FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O ARTISTA PLÁSTICO CARIOCA IVAN CRUZ - HOMENAGEM ESPECIAL DO VENTO NORDESTE






Vento Nordeste aproveita as comemorações do dia das crianças para prestar uma homenagem muito especial ao Artista plástico Ivan Cruz, a quem sempre recorro quando preciso ilustrar algumas postagens que faço. Ele não é nordestino. É carioca. Um artista de uma enorme sensibilidade, que com cores vibrantes e um estilo muito próprio, transforma brincadeiras em arte. Seus trabalhos da Série Brincadeiras de criança, fascinam, encantam! A ausência de um rosto não definido em seus quadros é o espelho da alma de quem os contempla. É mágico! Nos transporta para dentro da tela e entramos no túnel do tempo, numa viagem de volta a infância. Vivo essa experiência casa vez que estou diante de um quadro seu.
Obrigada Ivan Cruz por tudo que faz pelas crianças. Obrigada por tudo que faz por cada criança que o adulto carrega dentro de si. Obrigada pelo resgate da nossa cultura. Obrigada principalmente por me permitir usar as suas imagens nas postagens do Vento Nordeste - o mundo agradece - eu mais ainda!






Carioca, nascido em 1947, no subúrbio do Rio de Janeiro,  época em que as brincadeiras de rua faziam parte da infância de uma criança, Ivan Cruz busca, nas origens desse universo infantil, motivação para o trabalho que hoje realiza. Mesmo demonstrando interesse pelas artes, formou-se em Direito em 1970, mas nunca abandonou a pintura. Costuma afirmar, com orgulho dos autodidatas, que não aprendeu a pintar e esculpir em sala de aula, apesar de ter frequentado nos idos dos 60 a Sociedade Brasileira de Belas Artes e nos anos 80, a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


MAPA CULTURAL ENTREVISTA IVAN CRUZ


Em 1986 decidiu abandonar a advocacia para se dedicar integralmente à produção artística. Como artista plástico, não possui engajamento em alguma Escola já existente. "A minha preocupação sempre foi com a procura do novo.Nada contra os que copiam ou seguem os outros, mas, eu vivo experimentando, inclusive ideias novas", diz. Nesse período fez várias exposições em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos, além do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição, passando por temas abstratos e figurativos, das mais diversas variações de sua expressão pessoal.


O UNIVERSO INFANTIL DE IVAN CRUZ


CRIANÇAS NA PRAÇA
1º QUADRO DA SÉRIE BRINCADEIRAS DE CRIANÇA



Em 1990, começou a pintar seus primeiros quadros com temas de sua infância, enquanto  preparava para fazer uma Exposição em Portugal. O sucesso foi tão grande por aqui que ele cancelou a exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro, Suas telas retratavam piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando carniça entre outras brincadeiras.








De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, que chamou de "Brincadeiras de Criança". Nas suas exposições com essa temática o artista reúne, além dos quadros, os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, com uma ambientação animada com músicas da época  como cantigas de roda. Suas telas, de cores fortes e variadas tem cerca de 1 metro quadrado. "Os quadros são pintados com tinta acrílica sobre tela de lona; as aquarelas são sobre papel; as gravuras além do papel, as imprimo também sobre tela" explica o artista.






.
A ausência de um rosto definido é uma das características marcantes nos quadros de Ivan Cruz. Sobre isso, Ludmila Guerra, Coordenadora do Projeto Brincadeiras de Criança, analisa: não existe uma definição de uma única pessoa; pode ser qualquer uma que já brincou a brincadeira retratada na tela. Pode ser uma criança brasileira, européia, japonesa ... branca, negra, pobre, rica... não tem raça, nação... Para Ivan Cruz, seu trabalho não tem compromissos com a forma clássica: "existe rosto, mãos pés, mas não nas formas convencionais, tanto é que as pessoas, as crianças conseguem concluir a forma que são crianças brincando"







IVAN CRUZ ESCULTOR

1ª ESCULTURA DA SÉRIE
BRINCADEIRAS DE CRIANÇA



Em 2001 Ivan Cruz investe  mundo da Escultura  quando concluiu a sua primeira escultura de bronze "Pulando Amarelinha". Já tem esculpidas várias  dessas brincadeiras com aproximadamente 15 cm de tamanho. As esculturas em bronze, diz o artista, são patinadas (pintadas) com o verniz em escamas "asa de barata" dissolvido em álcool com pimento. 



