FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SIMPATIAS PARA ARRANJAR UM CASAMENTO? ISSO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO!






Mês de Junho - o  Brasil fica mais festivo - o Nordeste mais ainda! O Ciclo Junino que se inicia oficialmente no dia 13  referenciando Santo Antônio, se estende  até o dia  29 homenageando São Pedro, tendo antes comemorado o Dia de São João, no dia 24. Dessa trilogia é  o pobre do Santo Antônio é o que mais padece. Considerado santo casamenteiro, padroeiro dos namorados, a ele são dedicadas a maioria das simpatias realizadas nesse mês. Sua imagem muitas vezes é amarrada, colocada de cabeça para baixo, dentro copo com água,  em geladeiras e até em  frigorífico. Tudo isso pra arranjar marido para solteironas em busca de um casamento.




Ciipe da música Isso é lá com Santo Antônio -
 Programa Xuxa no Mundo da Imaginação da Rede Globo

A fama de casamenteiro de Santo Antônio é antiga. Segundo reza a lenda, duas moças não tinham dinheiro para o dote, portanto não poderiam casar. Santo Antônio com pena das donzelas, jogou um saquinho de moedas pela chaminé da casa onde moravam as duas moças desamparadas. Esse caso teria dado origem a sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido.







As simpatias eram brincadeiras levadas a sério. Os tempos mudaram e com ele muito dessas tradições deixaram de existir, principalmente nas cidades grandes. No entanto, elas fazem parte do imaginário popular, são  parte importante do nosso folclore e viraram brincadeiras  tradicionais nas festas juninas. Ainda é possível encontrar alguém fazendo uma simpatia  pelo interior do Nordeste, seja por fé em Santo Antônio ou por mero entretenimento.







E agora você não casa ou vive bem com seu amado se não quiser! Simpatias não faltam: tem simpatia para arranjar namorado, para ser feliz com o namorado, para saber o nome do futuro marido, para saber se o casamento está próximo,  para saber se vai casar com um jovem ou com um velho, para casar com o namorado, para conseguir um casamento, para ser pedida em casamento, para ter o amado de volta e até para se reconciliar com o marido - é só falar com Santo Antônio!



I - SIMPATIAS PARA ARRANJAR NAMORADO

 




1 - Comprar uma pequena imagem de Santo Antônio. Virar o Santo Antônio de cabeça pra baixo, dentro de um copo com água, dizendo que ele só  ficará de pé quando tiver arranjado namorado. Uma outra forma é colocar a imagem noa geladeira. Fale pro Santo que se o namorado demorar a aparecer, ele será colocado no congelador. Só retirar o Santo quando seu amor bater à sua porta.








2 -  Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto do seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração do amado. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir conquistar seu amado ou namorar outra pessoa do seu agrado.







3 - Para essa simpatia você vai precisar de: 3 penas de passarinho, 3  pétálas de rosas de qualquer cor, 1 medalha de Santo Antônio. No dia de Santo Antônio, embrulhe tudo num paninho branco e coloque no bolso, levando-o pra onde você for. Sempre que trocar de roupa não esqueça de colocar novamente o embrulinho no bolso. Faça isso por 10 dias e depois jogue num gramado, as penas e as pétalas, mas conserve a medalha em algum lugar entre suas coisas.Com certeza Santo Antônio vai recompensar seu esforço e vai lhe ajudar a encontrar seu amado.


  



4 - Pegue sete rosas e coloque-as em um vaso bem bonito. Enquanto faz isso reze pra Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.



II - SIMPATIAS PARA SER FELIZ COM 
O NAMORADO





1 - Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada e deixar no sereno. Na véspera de Santo Antônio, peça tudo o que deseja para ser feliz com seu namorado: harmonia, companheirismo, cumplicidade, carinho, compreensão... No dia seguinte passar a água que estava no copo, nos joelhos (para ter flexibilidade e respeitar o outro), no coração  (para amar com sinceridade).





2 - No dia se Santo Antônio, olhe para no céu e escolha uma estrela. Fixe nela seu olhar e faça seu pedido com fervor. Depois abra os braços ao universo e agradeça o amor que tem.





3 -  Pegue um ramo de manjericão. Na véspera de Santo Antônio, faça um chá com uma parte do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e posto na janela do seu quarto. Antes de adormecer reze para Santo Antônio mostrar, em sonho, o seu príncipe encantado pegando o copo de manjericão da janela.







4 - No dia de Santo Antônio, retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro de um perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos " se for para a felicidade de ambos". Use o perfume sempre que estiver com seu amado.




III - SIMPATIAS PARA SABER O NOME DO FUTURO MARIDO





1 - No dia de Santo Antônio, em uma festa junina, coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira, pedindo a Santo Antônio para lhe dizer o nome do seu futuro marido. Continue rodando em torno da fogueira. O primeiro nome que ouvir alguém chamar será o nome do seu marido.







