FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 14 de maio de 2012

NORTE-RIOGRANDENSES : PAPA- JERIMUNS COM MUITO ORGULHO!




"Papa - jerimum com muito orgulho!" É assim que sempre me identifico. As pessoas por aqui estão sempre me perguntando por que ganhamos esse apelido gentílico. Decidi então pesquisar essa origem mas confesso que não encontrei nada muito esclarecedor. A melhor explicação foi dada pelo nosso grande historiador Câmara Cascudo com a qual fundamento a minha postagem. Me diverti bastante  lendo Cleudo Freire no sue livro  "Papo Jerimum" onde ele esclarece: "O apelido papa jerimum, dado aos norte-riograndenses, vem de uma suposição que um tal presidente da província, num momento de grande aperreio, haveria pago ao funcionalismo público com jerimuns. Bem, eu não acredito em moeda-jerimum, mas que ele existe, existe!"






Na verdade não se sabe ao certo a origem do apelido "papa-jerimum" dado aos norte-riodrandenses. Apenas uma suposição baseada na tradição oral, já que não existe documentos que registre o fato. Câmara Cascudo, no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, diz que o nome fundamenta-se numa tradição de que o governador da Capitania do Rio Grande do Norte, nos anos de 1802 a 1806, Lopo Joaquim de Almeida Henriques, mandou fazer roçados de mandioca e melancia e que "possivemente" com elas pagara o funcionário publico. Para Cascudo não existe documento que fale nesse pagamento e em  momento algum se faz referência aos famosos jerimuns.


                          


Uma outra explicação encontrada no  "Livro Arte e rituais do fazer, do servir e de comer no Rio Grande do Norte"  fala de uma coluna publicada no Jornal Diário de Natal em 1906. Na coluna intitulada "De meu Canto" o autor sob o pseudônimo "Neto" publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com os salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província  Lopo Joaquim .



COMEDOR DE JERIMUM




Originária da América Central, a abóbora junto com o feijão e o milho compôs a base da alimentação das civilizações incas, maias e astecas tendo chegado à Europa com os conquistadores espanhóis depois de 1532. Chegou ao Brasil com os portugueses, e no Nordeste possivelmente chegou junto com os  portugueses da Região do Minho - o que explica a origem da palavra entre nós. Somente na Região do Minho em Portugal se conhece a Palavra "jerimu" como sinônimo de "abóbora-menina".
A grande  oferta dessa curcubitácea no nosso estado nos faz também "comedor de jerimum" ou de  "Yurumu" como os indíos chamavam essa legumonosa.



FONTES:
  • Dicionário do Folclore Brasileiro - Luis da Câmara Cascudo - Ediouro Publicações-RJ
  • Papo Jerimum -Dicionário Rimado de Termos Populares- Cleudo Freire - Editora Sebo Vermelho - Natal/RN-2006
  • Livro Arte e rituais do fazer, do servir e do comer no RN - Editado pelo SENAC/Nacional
  • Pesquisas Web-http:/www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/conhecanatal_informe.php
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Scrapee.Net / PicMonkey



7 comentários:

  1. .













    Marilda Nascimento - São Bernardo do Campo/SP

    Eu faço jus a essa denominação amo jerimum hoje mesmo comi no almoço e na janta amo demais rsrsrsrsrsrs
    há 7 horas - no Facebook

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive curiosidade para saber a origem deste apelido. Naturalmente pensamos sempre no mais óbvio: aqueles que gostam de comer jerimum. Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  3. Sônia Adolph

    Ahhh..amiga lindaaaa!!! Adoro vc e com certeza tbm devo gostar de jerimum, mas aqui conheço como abóbora mesmo ( q gosto mt). Com certeza jerimum deve ser o máximo pq a comida nordestina é tudoooo!!! Agora fiquei com água na boca...qd fizer qquer quitute da sua terra me chama q eu vooouuuu!!! Bjooss
    há 41 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela pesquisa. Achei-a completa, haja vista a fonte pesquisada. Eu e Ruizete continuamos a esperá-la aqui em Natal. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Roberto prlo comentário gentil.Saudades de vocês.Estou vendo se agora em julho eu vá até ai.Um abraço para os dois

      Excluir
  5. Somente quem venha a conhecer o Rio Grande do Norte entenderá o quão lindo e maravilhoso é este estado...Sou um paulista apaixonado pelo povo potiguar, pelas belezas da região, pela culinária fantástica, frutas das mais saborosas, além do clima simplesmente excepcional...Cara Arilza, parabéns pelo conteúdo abrangente e esclarecedor do seu blog... Um abraço a todos os nordestinos...CMRS

    ResponderExcluir