É de dar água na boca! Basta olhar pra essa foto que ativo todas as minhas papilas gustativas; me dá uma vontade enorme de voltar a Natal, e me embrenhar pelas matas para colher maçarandubas. Das frutinhas do morro, maçarandubas eram especiais, e no período de safra tinha em abundância. As maçarandubas eram também vendidas nas portas - o vendedor passava com dois balaios cheinhas delas (os balaios eram presos por cordas em um pau resistente, chamado de galão, que o vendedor colocava nas costas); a medida para comprá-las era em litros, geralmente uma lata de óleo vazia servia de medida. Maçarandubas! Olha a maçaaaaaa...! gritava o vendedor; e eu corria com uma vasilha mão - quero um litro bem cheio! Levei muita bronca do meu pai porque na maioria das vezes nem lavava as frutinhas, o que eu queria mesmo era me deliciar com aquele leite docinho e pegajoso. Doce sabor de infância ! Sabor Saudade.
Maçarandubas colhidas na Mata Estrela
Com a ocupação dos morros e, consequentemente, com o grande desmatamento ocorrido na cidade, a partir da década de 60, as frutas da mata já não fazem parte do cotidiano pessoas. As crianças nem as conhecem, e só aqueles que se aventuram a fazer as trilhas do Parque das Dunas podem encontrar maçarandubeiras ainda preservadas. Felizmente foi criado o Parque das Dunas, e a sua preservação possibilita às gerações presente e futura, a oportunidade de conhecer a fauna e a flora nativa desse ecossistema e, quem sabe um dia poder saborear as delícias que a Mata Atlântica tem a nos oferecer.
de Mata Atlântica em Baía Formosa- RN
Esse ano quando visitei o Parque Pituaçu em Salvador, meu irmão me fez uma surpresa: me levou para ver um pé de maçaranduba que tem dentro do parque, (pelo tronco da árvore deve ser uma maçarandubeira centenária) encontrei também alguns frutos caídos no chão, resquícios do período da safra. Nem preciso dizer da minha alegria ao ver aquela árvore! O encontro com aquela maçarandubeira, foi também um encontro comigo mesma, com as minhas raízes, com a minha infância- acho que nas minhas veias corre um pouco do leite de maçaranduba! E com a intimidade de quem está diante de uma velha conhecida, fotografei a árvore de todos os ângulos e vou guardar as fotos como quem guarda uma relíquia. Enquanto fotografava prometia a mim mesma que, ao voltar à Salvador, iria rever aquela árvore, como quem vai rever uma grande amiga de infância.
Maçarandubas
No Brasil, as maçarandubas do gênero Manilkara consiste de 19 espécies, apresentando registros em formações de floresta Atlântica, Amazônica, Caatinga e Cerrado. Pertencem a família Sapotaceae, a mesma do sapoti.
As maçarandubas que me refiro são do gênero Manilkara Triflora, conhecidas como Maçarandubas de Tabuleiro, encontradas em quase toda região litorânea, do Pará à Bahia.
A planta, um arbusto que geralmente não ultrapassa 3m de altura, possui folhas verdes, de 15 a 60 mm de comprimento; seus frutos são do tipo baga, pequenos, alongados, vermelhos, alaranjados e pretos quando bem maduros.
Site: Seres Vivos da natureza-Maçarandubas
Renato Braga-Plantas do nordeste, especialmente do Ceará.Fortaleza: coleção Mossoroense
Volume XLII-1996-pag.329
http://www.parquedasdunas.rn,gov.br/flora.asp
Fotos* Imagens Google
Site: Seres vivos do RN-Maçarandubas
Tiradas na Mata Estrela, às margens da lagoa Coca-cola-Baía Formosa-RN.
Acervo pessoal - fotos tiradas "in loco" na Mata Estrela
Baía Formosa - RN
Renato Braga-Plantas do nordeste, especialmente do Ceará.Fortaleza: coleção Mossoroense
Volume XLII-1996-pag.329
http://www.parquedasdunas.rn,gov.br/flora.asp
Fotos* Imagens Google
Site: Seres vivos do RN-Maçarandubas
Tiradas na Mata Estrela, às margens da lagoa Coca-cola-Baía Formosa-RN.
Acervo pessoal - fotos tiradas "in loco" na Mata Estrela
Baía Formosa - RN
Marilda Nascimento Prefiro nem dizer nada e ficar degustando com os olhos só quem conhece como nós sabe o sabor dessa fruta, que deveria exister em todo Planeta Terraai que saudaes faz muito tempo que não sinto esse sabor rsrsrsrs mais um das suas Arilza bjus
ResponderExcluirhá ± 1 hora Via Facebook
Querida Arilza,
ResponderExcluirObrigada por ser minha seguidora.
Seu blog é maravilhoso!!! Parabéns!!! Vou sempre espiar.
Ah! Não se preocupe tanto com a adieta, em alguns momentos temos que nos permitir.
Bjks, Nina.
Aldenize Reis Sabe que adoro uva coberta só porque lembro do sabor de maçaranduba? Bom demais! Daria qualquer dinheiro para comprar umas... bom demais! Bom demais!