GRANDES ESCULTURAS

ESCULTURAS NA PRAÇA EM CABO FRIO/RJ



Num projeto, em parceria com a Prefeitura da cidade de Cabo Frio, Ivan fez várias esculturas em tamanho natural, para ambientação da Praça Américo Vespúcio. Depois foi a vez da Prefeitura de Arraial do Cabo, adquirir em 2002, a escultura em bronze "Pulando carniça" também em tamanho natural para ser instalada na praça Castelo Branco, no mesmo município.



ESCULTURAS MEDIAS










Ivan Cruz tem esculturas e pinturas expostas na Galeria Errol Flynn, em Belo Horizonte, na Funarte,  no Museu Nacional de Belas Artes e Museu da República, esses últimos  no Rio de Janeiro.




MINI-ESCULTURAS




As mini-esculturas de Ivan Cruz, com aproximadamente dois centímetros de estatura, impressionam pela riqueza de detalhes e beleza dos movimentos. Banhadas a ouro, prata ou níquel se encontram a venda no espaço cultura ao lado do  colégio Miguel Couto na Praia do Forte.



O PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA




O Projeto Brincadeiras de Criança nasceu do sonho e da vontade de Ivan Cruz de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
O fundamento maior dessa projeto é baseado na máxima que o próprio Ivan Cruz criou: "A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço do coração". Brincadeiras de Criança é Coordenado por Ludmila Guerra, filha de Ivan Cruz. O projeto é sucesso comprovado e cada dia mais ganha espaço e aplausos ente os profissionais das áreas de Arte-Educação,Pedagogia, Música, Educação Física, Psicologia Infantil e Literatura entre outras, sempre servindo como disseminador das artes plásticas.



             CONTATOS COM O ARTISTA




O Ateliê do Artista está aberto à visitação, com horário agendado. Ao lado do Ateliê funciona a lojinha "Brincando de vender" onde pode se obter produtos como gravuras, quadros, camisetas, canecas, jogos pedagógicos além dos brinquedos retratados nas telas: piões, pipas, carrinhos de rolimã entre outros.



FONTES:

(Praticamente todo texto dessa postagem foi transcrito dos Sites aqui relacionados)
  • www.brincadeirasdecrianca.com.br/biografia htm
  • http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br

FOTOS:
  • Imagens Google
  • Acervo do Projeto Brincadeiras de Criança
  • Acervo de Ludmila Guerra
  • Edução de Fotos: Site Pic Monkry

VÍDEOS:
  1. Prograna de Yuri Vasconcelos na Jovem Tv - Canal 08- Cabo Frio - 
    Enviado ao Yuo Tube por ARTEYURI em 23/10/2009
  2. Brincadeiras de Criança - Ivan Cruz
    Postado no You Tube por Ludmila Guerra em 10/09/2009,
  3. Exposição do Artista Plástico Ivan Cruz - AB Galeria
    Cabo Frio/RJ - 
    Postado no You Tube por Ludmila Guerra em 19/06/2012



53 comentários:



  1. Que trabalho maravilhoso!Encantador!
    Edi Germano -Natal/RN

    ResponderExcluir


  2. Linda a pintura dele.

    Beta Lima - Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir
  3. Estou montando um projeto de artes sobre ivan cruz, adoro suas obras, e brincadeiras de criança vem ao encontro da proposta que busco para integrar alfabetização e artes.

    ResponderExcluir
  4. Ivan, boa tarde!
    Trabalho como Profª Cooedenadora da Educação Especial ( Área de Inclusão ) na Diretoria de Ensino - Região de Avaré - Sp. Em Março próximo estarei desenvolvendo em parceria com a colega PCNP Arte Ana Maria Horácio um Projeto denominado "Inclusão & Arte" vinculado à Secretaria Estadual de Educação. Nosso projeto tem por objetivo incentivar os Profs. de Arte a desenvolver a criatividade dos alunos com e sem deficiência,a retomarem as brincadeiras de criança tão esquecidas numa infância contemporânea onde os jogos eletrônicos fazem parte do dia a dia. Finalizaremos o Projeto com Mostra Cultural no encerramento do 1ºsemestre / 2013. E-mail rosangelaoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem?
    estamos encantados com seu blog ...
    só preciso de um favor ....
    o nosso telefone de contato é 22 - 2647 2957 e não 56 no final ...
    vc poderia mudar para nós?

    saiba que estamos a disposição sempre!
    nossos contatos:
    ludguerra@gmail.com
    22 98812 6168

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei uma outra filipeta com os telefones que encontrei na internet. Espero que estjam atualizados.

