FOTO DE CAPA

CRAIBEIRAS FLORIDAS DE ADRIANO SANTORI

http://sertaodourado.com.br/2014/10/05/o-outubro-amarelo-das-craibeiras/

quarta-feira, 27 de junho de 2012

MELÃO-DE-SÃO- CAETANO OU GALINHA- DE MELÃO COMO FALAM OS POTIGUARES





Há certas coisas cujo encanto, cuja magia, permanece na nossa lembrança indiferente ao passar do tempo. A "galinha-de-melão" é, pra mim, uma dessas coisas. Essa plantinha sempre esteve presente na minha infância. Lembro de um terreno baldio que ficava nos fundos do quintal da casa da minha vó que era coberto por elas. Na vegetação dos morros que hoje formam a Ladeira do Sol, era a erva mais abundante. Quantas vezes  colhíamos bacias delas para brincar de cozinhado! Mas não tínhamos a menor noção do valor fitoterápico dessa erva, muito menos que ela pudesse ser usada na culinária. A nossa brincadeira de "cozinhado" era simbólica, não comíamos a fruta. Hoje, me deparo com pesquisas científicas falando da sua importância para o  combate de doenças e para o controle da dengue, como também me surpreendo com o preparo de pratos considerados deliciosos feitos com a nossa galinha -de-melão.

 



A galinha-de-melão ou melão-de-são-caetano, como é mais conhecido, é uma trepadeira, da família das Curcubitáceas, conhecido cientificamente como Momordica Charantia. É encontrado como cerca viva margeando casas pelo interior ou em terrenos abandonados. Popularmente chamado pelos nomes de: erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro, erva-de-são-vicente, fruta-de-cobra. Seus frutos são amarelo-ouro, com espinhos moles na superfície, que quando maduros, se abrem em três partes, mostrando as sementes avermelhadas. Suas flores apresentam uma textura fina e delicada, de cor amarelo-claro, com cinco pétalas.





Embora de origem africana, a planta se encontra hoje disseminada por todo o mundo. Ela foi trazida da África ao Brasil pelos escravos, que usavam sua infusão contra febres e em banhos para facilitar os partos. Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão. Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São-Caetano. Em Natal é conhecido como "galinha-de-melão" mas desconheço a origem desse nome.


A Importância Fitoterápica do 
Melão-de-são-caetano


Estudos científicos publicados nos últimos 10 anos mostram que o  melão-de-são-caetano apresenta propriedades anti-tumorais, anti-cancerígenas e antivirais. Pode ser usado contra todas as doenças de pele.A deccoção das folhas trata as afecções da pele. A polpa do fruto misturada à vaselina torna-se unguento que faz supurar furúnculos e abcessos e trata picada de inseto. O sumo das folhas verdes adicionada ao óleo de amêndoa trata queimaduras.
É ótimo coadjuvante para diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue. Contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana; é também é rico em vitaminas A e C, além de outros compostos químicos.
Seu uso é contra-indicado para gestantes, mães em fase de aleitamento e crianças. Como todo medicamento, aconselha-se o uso dessa erva com supervisão médica.

 O Melão-de-São-Caetano e os Florais Brasileiros



Como essência floral, é indicada para pessoas com pensamentos ruminantes, indesejáveis e repetitivos, tortura mental, preocupação excessiva que atrapalha o viver cotidiano. É útil ao ser ministrada previamente à tomadas de decisões importantes e nas preparações par provas, testes e situações que necessitem de autocontrole e concentração.Essa essência floral concede clareza  de raciocínio, calma, tranquilidade e paz para a mente. sua indicação corresponde no Sistema de Bach a essência floral White Chestnut.


O Melão-de-São-Caetano na Culinária




O fruto do melão-de-são-caetano é usado na culinária ainda verde e é muito valorizado pelo seu sabor amargo. Geralmente é consumido cru, inteiro ou em fatias, mas pode ser feito pickles, conservado em salmoura. Presta-se também para cozidos e acompanhamentos de carnes.Na cozinha japonesa o fruto é conhecido como "Goia". O "Goya Chanpuru"  é um prato típico da região de Okinawa/Japão, preparado com Tofu. Essa combinação do fruto goya com tofu é considerado muito saudável.

Fontes:
  • Pesquisas Google - Site Wikipédia
  • Pesquisas  Google - Site Receita Natural:Propriedades Medicinais do Melão-de-São-Caetano
  • Rede de Agricultura Sustentável (RAS) - Universidade Federal da Paraíba - Uso do Extrato do Melão-de-São-Caetano.

Fotos:

  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey




8 comentários:

  1. Nunca havia ouvido chamar esta planta de "galinha de melão". Não sei, mas pode ser uma corruptela de "capelinha de melão", que é como eu sempre conheci. Sempre fiz referência desta planta com a música junina.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Pepeto, porque eu também nunca ouvi ninguem se referir a essa planta como "Capelinha de Melão". Os nomes das plantas ganham características regionais, e eu continuo pesquisando porque em Natal, toda minha geração e, as mais próximas, antes e depois da minha, conhece como "galinha de melão".È até possível que seja como você afirma "que seja por corruptela, mas tenho que continuar pesquisando. Muito obrigada pela informação, elas são sempre muito úteis.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Ceará sempre, quando criança, nos referíamos como "melão caetano", por "preguiça" de falar o "são". Mas faz sentido, dizer-se Melão de Galinha: brinquei muito com essas frutinhas, enfiando em cada uma, pedaços de palito de dente, como se fossem galinhas...Seria daí, o nome?
    Interessante postagem....vou compartilhar no FB e usar as imagens no meu blog. Posso?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lucia, antes de mais nada muito obrigada por visitar o Vento Nordeste e deixar tão pertinente comentário. Fique à vontade para usar o que quiser. Fico feliz quando alguém se interessa por uma postagem. O meu blog não tem fins lucrativos, escrevo para divulgar as coisa que gosto e que vivenciei nesse nosso Nordeste maravilhoso!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Ter PREGUIÇA de falar SÃO, na palavra são caetano é o FIM DA PICADA.
    Já já vão ter preguiça de ....RESPIRAR

    ResponderExcluir

  6. Brinquei muito quando criança com esta frutinha. Eu adoro mastigar as sementinhas vermelhinhas, melão-de-são-caetano.Sonia M Imamura

    ResponderExcluir


  7. As sementes vermelhinhas são gostosas, quando criança, nos pegavamos na cerca em nosso quintal e comiamos...

    ResponderExcluir
  8. Arilza, eu também conheço como melão de são caetano e mais intimamente como galinha de melão e como comentou a Lucia, também brincava fazendo perninhas com palitos imitando galinhas e outros bichinhos. Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...