ResponderExcluirhá 7 minutos Via Facebook·
Adorei sua postagem sobre a fruta Maçaranduba (já nem me lembrava mais dela).Um abraço do Marquito.
ResponderExcluirVia e-mail.
Beta Lima
ResponderExcluirAcredita que nao conheco? Quando voce voltar traga para a gente provar. rsrsrsrsrsrs
há 3 horas no Fscebook
Margarida Maria Guimarães
ResponderExcluirAi que água na boca...
há ± 1 hora no Facebook
Aline Reis
ResponderExcluirMeu tio Neinho ta aki babando, com agua na boca!!!!
há 13 minutos no Facabook
Janete Germana
ResponderExcluirNão conheço, quero provar!!!!
há ± um minuto no Facebook
Liliana Claudia Kreimer
ResponderExcluirNao conheco, com que fruta parece?
há 28 minutos ·no facebook
Arilza Pereira Não conheço nada semelhante Lili. É um sapotácea, muito doce, mas que tem um leite muito pegajoso -latex que deixa a boca toda pregada! rsrsrs Só quem foi criança criada próxima a mata atlantica dessas bandas que conhece.Já na cidade não existe mais.
Aldenize Reis
ResponderExcluirPelo amor de Deus manda pra mim via sedex, estou de água na boca, nao aguento nem ver as fotos!!!!
há 16 minutos no facebook
Eu achei aqui tô com muitas
ExcluirQuer dizer que existe a Massaranduba que cresce muito no caso a árvore e a outra que é um arbusto?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMoro em Nova Descoberta, Natal/RN vizinho a mata atlântica no tempo da safra vou sempre colher. O sabor é incomparável.
ResponderExcluirQuando conseguir me contata,tenho sementes de outras frutiferas para trocar ou se vc me vende algumas sementes,faço parte de um projeto de frutas raras,abraço.
ExcluirPOSSO MANDAR ALGUMAS SEMENTE PRA VC VIA SEDEX E -MAIL andrade_tdb@yahoo.com.br
ExcluirBOA TARDE TENHO SEMENTES PARA TROCA CONTATO;
ExcluirPESQUEIRARUI6@GMAIL.COM /(21)997852489.
RUI
No sítio onde estou construindo tem dois pés de Massaranduba. Um não dá frutos, mas o outro está carregado. Não imaginava que ele era tão importante!!! Super feliz! Sou de Pe em Ipojuca bem próximo a porto de galinhas-Praia
ResponderExcluirQue prazer em saber que aqui pertinho de Recife ainda tem alguém que planta a macaranduba. Gostaria muito de poder visitá-lo em época de colheita e comprar essa maravilhosa fruta, que desde os cinco anos de idade não encontro mais. Se for possível entre em contato pelo e-mail washington_baraujo@yahoo.com .br. Abraço.
ExcluirMuito delicioso eu mim lenbro tenpo de criança
ResponderExcluirConheci uma granja de um amigo meu na cidade verde mangabeira j.pessoa pb paraiba
ResponderExcluirQuero mais informação sobre a masaranduba ok
ResponderExcluirBom dia, poderia usar sua foto de maçaranduba para mostrar no Globo Rural?
ResponderExcluirFique a vontade Juliana Muller, Mas gostaria que colocasse os creditos, se possivel o local da colheita . Grande abraço
ExcluirNos veraneios em Pirangi (quantas décadas atrás) costumava saborear as deliciosas massarandubas. Lá em casa só eu gostava. Ainda bem... Os meus irmãos não gostavam de se melar com o leite delas...Gostei demais dos seus comentários, da saudade, da identificação. Coisa boa!
ResponderExcluirQue saudade! O homem acaba com tudo, nunca mais vi essa fruta resultado do desmatamento, da cobiça por essa madeira.
ResponderExcluirAqui em aracaju dificilmente se encontra afruta até o caju que tinha bastante não tem mais o homen esta acabando com tudo
ResponderExcluirEra minha fruta favorita em Aracaju, onde fui criado, e estudando no Instituto D. José Thomaz. Há 60 anos não tenho o prazer de ver ou comer uma!
ExcluirO Velhinho in:
Lembro com muita saudade do tempo de infancia que colhia nas terras do meu pai,no iterior da Bahia.Se nao estiver enganada,no complexo hospitala err do H C em sao Paulo tem umaacarandubeira.
ResponderExcluirQual época do ano ela da frutos?
ResponderExcluirMuito boa essa fruta realmente e sabor de saudade em Salvador tem muito pé dessa feira mais aqui onde moro em Alagoinhas Ba não encontro em lugar nenhum que pena
ResponderExcluirver essas fotos e seus comentários retornei a minha infância quando meu pai me levava para procurar maçaranduba nos morros em Natal. Quando voltar a Natal vou no Parque das dunas só para rever um pé dessa fruta.Parabéns.
