FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O BELÍSSIMO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA IMACULADA RAINHA DO SERTÃO EM QUIXADÁ NO CEARÁ II





A fé religiosa do nosso povo está presente de forma mais evidente no sertão nordestino. Somente viajando pelo sertão é possível observar o quanto o nosso povo é marcado pela sua fé, suas crenças, seus ritos, suas rezasNessa minha última viagem ao sertão do Ceará e Rio Grande do Norte, visitei capelas, igrejas paroquiais, catedrais, basílicas e santuários onde o louvor,  as promessas e orações de agradecimento retratam a  devoção popular. É nela onde o sertanejo encontra forças para enfrentar a lida diária, quase sempre vividas em situações adversas. E com a vontade de registrar alguns locais que expressem essa religiosidade do nosso povo, cheguei até Quixadá e fui conhecer um dos mais belos Santuários do Nordeste brasileiro: O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.



O SANTUÁRIO





O Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá no Ceará, é um complexo que reúne igreja, capelas e vários serviços sociais. Está situado no alto da serra do Urucum, um lugar belíssimo,  de onde se vê, de um lado, os monólitos que cercam Quixadá, e do outro, o sertão até a linha do horizonte. Para ter acesso ao Santuário que se encontra a 12 quilômetros do centro de Quixadá, o visitante percorre uma estrada estreita  e sinuosa feito em via de calçamento. Há uma outra opção é seguir trilha no meio da vegetação
.


 O Santuário e seu idealizador Dom Adélio
 e a Comunidade que administra o complexo



O Santuário está situado sobre uma esplanada encostada ao morro do Urucum. A ideia  de erguer o Santuário foi de Dom Adélio Tomasin, então bispo da Diocese. Hoje o santuário é  cuidado por irmãos e irmãs da Comunidade Mariana Oásis da Paz.
No complexo do Santuário, além da Igreja principal, que tem uma nave ampla e arejada com capacidade para 800 pessoas, há capelas, uma gruta, uma pousada para acolher os romeiros e uma lojinha para venda de produtos religiosos.


A SUBIDA DO MORRO

 MORRO DO URUCUM



Lodo no início da subida do morro, além da visão privilegiada dos  monólitos da cidade e do açude do Cedro, uma belíssima imagem de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão parece abençoar peregrinos e visitantes.






Mais adiante as imagens em tamanho natural representando as 14 estações da Via-Sacra, chamam a atenção. Essas imagens  feitas de ferro e revestidas de cimento e areia, foram feitas pelo artista plástico tauaense Adalécio Feitosa Mariz.

IMAGENS DA VIA SACRA


1ª ESTAÇÃO:  Jesus é condenado à morte

2ª ESTAÇÃO: Jesus recebe a cruz
3ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela  primeira  vez
4ªESTAÇÃO: Jesus encontra sua mãe
5ª ESTAÇÃO: Cirineu ajuda a carregar a Cruz
6ª ESTAÇÃO: Verônica enxuga o rosto de Jesus
7ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela segunda vez
8ª ESTAÇÃO: Jesus consola as mulheres piedosas
9ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela terceira vez
10ª ESTAÇÃO: Jesus é despido de suas vestes
11ª ESTAÇÃO: Jesus é pregado na Cruz
12ª ESTAÇÃO: Jesus morre na Cruz
13ª ESTAÇÃO: O corpo de Jesus é entregue a Maria
14ª ESTAÇÃO: Jesus é depositado no sepulcro



A CAPELA DO SANTUÁRIO



Na frente do Santuário, junto à porta uma torre piramidal, em aço, simboliza o manto de Maria. Na fachada quatro painéis pintados pelos jovens Walker e Cícero, representam o mistério da salvação: criação, pecado, encarnação e morte de Jesus.







Logo na entrada duas amplas bacias foram colocadas onde os fiéis depositam seus pedidos e agradecimentos à Mãe Rainha.




Na parte interna da Igreja encontram-se imagens, em tamanho natural, de Jesus Crucificado e da Sagrada Família. 






Nas paredes laterais, painéis mostram a Virgem Maria, com o nome de como ela é venerada em 27 países latino-americanos.







Ao fundo a linda imagem em tamanho natural de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo e um belo vitrô em tons azul e fumê que  ilumina o ambiente.  







   


O ALTAR


O altar foi preparado na forma de sarcófago, por ser a mais apropriada para significar o Mistério Eucarístico que é de morte e ressurreição. O revestimento é de quartzo rosado encontrado na região de Itapiuna.







O SACRÁRIO


               

A PIA BATISMAL




HORÁRIO DAS MISSAS E VISITAÇÕES





No Santuário, as missas são celebradas de segunda à sexta, à exceção das terças feiras, sempre às 17 horas. Aos sábados e domingos, às onze e dezessete horas.
O horário da visitação é das 6:30 às 17 horas.

A GRUTA DA RAINHA

O espaço destinado à oração ao ar livre, é a Gruta da Rainha, estrutura em forma de altar acessível por ampla passarela, junto a uma das maiores pedras do morro Urucum. Ali junto a imagem de Nossa Senhora, o visitante reza tranquilo tendo apenas a natureza por testemunha. Esse foi o primeiro lugar visitado por Dom Adélio, quando ainda sonhava com o Santuário.







                 



 A FESTA DE NOSSA SENHORA NO SANTUÁRIO


 




Sempre celebrada no mês de fevereiro, na data do aniversário do Santuário, a festa se tornou um dos maiores eventos religiosos da cidade de Quixadá, quando essa rebebe romeiros de vários lugares. Outras atividades realizadas no Santuário também movimentam os católicos da cidade, como a Encenação da Via Sacra na semana santa, e os  Festivais de Jovens 




                      






FONTES::

  • SANTUÁRIO-IMACULADA RAINHA DO SERTÃO NO FACEBOOK             https://www.facebook.com/pages/Santuário-Imaculada-Rainha-do-Sertão
  • PESQUISAS WEB-GOOGLE:
  • http://.santuariorainhadosertao.com.br/retiros/quartos
  • http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/santuario- nossa-senhora-imaculada-rainha-do-sertao-em-                 quixada/
  • http://blogs.diariodonordeste.com/sertaocentral/tag/diocese
FOTOS:
  • Imagens do Site do Santuário na Web
  • Imagens da página do Santuário no Facebook
  • Imagem ( morro do Urucum)do site Diário do Nordeste 
  • Imagens do acervo do Vento Nordeste
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey



















Um comentário:

  1. Muito lindo! Ano passado visitei, a paz que envolve e demais! Nossa Senhora rogai por nós!

    ResponderExcluir