FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MANGABA - FRUTA SÍMBOLO DO NORDESTE! POR QUE NÃO? - RECEITA DE DOCE DE MANGABA



A mangaba é oficialmente "Fruta Símbolo do Estado de Sergipe" mas bem que poderia ser a "Fruta Símbolo do Nordeste Brasileiro". Mesmo sendo encontrada em outras regiões é no Nordeste que ela ganhou uma forte identidade cultural. Vejo com muita tristeza o desaparecimento gradativo dessa fruta em Natal. Há muito tempo as áreas onde se encontram as mangabeiras vem sendo destruídas para o plantio da monocultura da cana e do coco; atualmente essa questão se tornou mais grave com a  destruição da restinga para a implantação de viveiros de camarão; não menos destrutiva é a  construção de residências, hotéis luxuosos e condomínios de veraneios que vem acabando com todo ecossistema. É preciso refletir sobre isso e cobrar dos nossos representantes maior atenção para esse problema: além das  plantas, dos animais e das  dunas destruídas, estamos acabando com a  sobrevivência  e a cultura de  milhares de famílias que vivem, dependem e se relacionam com esse ecossistema. Quando, em janeiro desse ano estive no Pium,  pude observar de perto essa destruição, tanto que a minha maior alegria foi a de ver o quintal na casa de uma amiga repleto de mangabeiras preservadas e muito bem cuidadas. Fotografei aquelas mangabeiras como quem fotografa uma árvore rara para um livro de relíquias. -Infelizmente!...



                           Mangabeira do quintal de Edi Germano no Pium



De origem indígena, a palavra mangaba (mã'gawa) significa coisa boa de comer. Na História da Alimentação no Brasil, Câmara Cascudo  afirma: Mangaba: "São frutos doces e agradáveis e que derretem na boca". 
Nativa do Brasil, é encontrada desde os Tabuleiros Costeiros e Baixadas Litorâneas  do Nordeste, onde é mais abundante, nas áreas sob Cerrado da Região Centro- Oeste, e nas Regiões Norte e Sudeste do país. Recebe várias  denominações de acordo com o seu lugar de ocorrência: mangabeira, mangaíba, mangabiba, mangaúva, mangareíba, mangava, manguba, mangabera-agreste, mangabeira-brava, mangaba das caatingas,  mangabeira-do-norte, mangabeira mansa, mangabeira-ovo, mangabeira-branca, mangabeira-vermelha, mangabeira de Goiás, mangabeira de Minas, tembiú, tembiucatinga, e catu.






Dados do IBGE de 2009 demonstram que existem 7 estados produtores de Mangabas: Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais ( no Triângulo Mineiro e Jequitinhonha) e no Maranhão ( região de Balcas). Outros estados também se destacam na produção e aproveitamento econômico da mangaba como é o caso das áreas do Parque  Estadual do Estado do Jalapão em Tocantis e em Mato Grosso do Sul. Mas é no Nordeste, na região litorânea do estado de Sergipe, que  se encontra a maior produção da mangaba atingindo mais da metade de toda produção no país. Diante da importância econômica e sócio-cultural da mangabeira para milhares de mulheres em diversas comunidades do estado, mulheres essas hoje conhecidas como "As Catadoras de Mangabas"  e como forma de proteção da espécie , ela foi decretada "Árvore Símbolo de Sergipe" em 20 de Janeiro de 1992 através do decreto de nº 12.723






Da família das apocináceas, é planta de porte médio podendo alcançar até 10 metros de altura. Tronco tortuoso bastante ramificado com látex abundante, revestido por casca um tanto áspera, medido de 20 a 30 cm de diâmetro, Folhas simples, brilhantes de coloração avermelhada quando novas e ao caírem. Suas flores são perfumadas de cor branca e os frutos  possuem baga globosa, com polpa carnosa e muitas sementes. Quando maduro tem casca amarela com manchas vermelhas. É aromático, delicado e tem ótimo sabor. As mangabas devem ser consumidas maduras, nunca verdes.  O fruto quando verde contém suco leitoso conhecido como manguaicy que pode causar problemas de saúde para quem o consumir, podendo até matar, motivo pelo qual  não devem ser retirados da árvore para consumo imediato, mesmo que aparentemente estejam maduros. Deve-se aguardar as frutas caírem no chão para que possam ser colhidos.



Flor da Mangabeira
Fruto da Mangabeira



A mangaba é pouco calórica e apresenta nutrientes indispensáveis ao homem. Cada 100g  de polpa contém: 12.8mg de sódio 4,4mg de zinco, 6,4mg de manganês, 1mg de cobre, 3.4mg de ferro, 18mg de fósforo, 41mg de cálcio, 0,7g de proteína, 0,3g de lipídios,  10,5g de glicídiosVitamina AVitamina B1Vitamina B2Vitamina C e Niacina. Por ser de fácil digestibilidade e de apresentar elevado valor nutricional, os frutos da mangaba são recomendados para alimentação de pessoas convalescentes. A Medicina Popular utiliza as folhas e as cascas da mangabeira em infusões para gripes, úlceras, problemas nos rins, cólicas menstruais, caimbras e hipertensão; as raízes pra tratar luxações.


Mangaba se Mostra Eficaz no Combate a Hipertensão


O Jornal Nacional da TV Globo na edição de 26/01/2010  mostrou uma pesquisas realizada na  Universidade Federal de Minas Gerais falando da Mangaba como muito eficaz no combate a Hipertensão. Em síntese a reportagem destacava o seguinte:
"Na medicina popular as cascas do tronco são vendidas para controle da diabetes, colesterol e hipertensão. O que a medicina popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que usadas na dose certa pode ser mais potente e mais eficiente que muitos remédios usados hoje". 
Mas a especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica. " O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado".
                Veja no You Tube o Vídeo sobre a matéria!
E enquanto a Indústria Farmacêutica Brasileira não produz e libera medicamentos feitos com a nossa mangaba, vamos nos deliciar saboreando um doce simples feito com essa fruta maravilhosa. Enquanto podemos!