      Excluir
    2. Ludmila, antes de nada quero agradecer os elogios ao meu trabalho. Gostaria de lembrar que a filipeta que estava na minha postagem, não foi criação minha - eu copiei das imagens do Google, potranto dê uma verificada se ela ainda rola lá nas imagens. Que bom que agora eu corrigi.
      Tenho a maior vontade de conhecer de perto o projeto de vcs. Vou me programar para ir a Cabo Frio só para isso. Gosto muito, muito mesmo de toda obra do Ivan Cruz, não foi a toa que prestei essa homenagem no meu blog, o único não nordestino homenageado pelo Vento Nordeste.
      Um grande abraço pra vcs todos. Espero um dia ter o prazer de conhecê-los pessoalmente.

      Excluir
    3. Feliz em saber disso!
      Muito obrigado pelo carinho dedicado ao meu trabalho.
      Deus os abençoe.
      Brinquem muito!

      Excluir
  6. O nosso Projeto possui uma história linda ...

    Meu pai começa a retratar seu infância em telas (1991)... com cores vivas ... como ele foi criado na época que as ruas era extensão do quintal de casa, ele brincou muito. Hoje contamos mais de 100 brincadeiras diferentes, em mais de 600 quadros.
    Como a arte faz parte da sua estrutura sanguínea, digo isso que ele cria todos os segundos de sua vida ... eu o chamo de “vovô Gepeto” - com ele nada se perde, tudo se transforma ... e vira arte, brinquedo ou brincadeira.
    Ele não ficou só nas pinturas, suas crianças saíram do bidimensional das telas e foram ter vidas no tridimensional das esculturas em bronze(2000), que já fez em tamanhos variados – desde da miniatura de 02cm à estatura de uma criança de 10 anos que são expostas nas Praças interagindo com o público.
    Sua criatividade, não para por aí ... são criados derivados ( camisas, ímãs,livros, brinquedos, bolsas, cadernetas, gravuras, ...) com as imagens. Isso aconteceu com a necessidade e os pedidos do público que foi motivando Ivan Cruz retratar cada dia mais sua infância.
    Foram os psicólogos, professores,pais, profissionais em geral da área de educação e da arte, pessoas que trabalham com criança e adolescente, que sabem da problemática da falta do “brincar” , dessa luta diária com o mundo virtual,foram eles que nos impulsionaram a criar o Projeto “Brincadeiras de Criança” (1998), sem falar que antes de Tudo Agradecemos a Deus e Santa Terezinha.
    Assim, foi criado exposições com oficinas de brinquedos, de brincadeiras, de pintura, de escultura, palestras ... assim toda família começa a trabalhar com Ivan Cruz, cada um trazendo sua experiência profissional e suas idéias.
    Suas obras estão sendo utilizadas por Editoras, entre elas: Ed. do Brasil, Ed. Saraiva, Ed. Ática,Ed.Tempo Composto, Ed.COC, Ed. SAS, Ed. Moderna, Ed. IESDE, Ed. Positivo,Ed. Positivo Informática- Multi-toque, Ed. FTD, Ed.Criatório - Bahia , Ed. Edições SM , Ed. CPB - S.P , Ed. Aymará,Ed. Base, Ed. Leya, UEM. Multirio, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Barueri, Prefeitura de São José do Rio Preto – S.P.,Prefeitura de Birigui, materiais de professores, universidades ... em livros didáticos e para didáticos.

    Ivan Cruz e seu Projeto, hoje são fontes de estudo em todo Brasil e no Exterior.
    Realizou exposições na Europa e em outros Países e em especial Portugal ( de Norte a Sul), onde realizou Exposições e oficinas em escolas públicas - o Museu do Brinquedo em Ceia – Serra das Estrelas, possui em seu acervo obra do Ivan Cruz.
    É difícil escrever um poucas linhas toda nossa trajetória, são muitas ramificações, trabalhamos em Família, vivemos da Arte e para Arte.
    É com muita alegria que falo, que suas obras hoje estão no Mercado da Arte, Ivan Cruz é um artista renomado e respeitado na área da Educação e das Artes Plásticas em todo mundo.
    Ainda não nos tornamos uma Ong porque o Projeto não para de crescer todos dos dias, nunca para ... esta sempre em ebulição como seu autor.
    Estamos disponíveis para todos os interessados em nos fazer uma visita para conhecer pessoalmente essa linda História de Arte-Educação e dedicação.
    Envie seu Projeto para conhecermos o que você realizou com o Tema do Projeto “ Brincadeiras de Criança” e nos permita divulgar em nosso site WWW.brincadeirasdecrianca.com.br

    Ludmila Guerra – Filha e Produtora do Projeto Brincadeiras de Criança.

