FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

OS REQUINTADOS BRINQUEDOS ARTESANAIS DO AGRESTE PARAIBANO






Que o Nordeste é um grande celeiro de artesanato popular, isso ninguém tem dúvida. Praticamente em todos os confins nordestinos, artesãos criam ou reproduzem saberes e produtos artesanais. Mas há locais que se destacam na produção dos brinquedos, como é o caso da Paraíba, onde comunidades inteiras saíram do anonimato graças a qualidade dos produtos que produzem.
De Itabaiana saem buzinas, rodas, carga pesada espalhando sonhos pelas estradas. De Riacho Fundo, as Bonecas Esperança encantam o mundo e geram  esperança às famílias da região. De São Bento Bayeux, Antônio Felismino alimenta sonhos e fantasias pelos parques de diversão. Com muita criatividade e cuidados que beiram a perfeição, os artesãos do agreste paraibano vão ganhando  espaço no cenário nacional e até internacional.


OS  CAMINHÕES DE BRINQUEDOS DE ITABAIANA/PB 







Em Itabaiana, mais precisamente no Sítio Lagoa do Riacho, o mestre Joeude Carneiro de Souza, há muito produz brinquedos de madeira e de  materiais reciclados. A partir do seu trabalho, o Artesanato Solidário incentivou o grupo de artesãos  do Sítio, com objetivo de gerar renda. Das mãos desses  artesãos saem os mais diversos modelos de caminhões para as estradas do imaginário. São caminhões de carga, baús, paus-de-arara, que fazem a alegria de muitas crianças.






Os artesãos de Itabaiana se utilizam da reciclagem  para a confecção dos seus caminhões. São latas de óleo, refrigerantes, restos de de câmara de ar e de antenas de televisão e plásticos diversos, tubos de cloro, bolas, garrafas de bebidas. O processo de confecção do caminhão é lento; cada peça tem suas medidas e acabamento próprio. As ripas de madeira (angico, timborana) são compradas em madeireiras locais e usadas para fazer a carroceria. Todas as peças, antes de serem pregadas, são bem fixadas, a fim de garantir a qualidade do produto. Para completar a fidelidade ao original, as lameiras são decoradas com paisagens ou listras coloridas.












Para entrar em contato com os artesãos

Grupo dos Artesãos de Lagoa do Riacho


 Endereço: Sítio Lagoa do Riacho ´Zona Rural 
 CEP: 58. 360.000
Telefones: (83) 9963 4851 / 9989 4759
Responsável: Joeudes Carneiro de Souza
                 


A BELEZA, A PERFEIÇÃO E A DELICADEZA DAS BONECAS  DE ESPERANÇA/PB





A Paraíba é a terra da boneca de pano. No Sítio de Riacho Fundo, no município de Esperança, na Casa da Boneca Esperança, encontramos os mais diversos tipos de bonecas,  produzidas com o cuidado para que cada peça seja única. São bonecas grandes , pequenas, morenas, loiras, negras, casais de noivos e famílias. Entre linhas, fios, enfeites e panos 40 artesãos de 13 a 75 anos inclusive homens trabalham na produção das bonecas.





A Boneca Esperança foi criada pelas mãos talentosas de Socorro  da Conceição, que desde os 7 anos fazia bonecas, Socorro e sua irmã Derita ficaram conhecidas na região pelas bonecas que faziam, até que foram procuradas pelo Programa de Artesanato Solidário e incentivadas a formar um grupo. Hoje, a Associação dos Artesãos do Sítio Riacho Fundo, a " Casa da Boneca Esperança"  artesãos produzem as bonecas de pano, que aprenderam com a mestra-artesã Dona Socorro. As bonecas são ecologicamente corretas, já que têm como matéria prima principal, as sobras de tecidos que provavelmente iriam para alguma lata de lixo.





Para a confecção das bonecas de Esperança não existe modelo; a roupa é criada na hora de acordo com a sensibilidade da artesã: desde vestidos para festas, com bolsinhas e enfeites, até o chapéu de palha usado para trabalhar na roça. No rosto, os olhos, o nariz, a boca e as sobrancelhas são bordados. Com a lã ou  tecidos desfiados são confeccionados os cabelos. Tecidos  lisos, coloridos e estampados de xadrez, de bolinhas, listrados, floridos, com miçangas e fitas, permitem a modelagem das roupas e de 58 tipos de acessórios. Vestidos, blusas, saias, paletós, gravatas, surgem de material reciclado, aparecendo também joias e relógios. Detalhe: é obrigatório o esmalte nas unhas.









