FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 23 de outubro de 2012

UM LAMENTÁVEL ACONTECIMENTO: O FECHAMENTO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE NATAL/RN (CIC)


FOTO DE KALLYNA KELLY
 EDITADA POR VENTO NORDESTE



A notícia do fechamento do Colégio Imaculada Conceição de Natal/RN (CIC) me deixou imensamente triste. Estudei nesse Colégio, no período compreendido entre 1958 e 1961, quando fiz o curso Ginasial. Nele vivi  momentos maravilhosos e posso assegurar que não poderia ter tido uma formação melhor. O ensino de qualidade aliado a prática de valores fundamentais como respeito, solidariedade, justiça social, cidadania voltada para a construção de um mundo melhor à luz dos ensinamentos  cristãos, foram aprendizados que carrego comigo até hoje. 
Como profissional fui professora do CIC atuando no Curso Pedagógico e tinha um prazer enorme de fazer parte do corpo docente dessa instituição. Como eu me sentia orgulhosa de passar defronte ao Colégio, mesmo com a fachada atual totalmente descaracterizada e dizer com o ego inflado: eu estudei aqui! Fui professora daqui!
Me sinto impotente, em, morando fora de Natal, não poder participar da luta travada pela associação de ex-alunos, para evitar o fechamento do Colégio. Me resta torcer e pedir a Virgem Imaculada Conceição que interceda em favor dessa causa para que as negociações tragam resultados positivos.
Vida longa para o CIC! Um colégio que vive eternamente na memória de quem passou por lá.



                         CIC - PRÉDIO DA AVENIDA DEODORO - NATAL/RN
                                                            FOTO DE 1961 



O Colégio Imaculada Conceição, a primeira escola católica e privada de Natal, inaugurada em 22 se fevereiro de 1902, completou esse ano 110 anos de fundação. Quatro Irmãs Doroteias, originárias da Itália, chegaram à cidade, a pedido do Bispo Diocesano Dom Adauto de Mirando Henrique, com o intuito de abrir uma Casa de Educação feminina (somente em 1978 a Colégio abriu as portas para os meninos tornando-se assim uma escola mista).
O colégio iniciou suas atividades numa casa situada nas imediações da Igreja do Rosário. Devido à  demanda o governo do Estado cedeu um prédio localizado na Avenida Rio Branco, onde funcionou até 1906, quando por fim foi construído o prédio próprio, na Avenida Deodoro, onde só havia chácaras - endereço que abriga o Colégio até hoje.



CONSTITUIÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTEIA


                                                     Santa Paula Frassinetti 
                              Fundadora da Congregação das Irmãs Doroteias.
Foto do Site das Irmãs Doroteias



O Colégio Imaculada Conceição tem com objetivo educar crianças e jovens pela via do coração e do amor, à luz dos valores evangélicos e das intuições pedagógicas de Santa Paula Frassinetti - fundadora da Congregação das Irmãs Doroteias. Educação  que visa à formação do cidadão consciente, comprometido, capaz de conviver e enriquecer-se com as diferenças, de responder com entusiasmo, criatividade e competência às exigências do mundo atual. Para a comunidade educativa do Imaculada Conceição é primordial que o estudante se realize como pessoa, compreenda-se amado por Deus, sujeito da sua própria história e construtor de uma sociedade onde todos tenham igualdade de direitos e deveres - fraterna, solidária, ética e justa.
Esse é o Colégio que fez parte da minha história! Esse é o Colégio que vejo fechar agora. Lamentável!


CIC - 1961


UM TRISTE COMUNICADO


"Após 100 anos, CIC pode fecharAssim o  Diário de Natal, no seu Caderno Cidades, na Edição de terça-feira, 2 de outubro de 2012, anunciava o possível fechamento do CIC. A reportagem é de  Francisco Francerle.


FOTO DE JUNIOR SANTOS


"A inadimplência poderá fechar as portas de uma da mais antigas e tradicionais escolas de Natal. O Colégio Imaculada Conceição (CIC), que há 110 anos faz história na cidade, poderá anunciar amanhã o encerramento das suas atividades.A direção geral da Congregação das Irmãs Doroteias, cuja sede é em Recife, se reúne amanhã com professores, pais e alunos da escola para o que chamam de "conversa franca". A reunião com os professores será às 9h, com os funcionários às 11h e com os pais às 19h. A diretora, irmã Maria Belchior, não quis adiantar a decisão da Congregação que administra a escola. Limitou-se apenas a dizer que, somente após as reuniões, é que seria anunciada.