    Nós – Equipe Projeto Brincadeiras de Criança:

    Ivan Cruz – autor e criador.
    Ludmila Guerra – filha- – Coordenadora e responsável pelas oficinas e cursos de capacitação.
    Vera Lucia - esposa – Criação dos derivados e venda.
    Yuri Vasconcellos -filho – criador de toda arte visual do Projeto.
    Ivan Cruz Neto – filho – criador do Livro “Brincando com a Física”.
    Christiano Guerra – Genro – Músico do Projeto.
    Pedro e Adham – netos – os brincantes do Projeto “Brincadeiras de Criança”.

    ResponderExcluir
  7. Ivan, que trabalho lindo, carregado de sensibilidade, parabéns! Sou professora, desenvolvo um projeto de alfabetização para crianças e jovens com deficiência intelectual, muitos aprenderam a ler e escrever com o material que desenvolvo.Estou elaborando um trabalho de leitura, escrita e interpretação, gostaria de colocar suas telas e sua biografia neste trabalho, isso seria possível? Caso não seja autorizado por favor me avise. Se quiser conhecer um pouco do meu trabalho acesse meu blog: desafios do aprender alfabetização.
    Carinhoso Abraço
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Ola Ludmila e Ivan minha esposa e eu Anderson Oliveira enviamos um e-mail a vcs e gostariamos de trazer as obras tuas a Nova Zelandia e gostariamos de saber se teriam interesse em vende-las por favor entre em contato conosco estamos com um projeto para ajudar instituicoes no Brasil com a venda das tuas obras e estamos procurando outros artistas que tiverem interesse tbem se puderem nos contactar sera otimo..
    Att
    Anderson Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente por favor, alguém pode me dizer se este artista ainda está vivo e se não tiver por favor qual o dia e o ano que ele morreu. Isto é para trabalho da escola. Obrigada

      Excluir
  9. Oi,Ivan! Chamo-me Silvana e sou professora numa escola municipal de Fortaleza,no Ceará.Adoro suas telas e esculturas desse projeto "Brincadeiras de crianças"! Utilizo demais a reprodução das telas com meus alunos ,na aula de arte. Eles adoram e eu mais ainda! Sua telas resgatam o lado mais lindo da nossa infância, que é a brincadeira. E o colorido que você dá à elas é de encher os olhos! Sou sua fã! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Estou interessada em adquirir uma escultura de sua autoria (crianças brincando de roda), e gostaria de saber o preço. Desde já, agradecida, ericinareis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite estamos muito feliz por ter escolhido sua obras para poder fazer vida e obra de Ivan Cruz

    ResponderExcluir
  12. Trabalho maravilhoso, cheio de vida e aprendizagem para a vida, pois ilumina o estudar de todos, diverte e ensina ao mesmo tempo. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Muito rico o acervo deste artista, mostrando uma poética ao mundo da importância de uma criança brincar e se expressar.
    Parabéns Ivan.

    ResponderExcluir
  14. Adoro seus quadros e suas esculturas! Meu nome é Miguel e tenho 9 anos tchau .

    ResponderExcluir
  15. Amei seus quadros nota 10 para todos eles sao incrívelmente incríveis
    Parabéns por esse quadros eles são fantásticos e eu aprecio sua arte 👏👏

    ResponderExcluir
  16. Ele é muito inteligente e criativo

    ResponderExcluir
  17. Ele é muito inteligente e criativo

    ResponderExcluir
  18. Gostei da pintura das crianças na praca hj em dia s vê pouco isso..

    ResponderExcluir
  19. Sou um amante do Esporte da Malha...como gostaria de ver um trabalho do Mestre Ivan Cruz, onde crianças brincam jogando Malha, retratada numa tela...

    ResponderExcluir