FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sábado, 22 de agosto de 2015

CASA CÂMARA CASCUDO - REFERÊNCIA CULTURAL DE NATAL/ RIO GRANDE DO NORTE





Numa dessas minhas viagens a Natal decidi conhecer o Patrimônio Histórico/Cultural da minha cidade. Levada por meu amigo Carlos José, cheguei na casa Câmara Cascudo. Foi muito gratificante ver a casa toda restaurada, bem conservada, aberta ao público como Museu e abrigando o Instituto Ludovicus (Instituto Câmara Cascudo). A calorosa recepção da Diretora do Instituto, Daliana Cascudo, transformou  uma simples visita numa tarde agradável regada a um bom bate-papo sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto que dirige. Quero aproveitar e parabenizar toda equipe que faz desse Institudo um local de referêcia Cultural não só do Nordeste mas de todo país.




COM CARLOS JOSÉ E DALIANA CASCUDO


A CASA 

Localizada na rua Câmara Cascudo nº 377 (antiga rua Junqueira Ayres)  - Centro/Natal-RN, a casa foi construída na forma de chalé em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão e adquirida em 1910 pelo Desembargador Dr. José Teotônio Freire que seria, anos depois, sogro de Câmara Cascudo. Em 1947 Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire e lá viveu até o fim dos seus dias em 1986.
No ano de 1990 a casa foi tombada, como Patrimônio do Estado através da portaria de Nº 045/90 e é hoje um endereço de referência do estado do Rio Grande do Norte.
Foi aberta à visitação pública em janeiro de 2010, depois de passar por uma criteriosa reforma, a cargo do engenheiro  Camilo de Freitas Barreto, genro Mestre Cascudo. Com a reforma concluida em 2009 passou a abrigar o  Instituto Ludovicus, que hoje está sob a direção de Daliana Cascudo, neta do grande Professor e Folclorista Potiguar.







UM GIRO PELA CASA

A casa encanta desde a apresentação do mobiliário e objetos pessoais encontrados na decoração da sala. Móveis, alguns deles originais datados do século XIX, se destacam, como a poltrona e cadeiras em madeira jacarandá, talhada, que pertenceu ao Senador Pedro Velho, fundador da República no Rio Grande do Norte








Entre outros objetos de uso do pessoal da casa destacamos o rádio, o piano e a cristaleira antiga com a louça em porcelana, algumas datadas de 1823.
A coleção de  comendas expostas registram várias homengens recebidas por Cascudo ao longo de sua vida: a comenda da Ordem Militar de Cristo (Portugal). a Ordre des Arts et des lettres (Frrança), Mérito Educativo, Militar, Aeronáutico e Naval (Brasil) e a comenda do Concílio Vaticano (Roma).







A  casa possui  no seu acervo museológico Coleções de Peças Africanas adquiridas por Cascudo nas feiras livres do Congo, Angola, Moçambique e Guiné de quando viajou para a África em 1963; Coleções de Peças Indígenas como cestarias, esculturas em cerâmica e banquinho de madeira ue recebeu de presente de índios brasileiros; Coleções de Peças de Arte Popular Brasileira, com destaque para as peças "Lampião" e "Maria Bonita" esculpidas pelo Mestre Vitalino (Caruaru/PE) e as peças de cerâmica de São Gonçalo do Amarante (Natal/RN) pintadas pelo Artista Plástico Potiguar Carlos José Marques de Carvalho; Coleções de Peças de Arte Sacra Católica, entre elas,a imagem de São José das Botas datada de 1809; ambém faz parte desse acervo peças adquiridas em Portugal e Espanha, quando Cascudo viajou para a Europa.



                                            ARTE SACRA     

ARTE POPULAR - 
CERÂMICAS PINTADAS PELO ARTISTA PLÁSTICO 
CARLOS JOSÉ 


Telas e Gravuras de artistas renomados e fotografias da família são destaques das paredes da casa. Obras de autoria de Moura Rabello, Amaral, Dorian Gray, Lula Cardoso Ayres. F.A.Silva, Maria do Santísimo, Moacir Andrade, Carlos José marques de Carvalho e Newton Navarro destacam-se entre outros tantos artistas.







SOBRE A REFORMA DA CASA

A reforma do casarão foi feita com recursos da famíia de Câmara Cascudo, que se desfez de parte do patrimônio pessoal para restaurá-la. Nota-se que a preocupação com a reforma foi além da preservação dos móveis e objetos  - todo casarão se mantém no original inclusive o piso, com o assoalho de madeira e destaque para os belos azulejos hidráulicos.