CASA DA BONECA ESPERANÇA 






A "Casa da Boneca Esperança" é a "Associação dos Artesãos de Riacho Fundo" que iniciou suas atividades em 1998. O Vídeo mostra o trabalho desenvolvido pela "Casa da Boneca Esperança" projeto social que resgatou e apresentou ao mundo essa arte tão tradicional no agreste nordestino.


Para entrar em contato com a Associação:


   Endereço: Sítio Riacho Fundo, Zona Rural
Fone: (83) 9993-0135
CEP: 58135-000
Cidade: ESPERANÇA, Paraíba.





ANTÔNIO FELISMINO ARTESÃO PARAIBANO






O artesão paraibano Antônio Felismino de Sousa, 42 anos, é um especialista na arte de  construir e pintar brinquedos: aviões, carrossel,  roda-gigante, bichos de madeira. As peças criadas por Felismino encantam logo à primeira vista. Nascido na cidade de  Pombal/PB, ele conta que, por falta de dinheiro começou a fazer os seus próprios brinquedos. "Comecei com caminhões de lata e madeira e. também com carros de boi. Durante a festa da padroeira  da minha cidade pela primeira vez conheci um parque de diversões e fiquei fascinado com a roda-gigante. Cheguei em casa e a reproduzi em lata e depois em madeira. Com os elogios que recebi dos vizinhos me senti incentivado a produzir outras peças". Hoje o artesão, depois de ter sido descoberto pelo Programa de Artesanato da Paraíba, vê seu trabalho reconhecido e admirado em todo o país.







Para construir os brinquedos o artesão usa madeira de engradados descartados pelas empresas. Como ferramentas de trabalho usa o serrote, o martelo, a furadeira, a chave de fenda e a serra circular.
Com uma produção esmerada, Felismino produz cerca de 30 peças por mês que vende para o mercado do Rio e São Paulo. Alguns dos seus brinquedos foram vendidos para a Itália e Estados Unidos. Seu brinquedo mais famoso é uma roda gigante de 75 cm de altura x 45 cm de largura x 55 cm de comprimento, enfeitada com luzes e que gira de verdade, graças ao motor de espremedor de frutas que ele coloca na peça.



 








Para entrar em contato com o artesão

  Encomendas: Antônio ou Valvete

(83) 9116  0021
(83) 8808 0938
(83) 3232 6591

E-mail: Antonioartesanato@yahoo.com.br
Endereço: Rua Manoel de Góis nº 144 - São Bento Bayuex/PB





FOTOS:

  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey

VÌDEO:
  • A boneca do agreste.wmv
     Postado No You Tube por cucaidalia em 03/08/2012



    16 comentários:

    1. Eloisa Lima Consegui entrar no blog! Obrigada Arilza. Só náo consegui saber se eles disponibilizam para compra. Costumo fazer uma exposição sobre artesanatos brasileiros quando frequentamos escola americana com os alunos da nossa escola. Os brinquedos artesanais são encantadores para as crianças. Começo a montar um acervo meses antes. Mandei uma mensagem para eles vamos ver se me respondem. Obrigada de todo modo. Bju, Elo
      há 3 minutos na Página do Vento Nordeste/facebook

      ResponderExcluir
    2. E as crianças criativas ficariam encantadas. Tbém quero as bonecas de Esprança!

      ResponderExcluir
    3. Alessandra Gomes
      As bonecas de feira, até outro dia, eu tinha!!

      Aldenize Reis
      ESSES SÃO OS VERDADEIROS BRINQUEDOS ONDE A CRIATIVIDADE PREDOMINA

      Comentários na Página do Vento Nordeste/ Facebook

      ResponderExcluir
    4. Estou com 49 anos e confesso que neste aspecto me considero um menino grande. Talvez pq como um dos artesãos, na minha infância, não tive acesso aos brinquedos que hoje abarrotam as lojas e nem era contemplado com os que existiam, por limitações financeiras. Às vezes tenho vontade de comprar um desses caminhões feitos em Itabaiana quando passo e os vejo expostos na divisória da pista , na comunidade de Boqueirão, na rodovia BR-230.

      ResponderExcluir
    5. parabéns a este artesão adorei a toda gigante poderia fazer um trem fantasma e os carros de bate e bate e fazer uma Montanha russa

      ResponderExcluir
    6. Olá.gostaria de saber a data que o Ivan Cruz faleceu.obrigada

      ResponderExcluir
    7. Como faço pra conseguir esse brinquedo.. amei esses caminhões

      ResponderExcluir