FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

papjerimum.blogspot.com.br

SEJA BEM VINDO AO VENTO NORDESTE!

Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O PEQUENO E VALIOSO MUSEU DE ARTE SACRA DE NATAL / RN





Tenho verdadeira paixão por igrejas e santos, não por devoção, mas pelo o que eles representam de história, de arte, e de fé do nosso povo; dai que estou sempre visitando Igrejas, Santuários e Museus de Arte Sacra nas minhas andanças por esse Nordeste. Aproveitei que estava em Natal e fui rever o nosso pequeno Museu - tive a grata satisfação de ver que ele está sendo reformado e que as imagens serão restauradas. As visitas são guiadas e fotos são proibidas. É na terceira sala que ficam as imagens mais importantes, dispostas em pedestais. Para quem se interessa por essa Arte, vale a pena ir lá e conhecer um pouco mais da nosssa história religiosa.







O Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte foi criado em 21 de dezembro de 1988 e está localizado na nave lateral da Igreja de Santo Antônio, conhecida também como Igreja do Galo. Tem como objetivo “recolher, inventariar e expor objetos de arte religiosa do Estado, cujo patrimônio, pela sua qualidade e importância histórica, merece ser preservado”. É um museu pequeno, com apenas três salas  que reúne um acervo com imagens de santos do séculos XVII a XX, além de pinturas, alfaias, mobiliário, ourivesaria e prataria utilizados no culto religioso. Contém, ainda, oratórios de camarinha, voltados para a devoção doméstica.


  A PRIMEIRA SALA




Na primeira sala do museu  um quadro de Nossa Senhora dos Prazeres,  do início do século XX, que foi retirado da matriz de Goianinha-RN, nos dá as boas vindas. A devoção a Santa de Maria, um dos nomes sob o qual a mãe de Jesus é venerada pela Igreja Católica, começou em 1590, em Portugal.







Nossa Senhora dos Prazeres também é conhecida, sobretudo pela Ordem Franciscana, como Nossa Senhora das Sete Alegrias* e sua imagem representa a última das sete: a ascensão e coroamento de Maria, por isso ela porta um cetro e está coroada, além da presença, na pintura, das cabeças dos querubins que representam sua ascenção.


SEGUNDO QUADRO DA PRIMEIRA SALA




A segunda grande imagem é de Nossa Senhora da Conceição, cujo culto no catolicismo remonta ao século VII, pelo menos na Península Ibérica. Ela representa a concepção de Jesus Cristo que se realiza sem conjunção carnal e, por isso, na imagem Maria pisa em uma serpente que simboliza o pecado original. Como a concepção, tanto de Cristo, quanto de Maria, são realizadas sem pecado, ela aparece sobre ele. Outro símbolo comum a imagem é a presença de uma lua crescente, a qual representa o ventre feminino que vai crescer e torna-la mãe. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é o arquétipo católico principal da maternidade.


0 TERCEIRO QUADRO DA PRIMEIRA SALA




O terceiro quadro é o painel (retábulo)  que foi retirado do teto da Igreja de Santo Antônio dos Militares.
Este retábulo em que vemos Santo Antônio ajoelhado diante do Menino Jesus, que coloca entre eles sua mão estendida no símbolo de sua dualidade como homem e divindade, e da Bíblia numa paisagem extremamente bucólica, o que era comum no estilo renascentista e no neoclassicismo, o que pressupõe que o teto foi decorado pelo menos 50 anos depois da igreja ter sido pronta. Ela também tem a presença dos puttos, que são estes bebês alados que coroam a figura, muitas vezes identificados como querubins.

A SEGUNDA SALA 




A segunda sala do Museu é dedicada aos oratórios de devoção doméstica,  as alfaias e mobiliário utilizados durante o culto religioso.








A TERCEIRA SALA




A terceira sala, que fica no primeiro andar, é dedicada a ourivesaria e prataria, além das importantes esculturas barrocas, neoclássicas e ecléticas.
Alguma imagens perteceram a antiga Igreja de Extremoz ( Missão Jesuíta de São Miguel de Guajiru ) que foram restauradas pelo SPHAN. Essas imagens, datadas dos séculos XVII e XVIII são preciosas do ponto de vista histórico, uma vez que nada mais existe daquele templo, além delas. 




IMAGENS DO SÉCULO XIX


SANTO ANTÕNIO DE PÁDUA

SÃO FRANCISCO DE ASSIS



IMAGENS DO SÉCULO XVIII


NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


IMAGEM DO SÉCULO XVII

SÃO JOAQUIM


Museu de Arte Sacra: Rua Santo Antonio s/n Centro - Natal RN. Horario de visitas 8:00 às 17:30 de terça à domingo. 



FONTES:

  • Lenine Campos - Natal das Antigas - Um passeio pela história de Natal - http://nataldasantigas.wordpress.com/
  • Universo Católico - As Sete Alegrias da Santíssima Virgem Maria - Elizabete S. C. Garcia/RJ -http://www.universocatolico.com.br/index.php?/as-sete-alegrias-da-santissima-virgem-maria.html

FOTOS:
  • Acervo do Site Natal das Antigas publicado por Lenine Campos
  • Acervo do Fotógrafo Potiguar Cláudio Abdon
  • Acervo do Vento Noreste
  • Outras imagens disponíveis no Google
  • Edição de imagens - Site Pic Monkey



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...