2 -  Uma das mais antigas, para saber o nome do futuro marido, manda o seguinte: recorte vários pedacinhos de papel branco e escreva o nome de seus pretendentes - um em cada papelote. Um dos papéis deve ficar em branco. À meia-noite do dia de Santo Antônio, eles devem ser colocados numa bacia com água, que deverá passar a madrugada ao relento. No dia seguinte o que estiver mais aberto  indicará o escolhido. Se o que estiver mais aberto for o que estava em branco indicará que você ficará solteirona.


IV - SIMPATIAS PARA SABER SE O CASAMENTO ESTÁ PRÓXIMO





1 - Para descobrir se falta muitos anos para casar, no dia 12 de Junho à meia-noite faça o seguintr: amarre uma aliança numa linha ou fio bem fino. Coloque um copo sobre a mesa. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo. Pergunte então a Santo Antônio quanto anos faltam para o seu casamento. O número de batidas da aliança no copo, informará quanto tempo você terá que  esperara para o casamento.






2 - Na véspera  de Santo Antônio, à meia-noite, quebre um ovo dentro de um recipiente  com água e coloque-o no sereno. No dia seguinte veja a imagem que se formou: se aparecer alguma coisa semelhante a uma grinalda, um vestido de noiva, ou mesmo um par de alianças, o casamento está próximo.








3 - À meia-noite do dia de Santo Antônio, quebre um ovo galado, num  copo, branco e transparente, com água, Cuidado para não arrebentar a gema. Deixe ao relento durante toda noite. No dia seguinte, antes do sol nascer pegue o copo e observe: se estiver coberto por uma névoa branca, você se casará antes do próximo dia de Santo Antônio.






4 - No dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio, coloque duas agulhas iguaizinhas dentro de um prato com água, adocicada com duas colhers de açúcar.. No dia segunte veja como estão as agulhas: se estiverem juntas é porque o casamento estará próximo.





V - SIMPATIA PARA SABER SE O FUTURO MARIDO SERÁ JOVEM OU VELHO






1 - Arranje um ramo de pimenteira. Feche os olhos e ecolha uma das pimentas. Se a escolhida for uma pimenta verde, o marido será jovem. Se for a vermelha casará com  alguém de mais idade.


VI- SIMPATIAS PARA SE CASAR COM O 
NAMORADO





1- Amarre um fio do seu cabelo a um fio do cabelo do seu namorado. Esses dois fios amarrados devem ser colocados aos  pés do santo, para que ele possa ajudar e fazer a união.
2 - Para essa simpatia você vai precisar de um lenço seu e outro do seu namorado. Peça o lenço do seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com o lenço. Depois guarde o lenço dele junto com o seu, atados por um nó bem forte,  entre seus objetos pessoais. Três dias depois, desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Pegue então, o seu lenço e leve até uma igreja, deixando-o aos pés de Santo Antônio.



VII - SIMPATIAS PRA CONSEGUIR UM CASAMENTO




1 - No dia 13 de Junho, plante um pé de cravo branco em um local ou vaso bem bonito. Faça desse plantio um momento de devoção à Santo Antônio. Cuide dele com carinho e quando começar a florir, pegue os cravos e leva numa igreja para Santo Antônio. O santo sabe ser grato e lhe ajudará a casar.






2 - Se quiser casar ou até mesmo apressar seu casamento faça o seguinte: separe um bolo pequeno, três velas com a figura de Santo Antônio e um vidrinho de essência de flor de laranjeira. No dia de Santo Antônio de manhã tome um "banho" com a essência de flor de laranjeira. Acenda as três de Santo Antônio. Corte o bolo e reserve  o primeiro pedaço. Em seguida distribua o bolo para três mulheres casadas. O primeiro pedaço deverá ser colocado na porta de uma igreja que realiza casamentos.


VIII - SIMPATIA PARA SER PEDIDA EM CASAMENTO






1 - Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios por 7 dias. Após esse prazo coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e leve para seu colocado numa igreja no altar de Santo Antônio. Reze para que o santo atenda o seu pedido.


IX - SIMPATIA PARA O NAMORADO VOLTAR





1 - Amarre 7 fitas coloridas numa imagem de Santo Antônio e guarde-a de cabeça pra baixo no seu guarda-roupa. Prometa ao santo que quando reatá o namoro, ele será libertado. A simpatia deve ser feita no dia 13 de junho, dia de Santo Antõnio, e não na véspera.


X - SIMPATIA PARA A RECONCILIAÇÃO DO CASAL






1- Para isso basta um cravo e uma rosa. Amarre junto os dois talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto estiver dando os nós pense em Santo Antônio e peça para unir o casal com amor.




FONTES:

  • Luís da Câmara Cascudo - Dicionário do Folclore Brasileiro - Ediouro Publicações S.A. - São Paulo
  • Pesquisas Google - Sites:
  1. http://www.astrologosastrologia.com.pt/simpatias_amor_santoAntonio.htm
  2. http://www.rosamarc.com.br/santonio/simpatia.htm

FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey

VÍDEO: DO YOU TUBE

Música: Isso é lá com Santo Antônio - Lamartine Babo - Publicado em 9 de novembro de 2011
Clipe da Música - Programa Xuxa no Mundo da Imaginação - exibido no programa Mundo da Xuxa da Rede Globo Internacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário