenipabu e Graçandu. O nome da praia tem sua origem em razão da foz do rio Ceará-Mirim. O rio que deságua no mar próximo a praia de Jenipabu, tem suas águas espalhadas na barra, conhecida como Barra de Inácio de Góis. Com uma extensão de 150 km, sinuoso em alguns lugares, o rio Ceará- Mirim nasce na serra de Santa-Rosa, a sudoeste da cidade de Lajes/RN. Próximo a sua embocadura a largura aumenta consideravelmente, depois serpenteia através de faixas de areia até chegar no mar.
Vista parcial da foz do rio Ceará-Mirim em Barra do Rio
A história do Vilarejo começa na época das capitanias hereditárias com a doação de " 500 braços em quadro no rio Seara (hoje Ceará-Mirim) banda norte até a costa, com redes de pescar" para o Donatário Afonso Alvares (Doador capitão-mor João Rodrigues Colaço. Sesmaria nº 40 de 07 de março de 1602).
Por volta do século XIX, Inácio Ferreira de Góis (1822-1902) foi proprietário do sítio "Barra" que compreendia as terras do lugar. O local passou a ser chamado, então de barra Inácio de Góis, hoje conhecido apenas como Barra do Rio.
A praia, abrigada pelos recifes, possui águas calmas e poucos profundas. Tem muitos locais propícios para o banho, inclusive para crianças e idosos. Para os pescadores, um verdadeiro paraíso, onde costumam lançar sua redes nos bandos de peixes prisioneiros das águas, na maré baixa.
É pouco frequentada por turistas, mas na alta estação costuma receber um bom número de veranistas.
Passeios de buggy e caminhadas são as principais atividades nessa praia.
A Travessia de balsa pelo rio Ceará-Mirim
O que mais se conhece de Barra do Rio é a travessia de balsa. As balsas transportam um carro ou dois, de cada vez (isso vai depender do tamanho da balsa). Essa é guiada por um balseiro que vai empurrando com uma vara longa que ele coloca no fundo do rio e a impulsiona levando a balsa de uma margem a outra.
Balseiro de Barra do Rio
A primeira balsa destinada a fazer a travessia de veículos pertenceu a Severino Teixeira e seu filho Francisco de Assis da Silva. A pequena embarcação foi um presente dos moradores de Barra do Rio para o balseiro no ano de 1970 .
-
Os nomes femininos das balsas
Em 14 de outubro de 1997 foi criada a Cooperativa de Serviços de Transportes Hidroviários ou como é chamada Balsas de Barra do Rio, sob o comando de Ricardo da Silva. Nessa época os balseiros concordando com a sugestão de nomear as balsas com nomes de mulheres. Mas o balseiro Antonio Farias, discordando da maioria,foi o único a batizar sua balsa com o nome de "Chaplin".
Fotos da Barra do Rio Ceará- Mirim
Fontes:
Cavalcanti Neto, Miguel Dantas-Praias Potiguares - Editora Foco - Nartal/RN 2001
Cavalcanti Neto, Miguel Dantas-Praias Potiguares - Editora Foco - Nartal/RN 2001
Pesquisas Google - Sites:
http://www.praias-360.com.br/rio-grande-do-norte/extremoz/praia-barra-do-rio
http://www.trekearth.com/gallery/South_AmerAAica/Brazil/Northeast/Rio_Grande_do_Norte/Natal/photo734605.htm
Fotos:
. Acervo de Canindé Soares - Fotógrafo Potiguar
. Acervo do Blog Vento Nordeste -fotos de Arilza Soares
. Google imagens -Sites:
.http://www.praias-300.com.br/rio-grande-do-norte/extremoz/praia-barra-do-rio
Edição de Fotos : Ptograma Pic Moncky
Nenhum comentário:
Postar um comentário