FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 30 de maio de 2013

ALGODÃO COLORIDO - SONHO DE UMA NOVA ERA DE OURO QUE EMPRAPA TORNOU POSSÍVEL






O Artesanato Brasileiro ficou mais rico, diferenciado e ganhou espaço no mundo dos ecologicamente corretos. A variedade dos produtos feitos com o algodão de fibra colorida encanta. Eu fico mesmo maravilhada com  as  camiseras, os vestidos, as  bolsas, os acessórios, as redes, os brinquedos e roupinhas de criança. E como a primeira coisa que faço no Nordeste é percorrer as lojas de Artesanato, volto sempre com algum desses produtos, com certeza de que fiz a melhor opção de compras. E se presentear é preciso  não penso duas vezes: é com algodão colorido que faço a festa!







Historicamente, no Nordeste o algodão chegou a ser comparado ao ouro branco, pela riqueza que gerava. Sendo cultura estritamente do semiárido e de origem tropical, adaptou-se muito bem a alta radiação solar, com alta capacidade de resistência à seca e reprodução com pouca água. O algodão foi um dos principais produtos de maior potencial no Brasil até meados da década de 80 e teve o estado  Maranhão como grande produtor desta semente, seguido de todos os outros estados nordestinos. O Nordeste passou a ser então a grande região algodoeira do país até quando a praga do bicudo baixou o nível de produção e, consequentemente, a sua importância.






Atualmente, a principal alternativa para o cultivo de algodão na região semiárida brasileira é o algodão colorido. A cidade de Campina Grande (PB) tornou-se  o segundo maior parque industrial têxtil do Brasil, A cidade foi local escolhido pela  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, para  atuar no desenvolvimento e na pesquisa da produção de algodão na região.







O algodão colorido existe na natureza há muitos anos. Mas esse tipo de algodão tem as fibras curtas e fracas e não resistem a fabricação de fios e tecido. Os pesquisadores da Embrapa, então, depois de muitas pesquisas melhoraram a resistência e o seu comprimento. Esse melhoramento genético possibilitou a sua comercialização e com isso o surgimento de inúmeros produtos com  fibra ecologicamente correta.







Os benefícios do cultivo do algodão colorido desenvolvido pela EMBRAPA são enormes: como as fibras nascem coloridas não há necessidade de se usar corantes para tingir os fios. Economiza-se água e gás, já que para o  tingimento, enormes caldeiras de água fervente são necessárias. O meio ambiente também agradece, pois  o resíduo que sobra quando se tinge os fios é muito poluente, se não for tratado, contamina as fontes de água potável. Além disso, como o tecido de algodão colorido não tem corantes, é hipoalergênico e isso significa que as roupas fabricadas com esse tecido são ideais para o uso de pessoas alérgicas.








Nesse sistema de cultivo desenvolvido pela EMBRAPA não é permitido utilizar produtos químicos indistrializados, como adubos, inseticidas, herbicidas, fungicidas e outros capazer de poluir o solo e a água. Os adubos químicos são substituídos por adubos naturais, como pó de rocha, esterco de curral, esterco de frango e outros. O controle de insetos e doenças é feito utilizando-se extratos vegetais, por meio de cultivo de plantas como o gergelim que são capazes de atrair formigas e outros insetos e ainda, catando o botão floral atacado pela praga do bicudo e outros. Assim, esse sistema de cultivo de aumenta a biodiversidade e a segurança alimentar do homem do campo.








Segundo a EMBRAPA Algodão genético foi feito assim: a planta do algodão é hermafrodita, ou seja tem orgãos masculinos e femininos na mesma flor. Um dia antes da flor abrir, é retirado com ajuda de uma tesoura, tudo que é macho na flor, sobrando apena a parte fêmea; colheu-se a flor macho de outra planta e foi levada para juntar à flor fêmea. Esse processo se chama cruzamento
Essas flores cruzadas se transformam em frutos e, dentro dos frutos, cresceram as sementes. Essas sementes resultantes dos cruzamentos foram plantadas, avaliadas e selecionadas para dar origem às plantas de algodãio colorido que conhecemos.



O RESULTADO POSITIVO DAS 
PESQUISAS DA EMBRAPA ALGODÃO








Foi na década de 80, através de estudos realizados pela EMBRAPA, que foi originada a primeira variedade de algodão de fibra colorida no Nordeste, que se chama BRS200, de cor marrom claro. Entretanto, é a partir da década de 90 que houve uma intensificação destes estudos para o melhoramento genético e obtenção de novas cores de fibra. Portanto com as pesquisas e experiências, a EMBRAPA conseguiu as variedades - cultivares, que chamou de: BRS 200 Marrom - BRS Verde - BRS Rubi - BRS Safira e BRS Topázio.


