Ela sempre esteve presente a minha infância: seja colorindo as praias que eu frequentava ou quando eu usava o cipó de suas ramas para as minhas brincadeiras de pular corda. Com ela aprendi a amar e a respeitar a natureza, a me interessar por plantinhas rasteiras que enfeitam os campos, os canteiros e terrenos baldios. Lembro que eu odiava quem pisava nas flores ou quando arrancavam os cipós sem motivo.
Pesquisando um pouco mais descobri que essas plantas pertencem à família das "Convulvulacae" que por sua vez possuem uma variedades de espécies,dentre elas: a "Ipomoea do gênero Pes-Carprae" - a Salsa da Praia e a "Ipomoea do gênero Asarifolia" - a Salsa Brava.
"Ipomoea Asarifolia" - A Salsa Brava |
A Salsa brava é uma planta perene, que permanece verde o ano inteiro e tem sua floração durante os meses de março à outubro. Sua reprodução ocorre mesmo em terrenos de baixa fertilidade e é facilmente encontrada nas margens dos córregos, rios, terrenos baldios e pastagens. Apesar da beleza é considerada erva daninha, uma planta tóxica. Como costuma invadir as pastagens se constitue numa grande ameaça para a saúde dos animais que ali se alimentam.
"Ipomoea Pes-Carprae" -A Salsa da Praia |
A Salsa da praia é encontrada em toda costa ao longo do Oceano Atlântico, e tem uma importante função na fixação e preservação das dunas. Suas raízes, principal e secundárias, penetram no solo com maior profundidade do que a maioria das outras espécies. Seu caule bastante flexível lembra um cipó, e pode atingir mais de 10m de comprimento.
Em Natal a Salsa da Praia é conhecida também como Salsa Roxa ou Cipó da praia. Na praia da "Entrada"um pequeno povoado de Areia Branca no RN é chamada pelos nativos de "Amor dos Homens".
Fontes:
- Pesquisas Google - Herbarium - Plantas Nativas Tóxicas e Medicinais.
- Pesquisas Google -Site "Seres Vivos do RN"
- Plantas do Nordeste - Espacialmente do Ceará ´- Renato Braga - Fortaleza
Fotos:
- Imagens Google
- Acervo Pessoal de Arilza Soares
- Edição de fotos: Programa Pic-Nic- Yahoo/BR
Em frente a casa da minha filha em Muriu tem um terreno baldio que vive florido com essa flor.Não sei e é a verdadeira Salsa da praia, só sei que fica completamente florido e que é lindo!
ResponderExcluirQuando eu era criança adorava colocar essa flor no cabelo-achava linda essa flor!Lá em Areia Branca sempre teve muito dessa planta na praia.
ResponderExcluirEu colocava no dedo kkkkkkkk...
ExcluirQuando eu era criança apanhava era de minha vó com isso
ExcluirAlguém por favor sabe informar as propriedades medicinal dessa planta?
ExcluirDesde ja muito obrigado
Eu a doida da planta estou com uma muda dessa planta aqui, vou ver se consigo colocar ela aqui na minha varanda.kkkk
ExcluirGostaria de saber as propriedades medicinais desta planta, pois já usei para tratar a pele de animais com coceira. Um veterinário amigo me indicou e deu certo.
ResponderExcluirGostei muito da matéria. -E a cara de minha terra! Bonitas flores que ninguém dá valor. Apenas quando a gente vai embora, começa a gostar. Mas se trata de uma planta tóxica. Eu soube, de fonte fidedigna, que as folhas secas servem como entorpecente em alguma região costeira. Lá mesmo onde nasci nunca se ouviu falar nisso...é de se lamentar!
ResponderExcluirqual a diferença da salsa-de-praia para a restinga??
ResponderExcluirse tem alguma diferença prq até então achava que era uma só.
quero sua ajuda meu terrenos esta enpestado com essa salsa eu aranco e ela nasce novamente mi diga um remedio para acabar definitivamente com essa salsa meu email aldo.barbosa95@gmail.com
ResponderExcluirEu gostaria de saber quais os benefícios da salsa brava ou salsa da praia.
ResponderExcluirTenho um problema dermatológico péssimo. Já fui a vários dermatos onde cada um diz pitsorize,dermatite alérgica e outras. Já gastei um bocado.
ResponderExcluirQuando um amigo me evioue as folhas desaa planta para fazer um chá e tomar um banho com o mesmo. Dois banhos limpou a pele. Estou levando para mostrar ao novo dermato.