O ASSOALHO DE MADEIRA - OS AZULEJOS HIDRÁULICOS - A BANHEIRA REVESTIDA DE AZULEJO









MAIS DETALHES DO BELO CASARÃO











SOBRE O INSTITUTO LUDOVICUS


LOGOMARCA DO INSTITUTO CÂMARA CASCUDO



O Instituto LUDOVICUS tem por objetivo preservar, divulgar e gerenciar o patrimônio de Luis da Câmara Cascudo. Nele estão todo acervo bibliográfico e documental, além de dez coleções do maior intelectual potiguar. O nome escolhido é uma referência a um epsódio ocorrido por ocasião do seu batismo. É o proprio Cascudo que conta em seu livro autobiográfico "O tempo e eu",  que Padre João Maria, que o batizou, em certo momento da cerimônia, pronunciou o seu nome em latim: Ludovicus.
A logomarca do Instituto tem como elementos ilustrativos o peixe cascudo e uma inscrição em latim.






Várias Coleções constitui o Acervo Bibliográfico do Instituto: as Correspondências - cerca de 15.000 cartas; as Fotografias  - 2.000 fotos digitalizadas; os Discos em vinil - cerca de 300, com destaques para verdadeiros documentos folclóricos musicais; os Jornais  mais de 1.000, dos principais meios de comunicação nacionais; a Literatura de cordel – cerca de 250 folhetos,; as Partituras musicais – cerca de 80; os Documentos históricos – aproximadamente  300 manuscritos do século XIX: os  Diplomas – cerca de 100 , entre eles os diplomas de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cidadão Paulistano e Prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras; e a Biblioteca particular de Cascudo  construída ao longo de sua vida com  aproximadamente 10.000 volumesalém de separatas e opúsculos.


SOBRE CÂMARA CASCUDO





Luis da Câmara Cascudo Professor, Advogado, Historiador, Etnógrafo,  Escritor e Jonalista brasileiro, nasceu em Natal em 30 de dezembro de 1898. É autor de mais de 100 livros, além de crônicas em revistas e jornais. Com espírito investigativo acirrado foi capaz de mapear o Folclore e a Cultura Popular Brasileira sem nunca abandonar a sua cidade natal. Figura ilustre e respeitada em todos os meios intelectuais do pais e sua obra estudada por todos que se interessam em pesquisar a Cultura Popular. Da sua extensa obra destacam-se os livros: Alma Patícia, Contos Tradicionais do Brasil, Geografia dos Mitos Brasileiros, História da Alimentação no Brasil, História dos nossos gestos, Superstição no Brasil e o Dicionário do Folclore Brasileiro.
Cascudo faleceu em 30 de julho de 1986 aos 87 anos.



A LOJA DE VENDAS



Nesse espaço são vendidos as obras de Câmara Cascudo, bem como publicações feitas sobre ele por outros autores e pesquisadores. Além de toda a edição de seus livros da Global Editora e Editora da UFRN, se encontra uma seção de "livros raros" com edições fora do mercado.
Estão disponíveis também para venda na loja, peculiaridades como a Caixa -12 Contos de Cascudo em Cordel, e souvenires: cartões postais, camisetas, canetas, bolsas e diversos produtos com a marca Ludovicus. 





FONTES:

 - SITE OFICIAL DO INSTITUTO LUDOVICUS:

  • http://www.cascudo.org.br/casa/historico
  • http://www.cascudo.org.br/biblioteca/vida/biografia/
  • http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/decascudo/
  • http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/
  • http://www.cascudo.org.br/acervos/museologico
  • http://www.cascudo.org.br/acervos/bibliografico
  • http://www.cascudo.org.br/loja

JORNAL TRIBUNA DO NORTE/NATAL-RN

  • http://tribunadonorte.com.br/noticia/uma-casa-biografica/136296
PESQUISAS WEB
  • http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=C%C3%A2mara+Cascudo&ltr=c&id_perso=225

FOTOS:

JORNAL TRIBUNA DO NORTE/NATAL-RN
  • http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/casa-de-cascudo-tem-visita-do-programa-acao/152469 - Foto de Joana Lima
- ACERVO LUDOVICUS-INSTITUTO CÂMARA CASCUDO
    
      Fotos publicadas no Sites:
  • http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/03/1425372-camara-cascudo-e-aquela-do-papagaio.shtml
  • https://www.facebook.com/instcascudo

- ACERVO DO SITE VENTO NORDESTE
  • Fotos de Arilza Soares
- EDIÇÃO DE FOTOS: Programa Picmonkey

Nenhum comentário:

Postar um comentário