FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 1 de setembro de 2015

DOCE SABOR DAS NOSSAS FRUTAS - SERIGUELA






Tem árvores frutíferas que, de tão bem adaptadas no Nordeste, nos dá a impressão de que são nativas. A seriguela é uma delas. É fácil encontrá-las nos quintais das casas e até em jardins. como planta ornamental. Durante a safra os vendedores se multiplicam pelas cidades com seus carrinhos abarrotados e as feirinhas ficam mais coloridas com a quantidades penduradas dos saquinhos em que são vendidas. De sabor doce e agradável é  consumida mais in natura ou sob a forma de suco, mas se presta para fazer deliciosos sorvetes, geleias e drinques como caipirinha e coqueteis.







Com nome científico Spondias purpúrea, a Seriguela, é uma planta da família da Anacardiaceae com mais de 18 espécies conhecidas no Brasil.  Dependendo da localização geográfica onde é encontrada recebe nomes diferentes como: Siriguela,  Ameixa-da-Espanha, Cajá vermelho, e Ciroela, Ambu, Jacote e Ciroela-mexicana.
Originária de regiões tropicais das Américas (Costa Rica, Equador, Honduras, Jamaica, México. Peru, Venezuela)a seriguela é uma árvore  frutífera conhecida em diversas partes do mundo, como África, Índia e Filipinas. 






Seu caule é um tanto tortuoso e ramificado desde à base.O porte é pequeno, geralmente não ultrapassando 7 metros de altura. As folhas são pinadas, com 7 a 23 folíolos ovalados, avermelhados quando jovens e verdes posteriormente. As folhas caem durante o período seco, mas a árvore permanece desnuda por pouco tempo, pois em seguida surge o novo enfolhamento. A floração ocorre na primavera e as flores são pequenas, hermafroditas, de cor rosa, vermelha ou roxa, e reunidas em panículas.






A frutificação inicia no final da primavera e a colheita se estende por todo o verão. O fruto é uma drupa de casca fina, brilhante e cor alaranjada a vermelha. Sua polpa é amarela, aromática, ácida, doce e suculenta, com uma semente grande, do tamanho de uma azeitona. Os frutos são também atrativos para a fauna silvestre.







Por ser uma arvore rústica, resistente à estiagem e frutífera popularizou-se em diversas regiões do pais, sendo muito encontrada no nordeste.É crescente também sua utilização no paisagismo urbano. Assim já é possível ver com certa frequência a seriguela em jardins. Os frutos da seriguela são versáteis e muito utilizados na gastronomia brasileira, onde podem ser consumidos in natura, como tira gosto de cachaças, em sorvetes, licores, doces, vinhos, sucos e drinks,. Há quem as utilize também, na preparação de pratos salgados.


Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas da Seriguela






A seriguela é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Cálcio, Fósforo e Ferro, Além disso é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Não se sabe ao certo se a quantidade de oxidantes existentes na seriguela são suficientes para prevenir tumores, mas de qualquer forma a fruta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo. A Seriguela possui grande quantidade de fibras, que contribui para o bom funcionamento do intestino e auxilia nas reduções das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce sendo por isso uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.
Diurética, revitalizante e energizante a seriguela é indicada na medicina popular, para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, limpar feridas e queimaduras.Por suas inúmeras propriedades é indicada também para combater anemia, inapetência, e carências de vitaminas A, B e C.




FONTES - PESQUISAS GOOGLE - SITES:


  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Seriguela
  • http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-siriguela-para-o-organismo/
  • http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-seriguela-para-saude/

FOTOS - IMAGENS GOOGLE - SITES:

  • http://plantacadecasa.blogspot.com.br/2011/01/seriguela.html
  • http://www.panoramio.com/photo/1019872
  • http://www.gazzeta.com.br/aimagem/page/18/
  • http://www.oestadoce.com.br/noticia/cariri-e-destaque-na-producao-de-seriguela
  • http://www.blogcasamila.com/2014/03/carnaval-meu-dias-de-preguica.html
  • http://www.panoramio.com/photo/18751442
  • http://www.fotosbonitas.com.br/seriguela-fruta
  • http://tricoteirassemfronteiras.blogspot.com.br/2012/03/seriguelas.html
  • http://ludugero.blogspot.com.br/2014/01/seriguela-poema-com-agua-na-boca-por.html
  • http://www.lavioletera.com.br/blog/cozinha-do-mundo/frutas-exoticas-brasil/
  • http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/08/seriguela-ciriguela-spondias-purpurea.html
  • http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/06/ciriguela-spondias-purpurea.html

EDIÇÃO DE FOTOS - PROGRAMA PICMONKEY

2 comentários:

  1. Pois eu nunca comi dessa fruta.Vim conhecer depois que uma amiga me ofereceu.
    Pois de la pra ca nao parei mais! Pois adorei 😙

    ResponderExcluir
  2. Plantei um pé por estaquia em 17/01/20 ele está com 03 galhos sendo que em um dos galhos já brotou mais dois, promete ficar uma arvore bonita, os galhos ainda jovens dá pra direcionar eles para o lado que quiser, amarrando um cordão ou arame, claro sem machucar a planta. Vai ficar uma árvore muito bonita.

    ResponderExcluir