FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CREME DE GALINHA À MODA POTIGUAR - UMA RECEITA DE MARILDA NASCIMENTO




Creme de Galinha! Não lembro de ter saboreado esse prato, nem na minha infância, nem na minha adolescência. Não fazia parte dos hábitos alimentares do nosso povo, até porque os ingredientes para prepará-lo não eram encontrados com facilidade - creme de leite e milho em conserva eram raridades. Natal dessa época era uma cidade provinciana e a disponibilidade dos alimentos ofertados eram poucos. O comércio dos alimentos era feito nas feiras livres, nos mercados da Cidade Alta e do Alecrim (criminosamente incendiados), nas cantinas e mercearias dos bairros. Só mais tarde, com o advento dos grandes supermercados, essa oferta se tornou mais fácil e mais farta, mudando os hábitos alimentares dos potiguares.




Desconheço a origem do prato, mas o hábito de comê-lo passou a ser frequente na cidade. Está presente nas reuniões de amigos, nos aniversários e até casamentos. Bem preparado é delicioso! Já experimentei várias receitas e, entre tantas, decidi postar a da Marilda, uma das minhas colaboradoras quando o assunto é comida nordestina. Tenho certeza   que o seu Creme de Galinha vai agradar ao mais exigente paladar.




INGREDIENTES


  • 1 peito de galinha grande.
  • Suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 1/2 pimentão picado
  • Coentro e cebolinha a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de vinagre
  • Sal  a gosto
  • 3 colheres de óleo de sua preferencia
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 lata  de creme de leite com soro
  • 1 colher  de manteiga ou margarina
  • 1 lata de milho verde
  • 6  azeitonas picadas
  • 3 colheres de amido de milho (maizena)
  • 100mg de leite (aproximadamente para dissolver a maizena)
  • 3  colheres de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARAR



Depois de bem lavado o peito da galinha , tempere com  suco de limão, sal, alho, pimenta do reino e vinagre. Deixe nesse tempero durante uns 30 minutos.

Em uma panela aqueça o óleo e coloque a galinha para refogar junto com a cebola, o tomate, o pimentão, o coentro a cebolinha e o tablete de galinha diluido em 1 litro de água. Deixe cozinhando por uns 30 minutos até que o peito fique macio.







Desligue a panela e deixe esfriar um pouco. Separe o peito do caldo e vá desossando e desfiando todo o peito.
Depois de todo desfiado, junte ao caldo, coloque a maizena dissolvida em um pouco de leite e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.

Quando estiver, fervendo, coloque o creme de leite com soro mesmo, a manteiga ou margarina, sem parar de mexer.

Cozinhe mais uns 10 minutos e coloque o milho e as azeitonas. Ponha todo o conteúdo numa forma refratária, untada co manteiga  polvilhe com  queijo parmesão e leve no forno pré aquecido para gratinar, durante uns 20 minutos.
Decore com batata palha. Sirva com arroz branco  e uma salada de sua preferência.
                                                                            BOM APETITE!
Fonte:

  • Receita de Marilda Nascimento - Natal/RN

Fotos:

  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Site PicMonkey



10 comentários:

  1. Pra você Marilda! Essa postagem era pra ter sido publicada ontem, mas tive um probleminha com o computador, e não deu pra sair. Era pra ser em sua homenagem no dia do seu aniversário. Mas continua sendo assim mesmo a homenagem do Vento Nordeste pra você. Obrigada por estar sempre presente, acompanhado e comentando as minhas postagens, E obrigada principalmente pela sua colaboração. Que Deus te Abençoe sempre. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilda Nascimento
      Obrigadissimo Arilza, rceber essa homenagem só me enaltece, pois vc criou um Blog, que informa e divulga costumes ,principalmente a culinária do nosso Nordeste , para o Brasil e o mundo, Deus te abençoe bjuss há ± 1 hora no facebook

      Excluir
  2. Marilda Nascimento
    È Verdade. Esse Creme é muito bom e se for da Galinha Caipira então, nem se fala rsrsrsrsr, e acompanhando com ovo caipira frito, é de comer rezando kkkkk
    há ± 1 hora no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm! Tá com uma cara ótima! Vou colocar no cardápio da semana. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Meu ponto fraco, o estômago! Farei aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. Maria Luiza Nolasco
    Delícia!!!!De encher os olhos e se alimentar só de ver!!Uma maravilha

    ResponderExcluir
  6. OLÁ ! MEU NOME É SIMONE, SOU DO RIO DE JANEIRO E TO PESQUISANDO UMA RECEITA DE CREME DE GALINHA SP FAZER P A SISTER Q TA EM MISSÃO AQUI E ELA PEDIU P FAZER, PQ ELA É DO PARANÁ. GOSTEI MT DESSA RECEITA DA MARIL DA, ANOTEI E AGRADEÇO POR COMPARTILHAREM CONOSCO ! DEPOIS VOLTO P CONTAR COMO FICOU! UMA DÚVIDA : QTO DE LEITE (ML ) MAIS OU MENOS P DISSOLVER O AMIDO ?
    DESDE JA AGRADEÇO. SUCESSO CADA VEZ MAIS P VCS !
    SI.
    SAMMY35RJ@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone , aqui é a Marilda, td bem? rsrs
      Qto a quantidade de leite para dissolver o amido, eu coloco geralmente equivalente a um xícara de chá, não cheia, uns 100 ml +ou-, o que baste para dissolver, falha minha na hr de publicar a receita rsrsr qdo coloquei "um pouco", desculpe rsrs. Faça e verá que ficará marvilhoso, a consistencia é bem cremosa mesmo , bom apetite , abraços Marilda

      Excluir
  7. Estava procurando uma receita de creme de galinha para fazer para o meu amado esposo que é de Jardim do Seridó/RN, neste domingo, dia dos pais. Quero impressioná-lo porque ele vive fazendo mil elogios a minha sogra que por sinal cozinha muito bem mesmo. Obrigada pela receita. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabens mariuda pelo sua receita de creme de galinha.e deliciosa.

    ResponderExcluir