FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO PÔR DO SOL NO POTENGI NO IATE CLUBE DE NATAL - UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL!




Quando adolescente ia até a Pedra do Rosário para ver o pôr-do-sol, alimentava um sonho: o de um dia ver as margens do rio Potengi com manguezais preservados e  em sua volta uma grande área de lazer com   jardins e mirantes, para que  todo mundo pudesse ver e de vários  lugares,  aquele pôr de sol deslumbrante. Sonho que com certeza não vou ver realizado! Pensei muito nisso quando fui esse ano ver o pôr do sol no Iate Clube de Natal. Confesso que fiquei muito emocionada. De certa forma o projeto realizava parte desse meu sonho, na medida em que possibilita a várias pessoas, sejam turistas ou natalenses,um momento de contemplação e encanto  diante do mais belo espetáculo da cidade.
O projeto Por do Sol do Potengi no Iate Clube de Natal é realmente um programa imperdível! A escolha do local não poderia ser melhor! O cenário é deslumbrante, embalado ao som de belas músicas e um ambiente iluminado pela fascinante mistura de cores do crepúsculo. Vale a pena conferir!




O projeto Pôr do Sol do Potengi é uma iniciativa  pioneira a contemplar a despedida solar no fim da tarde. O encontro se realiza semanalmente no Iate Clube, às terças, quartas e quintas feiras. Com dos mais belos pôr do sol  do país é sucesso comprovado, e já se tornou uma atração cultural da cidade. A programação musical de qualidade, o espetáculo do crepúsculo no  rio, com suas matizes de cores e a vista privilegiada do local, proporcionam um belíssimo e emocionante espetáculo de cultura e lazer. 


Chico Bethoven no Sax

Criado  em dezembro de 2008,  também batizado  como  "Som do Rio" o projeto foi inspirado no pôr-do-sol da praia do Jacaré, em Cabedelo/PB, onde Jurandir do Sax toda o Bolero de Ravel dentro de uma canoa. Mas o projeto natalense  é mais cultural e privilegia os artistas potiguares, começando pela execução da valsa Royal Cinema de autoria do potiguar Tonheca Dantas, já falecido. " A música  que foi muito executada pela rádio BBC de Londres no período da Segunda Guerra mundial,  é uma homenagem a um cinema que existia em Natal naquela época" diz Luis Dantas um dos saxofonistas do projeto.


Ítalo no Sax

Na sequência, depois de nos brindar com a valsa Royal Cinema, tocada no interior de uma canoa, emoldurada pelos raios do sol poente, o saxofonista  vem para o deck do Iate Clube e continua a programação tocando músicas como  Ave Maria de Gounod, Praieira ( Serenata dos pescadores ), Poema de Othoniel Menezes e Trenzinho Caipira de Vila Lobos.


Chico Bethoven

Após o sol se pôr, o espetáculo continua, sempre com  participações de artistas da terra. Os  músicos da banda Chico Preto Samba Jazz (todos integrantes da Banda Perfume de Gardênia*) fazem uma trilha de acordo com o clima relaxante da ocasião. 
* Banda  Perfume de Gardênia: Jubileu Filho (voz e baixo), Luna Hesse ( voz e backing vocal), Alexandre Piter ( voz e  backing vocal,) Cacá Velloso ( violão de aço e backing vocal). Diego Medeiros ( bateria), Herivelto e João Victor ( percussão), Laerte Adler ( trombone), João Simplício ( trompete) e Chico Bethoven (sax e flauta).


                               Banda Chico Preto Samba Jazz

Em seguida o cantor Isaque Galvão numa excelente performance, entra em cena rapidamente, sobre pernas de pau,  para apresentar o projeto, dar as boas vindas e cantar uma música.
Cantor, compositor e ator, Isaque Galvão é um artista multifaceado. Ficou conhecido nacionalmente depois da sua participação, como finalista, no programa Ídolos exibido pelo SBT em 2007.


                                         Isaque Galvão

Um momento de total entretenimento é a apresentação do  compositor, embolador e repentista Manoel do Coco, que cm rimas rápidas, vai de mesa em mesa interagindo com o público. Ninguém  escapa dos seus repentes improvisados. È impossível não dar boas gargalhadas com ele. 


                                        Manoel do Coco


Isaque Galvão volta às 18h30, para uma nova fase do show, agora focando em canções regionais, samba e jazz. "já é noite e a ocasião pede músicas festivas, mais animadas", afirma o músico que participa do projeto desde o início.

Mariana Holschuh

A violonista Mariana Holschuh, integrante da orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, é convidada especial para executar Ave Maria de Gounot e ouras músicas clássicas proporcionando momentos de magia, emocionando a todos.


William Collier

O projeto idealizado por William Collier é realizado com os artistas locais: Luis Dantas, Isaque Galvão, Mestre Estevão, Fernando Towar, Bob Mota e Itanildo.


Fernando Towar
 Luis Dantas
Bob Mota
Itanildo

Outros artistas convidados se reversam em participações especiais. Já passaram por lá Galvão Filho, Dodora Cardoso. Tânia Soares, Rodolfo Amaral, Jaína Elne,  GMPTrio, João Batista do Fama, Cristiane Velasse, Marina Elali e muitos outros.


 
                                                                        Galvão Filho

 Dodora Cardoso

Marina Elali


A FESTA DO PÔR DO SOL DO POTENGI









FONTES:

  • Jornal Tribuna do Norte- Reportagem de Tádzio França-  Natal/RN
  • Jornal Diário de Natal - Reportagem de Sergio Vilar - Natal/RN
  • Facebook.com - Pôr do sol no Potengi
  • Site Natal online.com - Notícias
  • Site Maracatu Blog - Pôr-do-Sol no Potengi-Postado em 12/07/2011

FOTOS:

  • Imagens Google
  • Acervo de Cláudio Abdon - Repórter Fotográfico- Natal/RN
  • Acervo do Site: Diário do Avoante-Arquivo: Pôr do Sol em Natal
  • Acervo do Site Facebook.com
  • Acervo do Site Galvão Filho
  • Acervo de Arilza Soares
VÍDEOS:


  1. Enviado ao You Tube por "batato" em 15/12/2008
  2. Enviado ao You Tube por "lussandrapoli" em 06/10/2011
  3. Enviado ao You Tube por "sandrachalana" em 29/01/2011
  4. Enviado ao  you Tube por "marcia2531" em 16/11/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário