Um paraíso para quem ama a natureza! Baía Formosa faz jus ao nome - é de uma beleza singular, reunido em um só lugar, falésias, dunas, recifes de corais, uma reserva florestal ainda preservada, barcos de pesca ancorados nas águas tranquilas da única baía do Estado, praias virgens de mar aberto com águas mornas e transparentes, azul e verde claros. É difícil não se apaixonar por esse lugar, uma cidade ainda com ares de vila de pescadores. Baía Formosa é um espetáculo de belezas naturais onde golfinhos se apresentam com frequência e até um peixe boi pode ser visto quando, vez por outra, sai do seu habitat nos mares paraibanos para um passeio na baía.
"Que baía formosa!" exclamaram os portugueses colonizadores quando aportaram na região. É assim que os moradores explicam o nome da baía que deu origem ao município de mesmo nome.
Mas não é só pelo cenário exuberante que essa baía é formosa. Com certeza, esse seria o lugar escolhido por São Pedro para pescar, se ele tivesse aportado com seu barco nessas terras do Rio Grande. Aqui a pesca é abençoada e fecunda. Os ventos propícios e as correntes marítimas atraem pescadores de todo estado, que convivem com os pescadores de Baía Formosa num clima de muita camaradagem. De Galinhos, Caiçara do Norte, Macau e outras praias do litoral norte, pescadores partem para em Baía Formosa, em viagem que dura cerca de 10 dias. Para esses pescadores "há muita ventania no norte, impossível de se trabalhar. Graças a Deus, temos um relacionamento muito bom com os pescadores daqui. Ninguém reclama porque estamos aqui, pelo contrário, somos todos amigos", afirmam.
Local de grande abundância de peixes, a baía se transformou no porto da cidade. Os pescadores são atraídos anualmente para a pesca da albacora. A safra começa em setembro e vai até o mês de janeiro. O peixe cuja textura se assemelha com a do atum é bastante apreciado. Semanalmente, os 120 barcos que se lançam ao mar trazem cerca de 20 toneladas de albacora, que são vendidos aos feirantes da região.
1 - ALBACORAS
A todo momento barcos aportam carregados de "dourados", "ciobas", "arabaianas","cavalas", peixes encontrados durante todo ano. No mês de abril é a vez do "avoador" e no período de maio à junho é a vez do "peixe "serra"; já a lagosta é encontrada em abundância de maio à dezembro.
1 - ALBACORAS
2 - DOURADO
3- AGULHÃO - DOURADO - MARIQUITÃO
4 - CIOBAS
5- PEIXE GALO
6 -CAVALAS
LAGOSTAS
Fontes:
1 - Monografia:Levantamento das Potencialidades Tiristicas
do Município de Baía Formosa
( Herika Maria Mendonça Soares - Gyorgia Magdalena Gomes Barreto - Fernanda Dantas Bertuleza - Renata Torres lima Soares Di'Maria)
Fotos: Acervo Pessoal
Imagens Google
COMENTÁRIOS ANTERIORES
ResponderExcluirAnônimoJan 12, 2012 09:40 AM
Aldenize Reis
Esse litoral do Rio Grande do Norte é simplesmente PERFEITO!!!
há 7 horas no facebook
Responder
AnônimoJan 12, 2012 09:42 AM
Sônia Seiblitz
Uau! O paraíso existe, gente!!!!
há 17 horas no facebook
Aldenize Reis
Pois é Sonia o paraíso existe!!!!!!!
há 7 horas no facebook
Responder
AnônimoJan 12, 2012 09:43 AM
Beta Lima
E tem muita gente indo para Bora Bora.
há 17 horas no facebook ·
Responder
AnônimoJan 12, 2012 09:46 AM
Marilda Nascimento
Maravilha Arilza eu tenho primas que tem casa de veraneio aí, essa praia é linda demais e os peixes então nem se fala estamos eu e meu marido aqui slivando kkkkk
segunda às 11:25 no facebook
Responder
AnônimoJan 12, 2012 09:50 AM
Ana Iris Almeida
O lugar é lindo! sexta passada vi uma reportagem no jornal hoje, fiquei encantada com a beleza!!! aproveite.
segunda às 17:10
Aldenize Reis
Vamos conhecer Ana???
segunda às 21:14 ·
Ana Iris Almeida vamos marcar Dena!!!
terça às 13:23 ·no facebook
Responder
CONCORDO.BAÍA FORMOSA É LINDA E PRODUTIVA.
ResponderExcluir