FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O RÚSTICO E ACONCHEGANTE CIRROSE BAR NA PRAIA DE BARRA DO RIO /RN




Sabe aqueles locais pitorescos, que muitas vezes passam despercebidos, onde encontramos comida caseira  deliciosa, pratos fartos com preços excelentes? Pois bem! Encontrei esse local, no ano passado, nas minhas andanças pelo litoral do Rio Grande do Norte, mais precisamente na praia de Barra do Rio. O Cirrose Bar é um desses lugares simples onde de pode passar bons momentos, saboreando  o que existe de mais autêntico da nossa cozinha regional, tudo temperado com muita qualidade e muto amor. Com certeza é um lugar pra se voltar sempre! 




Foto do Site Praia 360




Localizar o  Cirrose bar na praia de Barra do Rio é muito fácil. Ele está situado de frente para a foz do rio Ceará-Mirim. Após a travessia  das balsas, seguindo à esquerda, na direção de quem vai para a praia de Graçandu, logo se avista a Tamarineira  que abriga o bar. É no caminho dos "bugueiros" que passam em frente, na rota que fazem para o litoral norte.







Inicialmente a clientela maior do Cirrose  era, e continua sendo, a dos balseiros nas suas horas de folga. Aos poucos o turista está aparecendo, atraídos pela ótima opção do cardápio e preços, pelo ambiente limpo, aconchegante, e principalmente pelo bom atendimento e cordialidade de seus administradores. Tudo isso sem falar no lindo visual da barra do rio que se descortina das mesas do bar.


    Com Sandra e Neinho 
     Administradores do Cirrose


Apesar de existir há um bom tempo, só recentemente o Cirrose está sendo administrado pelo casal Neinho e Sandra e, desde então, vem sendo considerado o melhor do lugar. Os dois dividem as tarefas da administração, mas atuam também no atendimento ao cliente. Neinho é muito criterioso nas compras escolhendo sempre o melhor e mais fresquinho, além de trabalhar incessantemente para manter o local, de chão batido, sempre muito limpo. Sandra é incansável na cozinha. Percebe-se que, apesar do nome, o Cirrose é um lugar onde o ambiente familiar se destaca.
.

À Sombra da Tamarineira





A Tamarineira emoldura o bar. Na sua sombra podemos ficar tranquilamente, saboreando a comida deliciosa preparada, na hora, por Sandra. Nessa hora uma cervejinha gelada sempre cai muito bem. E se tiver sorte, como eu, e estiver no período da safra, com a tamarineira carregadinha, peça um suco, ou se beber, experimente a "batida de tamarindo" especialidade da casa, garanto que não vai se arrepender.



Suco de Tamarindo

 
Batida de Tamarindo


Cardápio do Cirrose Bar






Não só de bebidas e petiscos vive o Cirrose. Lá você encontra uma variedade de pratos regionais, para a o Café da manhã e Almoço. Sandra garante a qualidade do serviço. Trabalhando muito tempo como  Chef de Cozinha num hotel em Salvador, e adorando cozinhar, seu tempero satisfaz o cliente mais exigente. O Camarão e seu peixe frito no dendê são imbatíveis! Diga-se também que o "dendê" com que prepara os pratos, ela recebe diretamente de Valença na Bahia, por intermédio de sua cunhada que mora lá, o que dá qualidade diferenciada ao pratos.



Camarão no dendê

Peixe frito no dendê

Guisado de Carneiro com cuscuz
 e macaxeira


Outros pratos como Carne de sol, Picado, Galinha Caipira, Costelinha e até mesmo uma boa "Moqueca Baiana"  pode ser uma boa pedida no Cirrose. Os pratos sempre vem  acompanhados de uma guarnição de arroz branco, feijão de corda, macaxeira cozida e uma saladinha básica de alface e tomate. 



Café da Manhã do Cirrose




Segundo Sandra o Café da Manhã varia muito em função do cliente. O que ele pedir dentre as opções que o bar oferece ela faz: pode ser cuscuz, tapioca, macaxeira cozida, ovo, linguiça, costelinha, carne de sol, suco de fruta além do café com leite.


Petiscos do Cirrose Bar


   Caldo de Peixe

 Agulhinha frita

Camarão ao alho e óleo


Dos petiscos para acompanhar uma cerveja bem gelada, aposte sem medo no "camarão ao alho e óleo" servido com casca, numa porção bem generosa, delícia que se tornou o carro chefe do bar. Mas se você não pode comer camarão, não fique triste, a "agulhinha frita no dendê" não fica atrás.  E o "caldinho de peixe" também é delicioso. Se preferir carne, uma porção de "carne de sol com macaxeira" também é bem-vinda.



O Belíssimo cenário visto do Cirrose Bar






A localização do bar é um convite para ficar e apreciar toda beleza foz do rio Ceará-Mirim com seus manguezais   a perder de vista, bem como o vai e vem  das balsas sobre o rio. A tardinha o recanto se apresenta mais bucólico e uma sensação de paz envolve todo ambiente.








Fonte:
          Arilza Soares - Impressões sobre o bar quando lá estive em maio de 2016

Fotos:

  1. Angela Soares - Foto do Camarão no Dendê e do Guisado de Carneiro
  2. Arilza Soares - Acervo do Vento Nordeste
  3. Imagens Google - Sites:
.http://www.praias-360.com.br/rio-grande-do-norte/extremoz/praia-barra-do-rio
.https://br.pinterest.com/pin/143974519310348295/  - Foto: Batida de Tamarindo
.https://br.pinterest.com/pin/560557484846522486/  - Foto: Suco deTamarindo
.http://blog.tnh1.com.br/nidelins/2015/08/24/bom-dia-com-bode-guisado-e-cafe/






9 comentários:

  1. Essa postagem eu dedico ao meu querido irmão Neinho, que com muita luta, muito trabalho e muita disposição tem feito do Cirrose Bar um lugar aprazível para todos nós. Obrigada meu irmão! Desejo todo sucesso do mundo no seu empreendimento!

    ResponderExcluir
  2. Reis Aldenize - Via Facebook
    Realmente um lugar onde a comida é deliciosa, os preços aquém do mercado. Tudo limpinho e aconchegante. Isso sem falar no atendimento que é de primeiríssima!!

    ResponderExcluir
  3. Angela Soares - Via Facebook
    Amei o Cirrose Bar, uma boa comida, excelente atendimento, uma vista maravilhosa do mar, rio e mangue. Delícia de lugar.

    ResponderExcluir
  4. Ana Iris Almeida Via Facebook
    Muito lindo o lugar o atendimento nota dez , como gostosa e o melhor os donos Sandra e Neinho

    ResponderExcluir
  5. Gil-Gilberto Pereira Via Facebook
    Pretendo conhecer esse bar de nome bem sugestivo e degustar os deliciosos pratos da Sandra e lavar o peritônio com umas louras suadas.

    ResponderExcluir
  6. Tive o privilégio de receber esse folheto de informações, e desejo visitar esse local tão aconchegante!
    Fiquei com água na boca, com tantas iguarias! Conheço os proprietários, pessoas maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rafael!Tenho certeza que vc vai gostar,Grande abraço

      Excluir
  7. Agua na boca! repassei pros primos que moram la!

    ResponderExcluir