 DOCE DE MANGABA



Ingredientes

  • 2 litros de mangaba
  • 500 g de açúcar
  • ½ litro de água
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 paus de canela


Modo de Preparar


Lave as mangabas e fure com um garfo para extrair o leite da fruta.
  • Coloque de molho em uma tigela com água durante pelo menos quatro horas.
  • Esprema o suco de um limão na água para ajudar a retirar todo o leite das frutas.
Calda
  • Misture o açúcar com a água, adicione os cravos e a canela e deixe ferver bem.
  • Acrescente as mangabas e deixe cozinhar durante 30 minutos. 
Esse doce também é encontrado em Aracaju, produzido pelas mulheres "Catadoras de Mangaba".

FONTES:


  • Site: Globo. com -Vídeo sobre a Pesquisa da UFMG sobre os princípios ativos da Mangaba Edição do Jornal Nacional em 26/01/2010.
  • Pesquisas Google: Site Wikipédia.
  • Site Oficial do Projeto Catadoras de Mangaba- SE
  • Ministério  da Saúde - Alimentos Regionais Brasileiros - Brasília/ 2002.
  • Receita do Doce: Postado por Tânia Martins - Site Comidas e Receitas -Doces e sobremesas. Doce de Mangaba típico do MS.
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Site:www.comidasereceitas.com.br/doces-e sobremesas/doce de mangaba-típico do ms
  • Edição de Fotos: Site -Programa Pic-Monkey


16 comentários:

  1. Edi Germano -Pium?RN


    COISA MAIS LINDA! ESSA MANGABEIRA (A PRIMEIRA FOTO) É DAQUI DO MEU SÍTIO?

    ResponderExcluir
  2. Adriana Amador Veras ´Guamaré/RN

    Eitcha! Acabeii de tomar um suco de mangaba gelado!
    há 31 minutos ·no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Adriana que inveja! Pesquisei tanto sobre mangaba nesses últimos dias para fazer as postagens que cheguei a sonhar com suco de mangabe e com o sorvete da tropical! fico com água na boca!

      Excluir
  3. Marilda Nascimento - São Bernardo do Campo/SP

    Se eu pudesse teria um pé de mangaba no meu quintal rsrsrsrs mas aqui em São Paulo é dificl!
    há 25 minutos no Facebook·

    ResponderExcluir
  4. Ailson Rosa Silva - Natal/RN

    Arilza tem lá nas chácara umas mangabeiras e eu tenho certeza que vc vai tomar suco delas. Ainda estão porte médio mas...
    há 22 minutos no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Eu sei esperar e com certeza vou tomar muitos sucos Que suas mangabeiras frutifiquem.

      Excluir
    2. Ailson Rosa Silva
      Eu sempre fui fã da mangaba . Gosto delas madurinhas e doce. Fiquei feliz quando eu soube que existiam mudas dessa planta maravilhosa e logo comprei algumas que não se adptaram. Mas eu insisti e comprei outras. Deu certo.i Eu tenho vivas, lindas, acho que seis pés.
      há 27 minutos no facebook

      Excluir
    3. E eu sei o quanto vc gosta de mangabas! Lembra de uma vez que a gente quase se perdeu no Bonfim ( onde tio chico tinha a granja do Sindicato)catando mangabas?
      lembro também que quando a gente viajava por aí vc sempre parava o carro quando via uma mangabeira? Eu adorava! bons tempos...

      Excluir
    4. Olá vc sabe me dá informações dobre o leite da mangaba?minha esposa esta sentindo dores no estômago e mandaram ela beber este leite, procede realmente? Obrigago.
      Fred lima

      Excluir
    5. Hoje em 7:25 PM
      Meu caro Fred. desconheço qualquer indicação para se ingerir leite de mangaba. Ao contrário, pelo sei o leite pode provocar danos a saúde e pode até ser letal, sendo desaconselhado , se comer mangabas verdes. Eu não me arriscaria, mas não sou nenhuma especialista no assumto. Apenas conheço a fruta e decidí escrever sobre ela pq é uma fruta muito consumida no Nordeste. Melhor sua mulher procurar um médico para resolver o problema dela. Um abraço.

      Observação: Veja aí na postagem está escrito:

      "O fruto quando verde contém suco leitoso conhecido como mangualcy que pode causar problemas de saúde para quem o consumir, podendo até matar, motvo pelo qual não devem ser tirados da árvore para consumo imediato."

      Excluir
    6. Hoje em 7:34 PM
      Entre as fontes que pesquisei para ss indicações terapeuticas da mangada são usadas as folhasm raízes e caroços,nunca o leite.
      Veja esse Site
      http://www.ednatureza.com.br/mangaba.htm

      Excluir
  5. queria mais detalhes sobre como usar as cascas e folhas como remedio medicinal exemplo: úlcera!!obrigada !!

    ResponderExcluir
  6. Moro no Triângulo Mineiro e gostaria de plantar umas sementes de Mangaba. Existe algum segredo para sua semeadura? É só colocar na terra a semente seca e ela brotará?
    Dirce Gomes

    ResponderExcluir
  7. Olá. Sou de Salvador mas estou morando em SP onde tenho um pequeno quintal. Tenho grande desejo de plantar uma muda da arvore. Orientação de onde posso comprar? Grata Eneida

    ResponderExcluir