Eu tbm tenho um problema dermatológico e não descobri oque é uma pessoa me indicou tomar banho com essa Plata espero que me ajude
ExcluirBoa noite meu nome é Ana paula ,meu filho tem 5 anos e ele vem sofrendo muito c a dermatite essa folha de salsa resolver mesmo em banho pra tratá a dermatite
ExcluirPra que serve essa planta???
ResponderExcluirMinha cabras
ResponderExcluircomem será que faz mal moro na praia
Se elas Já comem e nunca teve problemas é porque não faz mal nem um.
ExcluirMinha filha ta com uma cocera sem fim vou fazer um teste com a salsa Deus queira que der certo🙏
ResponderExcluirKatia boa noite vir aqui o seu comentário sobre passar em sua filha devido Ela está com coceira e aí vc passou nela sim ou não se vc passou me responde se deu certo porfavor.
ExcluirMinha filha ta com uma coceira terrivel chega a faltar paciência vou tomar banho e dar banho nela também e tomara que der certo ta orrivel essa coceira insistente
ResponderExcluirMeu filho estava com um problema sério na pele, ussou essa planta tomando banho e com uma semana estava totalmente curado.
ResponderExcluirEssa planta serve para alergia em bebes?
ResponderExcluirServe
ExcluirIpomoea pes-caprae (L.) R. Br. (Convolulaceae) É uma planta rasteira de áreas praias e dunares (o que é diferente de restinga). Produz uma mucilagem leitosa que pode provocar alergias ao contato com a pele de pessoas mais sensíveis. Tem interesse biotecnológico (alguns de seus metabólitos secundários podem ser utilizados contra algumas doenças mas SEM INDICAÇÃO ATÉ O MOMENTO). Não pode ser utilizada como alimento, pois sua mucilagem leitosa tem como objetivo evitar a herbivoria.
ResponderExcluirQuero para curar um cachorro cheio de coceira tipo escamas na pele, caindo os pêlos do bichinho
ResponderExcluirEssa planta foi maravilhosa,meu filho estava com uma coceira horrível fiz o chá e passei na coceira ficou bom logo, só de Pernambuco
ResponderExcluirMuito interessante! Gostei de saber mais sobre essa planta.
ResponderExcluirhttps://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ipomoea_pes-caprae
ResponderExcluirtambém usada na medicina popular por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Em análise por cromatografia, há indicação da presença de isoquercitrina concentrada em suas folhas, não sendo identificada a quercetina em todas as amostras. A análise química para compostos polifenólicos, revelou que as folhas, caules, bem como a planta inteira possuem composição semelhante, porém indicou que, nas folhas, são quantitativamente superiores as concentrações da isoquercitrina. Quanto aos flavonoides totais, a presença é abundante nas folhas.
ResponderExcluirMINHA SOBRINHA ESTAVA COM UM PRURIDO MUITO GRANDE JA TINHA FEITO VARIOS TRATAMENTOS E SO PIORAVA ,DEPOIS DE MUITAS TENTATIVAS COM MEDICAÇÃO FICAMOS SABENDO DA EFICACIA DA SALSA E RESOLVEMOS TESTAR. NO PRIMEIRO DIA ELA JA CONSEGUI DORMI A NOITE INTEIRA E AGORA GRAÇAS A DEUS E A SALSA ELA ESTA BEM MELHOR.
ResponderExcluirComo plantar a semente da salsa na praia eu tenho a semente mas não sei como plantar ela?
ResponderExcluirBom dia. Gostaria de sua ajuda.
ResponderExcluirMeu gramado que é grande pois moro em sítio esta infestado desta salsa. Qto mais eu arranco mais nasce.
Como exterminar definitivo pela raiz. Socorro me ajude. Desde ja obrigada..
Meu email bargcosta@gmail.con
Opa eu arranco essa salsa, mas sempre nascem novamente, vc sabe que algum herbicida para matar esse tipo de salsa.
ResponderExcluirQual herbicida para acabar com a salsa?
ResponderExcluirAlguém sabe me informar se pode beber do chá da salsa ?
ResponderExcluirMeu filho tem uma doença chamada escrerodermia na pele, sera que esta planta curs ele,
ResponderExcluirComo eliminar a salsa no açude?
ResponderExcluirExiste algum agrotóxisso para eliminar essa Eva
ResponderExcluirna pastagem
Essa planta serve para coceira no corpo
ResponderExcluir