ResponderExcluirBelíssima fruta
ResponderExcluirQuanto tempo lava pra frutificar ?
ddraphasilva@hotmail.com
Cordialmente
Daniel Raphael
Moro no Cabo PE . Aqui tem maçarandubas. O que possi fazer com elas além de comer? Posso fazer vitamina com leite ou suco da fruta?. Alguem me fala. Por favor. Meu zap 81985305990 ÷ facebook Patrícia Karla Gomes Marinho. A safra é de dois em dois anos e estamos na época
ResponderExcluirMeu Deus que história linda eu tenho um pé de maçaranduba que ganhei de um amigo já fez ums três anos e nada de botar flores alguém pode mim dizer com quantos nós eles dão frutos AF tô em ansiedade total todo dia vou lá e converso com ele tenho muita saudades do sabor desta frutinha comprava por litro mesmo no meio da feira de Gravatá Pernambuco
ResponderExcluirFaz uma semana que soube que essa deliciosa fruta apareceu aqui no mercado e infelizmente não estava sendo vendida por um comerciante permanente, por isto não pude comprá-la e saboreá-la novamente como há mais de trinta anos.
ResponderExcluirQue saudades da minha infância, ainda sinto o sabor da maçaranduba. Como gostaria de comer umas. Patrícia Karla , posso adicionar o num do seu zapp, para quando for a época dela, você me avisar, para eu ir até o Cabo, só para comprar e matar a saudade, dessa fruta, tão saborosa ?
ResponderExcluirQue delícia e tem também Ingá, quem lembra? Também muito gostosa, hoje não vemos mais e araçá que também é muito gostosa, lembrando o gosto de goiaba.
ResponderExcluirHoje 13/01/2021 Me deparei com um pé de maçaranduba na BR-101 antes de São José de Mipibu-Rn sentido João Pessoa logo após o Posto da PRF. Lógico que parei, subi no pé e enchi uma sacola...delicia
ResponderExcluirTambém hoje, encontrei 4 pés carregados em Macaiba/RN, próximo a Escola Agrícola de Jundiaí, ainda colhi muitos frutos.
ExcluirAlguém sabe me dizer qual e os meses que dão fruto?
ExcluirMAÇARANDUBA! REVIVO COM MUITO CARINHO A MINHA INFÂNCIA EM CABEDELO,PB, CIDADE.PRAIANA. OBRIGADO POR ME DEVOLVER ÉPOCA DE FELICIDADE!
ResponderExcluirBoa noite,será que tem como enviar algumas sementes da fruta da Massaranduba?
ResponderExcluirAmo de paixão está fruta
Minha frutinha favorita, em Aracaju, onde morei até os 12 anos e estudava no Instituto Dom José Thomaz, na Rua das Laranjeiras 705... Há 60 anos não tenho o prazer de ver ou comer uma...
ResponderExcluirSaudades...
O Velhinho in:
Maçaranduba,lembra minha infância, quando morava no bairro do alecrim (Natal),lembro que só tinha uma Sra.que vendia, no mercado Central. Eu ia correndo comprar. SÓ pra chegar em casa e me deliciar com seu sabor. Inesquecível.
ResponderExcluirConheci essa fruta na praia de Guadalupe em Pernambuco, e amei o sabor.
ResponderExcluirQue maravilha! É tão raro encontrar hoje em dia. Dor e sua!
ResponderExcluirEu lembro dessa fruta a muitos anos atrás quando era muleque aqui onde eu moro, antes das selva de pedra tinha um terreno que tinha um dessa Massaranduba, fiquei em cantado com os frutos, então subir no pé onde tinha muito frutos vermelhinho, quando eu tava deliciando os frutos, eu não vi um casa de aripua que mim atracou tive que desse com um relâmpago, minha cabeça ficou cheio de bicho. infelizmente não consigo colher mais por causa da quelé bichinho , mas as frutas são uma delícia .Moro no Recife pos fora aquele pé não vi outro por aqui
ResponderExcluirEu acho que essa árvore esta em extinção pos eu vi uma aqui no meu bairro faz muitos anos atrás, cortaram ela por causa de um construção, essa foi a primeira e a última.
ResponderExcluirQue saudades da maçaramduba, comi muito em meu tempo de criança. Hoje , não sei mais aonde encontrar em Recife. Alguém sabe aonde poderei encontrar, em Recife ?
ResponderExcluirQue delícia de texto! Tive essa mesma experiência na infância, e ainda sinto o gosto das maçarandubas em minha boca... Sabor de saudades da infância! Sou do litoral norte da Paraíba, e sempre que meu avô viajava para Baía Formosa, nos presenteava com pacotinhos de maçarandubas. Eita, saudade grande daquele tempo e daquele sabor! Parabéns e obrigada pelo texto! Alegrou o meu dia e me trouxe doces memórias de minha feliz infância ao lado do meu amado avô, que já não mais está entre nós...
ResponderExcluir🥰💋🥰💋🥰🥰 QUANDO ERA "TEMPO DE MASSARANDUBA" EM CABEDELO - PARAÍBA, EU, MEUS IRMÃOS E AMIGOS, ÍAMOS ÀS MATAS COLHER ESSA MINI SAPOTI, UMA DELÍCIA! ENCHÍAMOS AS LATAS E SACOLAS, QUANTA ALEGRIA E FELICIDADE! DOCES LEMBRANCAS DA MINHA INFÂNCIA.
ResponderExcluir