BRS 200 MARROM





As fibras dessa variedade cultivar são de cor marrom-clara e é o resultado do melhoramento de plantas selvagens encontradas no interior do Nordeste. Por isso é ideal para ser plantada no Sertão e Seridó nordestino.


BRS VERDE




Variedade de fibra verde resultante do melhoramento de algodão estrangeiro de cor verde com uma variedade de fibra branca criada pela EMBRAPA  Algodão.


BRS RUBI




A BRS Rubi é uma variedade que possui cor marrom- escura ou avermelhada. Ela é o resultado do cruzamento de plantas de fibra marrom-escura estrangeiras com plantas de fibra branca.

BRS SAFIRA





A variedade safira é de cor marrom-escura ou avermelhada. É o resultado do cruzamento entre o algodão estrangeiro de fibra marrom-escura co algodão de fibra branca.



BRS TOPÀZIO






A BRS Topázio é uma variedade de fibras marrom-clara, derivada do cruzamento entra plantas estrangeiras de cor marrom com plantas de fibvra branca. Por ter fibras fortes é considerada a melhor variedade  de fibra colorida criada pela EMBRAPA.


O ALGODÃO COLORIDO DA PARAÍBA







A busca por produtos ecologicamente corretos vem crescendo nos últimos anos em decorrência de maior consciência ambiental que os consumidores vem demonstrando, optando por empresas que oferecem produtos que não agridem o meio ambiente. 







O algodão colorido desenvolvido pela EMBRAPA no interior da Paraíba vem sendo utilizado em várias peças produzidas pela CoopNatural, cooperativa que envolve uma série de parceiros que trabalham a cadeia produtiva do algodão colorido orgânico, e que também utilizam o artesanato local em suas peças. Desta forma, a CoopNatural se destaca no mercado por oferecer produtos diferenciados e com forte apelo ecológico.





Com a pluma do algodão colorido hoje na Paraíba, são fabricados mais de 400 produtos: roupas, calçados, bolsas, bonecasm redes, almofadas, que disputam aqui e no exterior o mercado de produtos orgãnicos, Todos os produtos são produzidos de forma artesanal por pequenos produtores da região de Campina Grande e João Pessoa.



BOLSAS SAPATOS E ACESSÓRIOS


ROUPAS MASCULINAS E FEMININAS


BRINQUEDOS E VESTUARIOS INFANTIS


CASA E DECORAÇÃO



FONTES:
  • Algodão - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Brasília / 1981
  • Breve História do Algodão no Nordeste do Brasil - EMBRAPA Algodão - Brasília / 2003
  • Algodão - Semira Adler Vainsencher -  Fundação Joaquim Nabuco- Recife/PE
  • Pesquisas Google - Sites:

  1. http://www.aedb.br/seget/artigos12/7416825.pdf
  2. http://wwwbiotecnologia.com.br/revista/bio09/algodao.pdf
  3. http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/algodão/apresentacao.html
  4. http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id28594
  5. http://www.cnpa.embrapa.br./publicacoes/2003/DOC117

FOTOS:


  • Imagens disponíveis nos Sites da EMBRAPA Algodão
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos  - Sirte Pic Monkey



    10 comentários:

    1. Poderia me informar onde compro a linhagem de algodão nordestina, especialmente para roupas?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Por favor nos envie contato das lojas que aparecem na foto de roupas

        Excluir
    2. Como faco para ser uma representante no meu estado pode me apresentar alguém que faca entrega 21979750750

      ResponderExcluir
    3. Tenho interesse em revender roupas no algodão colorido como faço?

      ResponderExcluir
    4. Olá! Tenho interesse ser representante da empresa, como faço. Qual número para entrar em contato?

      ResponderExcluir
    5. Olá! Tenho interesse ser representante da empresa, aqui no Rio de Janeiro. Preciso do número para entrar em contato. Obrigada!

      ResponderExcluir
    6. Maravilha, o homem fazendo da natureza sua aliada.

      ResponderExcluir
    7. Bom dia,
      Gostaria tenho interesse em revender roupas de algodão colorido, como devo proceder?

      ResponderExcluir
    8. Tenho interesse em representar Uberaba 34 9 8856 0015 Tricia Nunes

      ResponderExcluir
    9. Tenho vontade comprar esse algodão

      ResponderExcluir