FOTO DO SITE OFICIAL DO CIC/NATAL



Pioneiro no ensino privado em Natal, tendo formado muitas gerações de famílias que hoje têm posições de destaque na sociedade, nos últimos anos, o Colégio Imaculada Conceição vem enfrentando problemas sérios com a inadimplência que, segundo a diretora, chega a 40%. Além disso, a escola vem ano a ano perdendo alunos. De cerca de 2.700 alunos de anos atrás distribuídos nos três turnos, a escola possui atualmente cerca de 300 alunos e funciona em apenas um turno.
Associação de ex-alunos da escola chegou a convocar alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, além de funcionários que viveram os 110 anos de história do Imaculada Conceição para se fazerem presentes na manifestação e assinar uma moção  uma moção de protesto contra o fechamento da escola.
Segundo o manifesto, o fechamento da escola estaria sendo anunciado pela Congregação das Irmãs Doroteias que coordenam as escolas da Província Nordeste. "As Irmãs da Congregação Doroteia decidiram encerrar as atividades do Colégio Imaculada Conceição porque não conhecem a dimensão social desta instituição educacional para a cidade do Natal. Nós fazemos parte desta história. Não podemos nos calar e assistir ao fechamento das portas e encerrarem a história da primeira escolar particular que é patrimônio da educação no estado", diz o texto.
O manifesto prossegue: "Nós, da sociedade natalense, temos o dever de lutar pela continuação do CIC, que desde 1902, com a abnegação das irmãs Doroteias, corpo docente e funcionários dedicados à missão de educar pela via do coração e do amor, formando gerações comprometidas com o espírito de família, com a justiça, com a solidariedade e a construção de uma cultura de paz, tendo em Santa Paula Frassinetti sua referência. Por isso, conclamamos a todos que fazem parte desta história, para sensibilizar a Congregação Doroteia pela manutenção do CIC, preservando a existência desta conceituada instituição de ensino na cidade do Natal. Esta obra não pode acabar", apela o documento". 
                                        
                                   Mas acabou infelizmente!



UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL


                                                   FOTO DE KALLYNA KELLY




O Jornal Tribuna do Norte, na sua edição do dia 05 de outubro publicava: 
"Futuro do Colégio Imaculada Conceição (CIC) continua indefinido, mesmo após a reunião entre as irmãs da Congregação Doroteias  responsáveis pela província e os pais dos alunos. De acordo com a diretora do colégio, a Irmã Belchior, foi entregue uma carta da província comunicando o encerramento das atividades do CIC em 2012,  porém,  a notícia não agradou aos pais.Segundo a irmã , os pais dos alunos e a comissão de ex-alunos, que estavam presentes na reunião, afirmaram que vão tomar providências para tentar reverter a situação que o colégio está vivendo.
A ex-aluna Ana Letícia Trindade, que participou da reunião e faz parte da comissão de ex-alunas, disse que foi pedido que o colégio funcione pelo menos mais um ano e que foram entregues propostas para melhorar a situação do CIC. "Pedimos que a província desse um ano para tentarmos reverter o quadro, com toda a comunidade acadêmica, pais, alunos, ex-alunos e funcionários participando ativamente", disse.
Entre as propostas entregues está a de tentar acordos com os pais que estão em dívida com a escola, que atualmente representa 40% de inadimplência. Além disso, a comissão se propõe a fechar parcerias com outras escolas para o ano letivo de 2013, "escolas que funcionam até o 5º ano ou até o 9º ano podem enviar seus alunos para o CIC", explicou Ana Lúcia. Propor metas para aumentar o número de alunos, fechar parcerias com empresas e locar as salas desocupadas para cursos técnicos e isolados no contraturno. são algumas das propostas entregues às irmãs.
Por enquanto, as irmãs da Congregação Doroteias ainda não se manifestaram sobre as propostas.



MAS O CIC FECHOU INFELIZMENTE!


FONTES:

  • http://www,diariodenatal.com.br/2012/10/02/cidades6_o.php  
  • http://doroteiascicnatal.com.br/cic.php - Site Oficial do Colégio Imaculada Conceição
  • http://tribunadonorte.com.br/noticia/educação-futuro-do-cic-esta-indefinido/233278
  • http://doroteiasprovsul.com.br/menu/SobrePaula.html

FOTOS: 
  • Imagens Google
  • Acervo do Jornal Diário de Natal
  • Acervo da Tribuna do Norte
  • Acervo do Colégio Imaculada Conceição
  • Acervo do Vento Nordeste.
  • Acervo do Site das Irmãs Doroteias
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey


8 comentários:

  1. Essa postagem sobre o CIC está maravilhosa!Haja coração!

    ResponderExcluir
  2. Estou bastante triste em saber que o CIC,estará fechando suas portas agora no dia 30. O RN, perderá uma escola com 111 anos de tradição,respeito e credibilidade na educação do nosso povo.
    Naldemir Saraiva/NATAL-RN

    ResponderExcluir


  3. Lamentável !!!!! Mais uma "queda" da história e cultura do nosso Estado...Lamentável...

    Esdras Rebouças Nobre - NATAL/RN

    ResponderExcluir
  4. Comentários feitos na página do Vento Nordeste no Facebook


    Ligia Maria Rodrigues De Melo Melo Adorei o seu blog Arilza, nos faz reviver à infância, à adolescência, quando estudamos no CIC, à comida feita em casa, sem ingredientes sofisticados, mas muito saborosa, à nossa cultura, lapinha, Boi de Reis, Pastoril, coisas um pouco esquecidas nos tempos atuais. Obrigada por nos transportar de maneira suave ao nosso passado. Beijos!


    Vento Nordeste Obrigada Lígia, fico muito feliz quando sei que as pessoas gostam do que escrevo. eu viajo mesmo em cada postagem que faço, até porque só falo das coisas que foramou são referências afetivas fortes pra mim. Trouxe o Nordeste comigo quando vim morar no Rio, e apesar de amar de paixão essa cidade preciso das minhas raízes para me sentir completa. Um beijo grande e obrigada pelas palavras carinhosas.


    Ligia Maria Rodrigues De Melo Melo Suas palavras expressam o amor que você sente pela sua terra! E isso, é muito bom. Mostra que você aqui deixou raízes profundas! Eu também amo a minha cidade, o meu estado! Quando viajo, tenho orgulho de dizer que sou brasileira, norte-riograndense e natalense!


    Ligia Maria Rodrigues De Melo Melo Lamentei profundamente o que aconteceu com o Colégio Imaculada Conceição, onde todas nós estudamos, absorvendo os ensinamentos de várias irmãs dorotéias, como Madre Vigorito, ensinava português, Madre Cunha, excelente professora de matemática, Madre Gentil, francês e outras mais.

    ResponderExcluir
  5. Arilza, terminei de ler agora o que você escreveu sobre o fechamento do CIC. Voltei ao passado e recordei emocionada tudo o que vivenciamos naquela época. Não sabia que você tinha sido professora do Colégio Imaculada Conceição. Na realidade, você passou mais tempo do que todas nós. Lamentei profundamente o acontecido. Parabéns, gostei muito do que você escreveu!

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE, AS QUESTÕES ECONÔMICAS SE SOBREPÕES A TUDO, TALVEZ, O CORPO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DO CLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO NÃO TENHA CONSEGUIDO ACOMPANHAR AS MUDANÇAS QUE A PÓS-MODERNIDADE IMPRIMIU À EDUCAÇÃO, JÁ QUE HÁ MUITO O REFERIDO COLÉGIO PERDIA ALUNOS DE FORMA NOTÁVEL E JÁ NÃO ERA CITADO ENTRE AS PRINCIPAIS ESCOLAS DE NATAL. FICA A SAUDADE E A GRATIDÃO DE QUEM VIVEU OS TEMPOS ÁUREOS DO COLÉGIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a educação atual se resume a decorar fórmulas para passar no ENEM. Isso não é e nem nunca será educação, isso se chama adestramento. Acabou´se o tempo em que se buscava uma escola que também incutisse valores morais, dignos, onde se entrasse estudante e saísse gente. Hoje as crianças entram gente e saem uma mistura de macacos com papagaios, repetindo tudo que o MEC acha que é conveniente repetir, ou as Nações Unidas juntamente com as grandes fundações globalistas. as Universidades então, entra-se cristão, se sai ateu comunista. É melhor fechar as portas com dignidade do que render-se a esse péssimo panorama moderno.

      Excluir
  7. Infelizmente, a educação atual se resume a decorar fórmulas para passar no ENEM. Isso não é e nem nunca será educação, isso se chama adestramento. Acabou´se o tempo em que se buscava uma escola que também incutisse valores morais, dignos, onde se entrasse estudante e saísse gente. Hoje as crianças entram gente e saem uma mistura de macacos com papagaios, repetindo tudo que o MEC acha que é conveniente repetir, ou as Nações Unidas juntamente com as grandes fundações globalistas. as Universidades então, entra-se cristão, se sai ateu comunista. É melhor fechar as portas com dignidade do que render-se a esse péssimo panorama moderno.

    ResponderExcluir