FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 17 de abril de 2012

AS PARADISÍACAS PRAIAS DE BAÍA FORMOSA NO RN




Estive em Baia Formosa e confesso que fiquei extasiada diante de tanta beleza ainda pura, sem maquiagem. A baía emoldura a cidade e é, sem sombra de dúvidas, um relicário construído num momento de grande Inspiração Divina. É isso! Em Baía Formosa a gente sente a presença Divina por onde quer que passe. É um lugar para se admirar, curtir e agradecer a Deus por esse presente. É um lugar para se ter orgulho de pertencer a essas terras potiguares, de natureza generosa, de um povo simples e acolhedor. Baía Formosa é um pedacinho do paraíso encravado no nosso litoral. É ver pra crer!




Situada no extremo Sul do rio Grande do Norte, já na divisa com o estado da Paraíba, Baía Formosa estende-se, pelo litoral, da Barra de Cunhaú ao norte e vai até o distrito de Sagí ao sul, onde se encontra o povoado caiçara.Todo esse trajeto soma 25 Km de praias, várias delas totalmente desertas, passando pelo farol da cidade, o sinuoso campo de dunas, o início das trilhas para as lagoas e os belos rios Sagí e Guajú, sempre rodeados pela intocável Mata Atlântica.

AS PRAIAS DE BAÍA FORMOSA

                                 1. PRAIA DO PORTO


Está localizada na área  mais antiga da cidade, onde se instalou a vila de pescadores que deu origem ao município. Caracteriza-se pelas grandes falésias e dunas que emolduram a baía. Barcos de pesca chegam e saem diariamente e é lá que é comercializado todo pescado.È também conhecida com "Picão" 







.                       2. PRAIA DA CAÇIMBA


A rua  da cacimba era uma vila de pescadores que foi destruída pelo avanço do mar. Hoje, estão localizadas as casas de veraneio. Segundo o pescador  Valdir do Nascimento, a origem do nome é devido a uma cacimba existente naquela área que abastecia a população d’água.





3. PRAIA DO PONTAL


Conhecida atualmente como "Praia do Pontal" por ser um dos pontos mais frequentados da orla pela prática do surf e por ser palco de diversas etapas de campeonatos de surf nacionais. Caracteriza-se pela grande quantidade de pedras e pela formação de ondas regulares sobre o parracho de pedras onde os surfistas mostram toda sua habilidade sobre a prancha. Antigamente era conhecida como "Praia do Presídio" pela existência de um  local usado como cadeia.





                         4. PRAIA DE BACOPARI

Bacopari  é o local de preferência dos jangadeiros. Nesta praia os pescadores faziam as caiçaras e palhoças para guardarem suas embarcações e materiais da pesca. Próxima a área urbana, possui uma grande quantidade  de recifes que formam piscinas naturais ao longo da orla, além de uma área de mar aberto, muito frequentada por banhistas e surfistas. Cercada de dunas cobertas pela vegetação da Mata Atlântica, e a presença de um vasto coqueiral torna essa praia uma das mais belas da região. Os moradores mais antigos contam que o nome desta praia se refere a um naufrágio ocorrido nesta praia  no século XVIII, com um barco de nome "Barco Paris", então dizem que por não conseguirem pronunciar corretamente o nome verdadeiro, chamavam de "Bacopari" e assim ficou sendo.






5. FAROL DE BACOPARI


O Farol de Bacopari, no município de Baía Formosa, recebeu esse nome por está situado na praia do mesmo nome.Inaugurado em 1919 consta de  uma Torre octogonal de alvenaria, com retângulos brancos e pretos. Tem uma altura de  17 metros com alcance luminoso de 15 milhas náuticas e alcance geográfico de de 16 milhas. Sua altitude é de 30m. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, as cores pretas do farol significam pedras e as cores brancas as dunas. É mantido sob os cuidados da Marinha do Brasil






6. O CAMINHO ATÉ SAGI

O caminho que  leva à  Sagi,  é de uma beleza estonteante!  De um lado, o azul do mar, do outro o verde da Mata Atlântica. São 25 Km de  praias na maioria desertas. O  passeio começa na praia da Cacimba, point dos surfistas, e logo se descortina  as bela praia de Bacopari; mais adiante o Farol de Bacupari. O trecho da praia onde está  situado o Farol é conhecido como Praia do Farol.
Na sequência a Praia de  Barreirinhas. Nessa praia existe uma mina de água doce sob as falésias.Aqui as  as dunas circundantes são cobertas de barro, daí a origem do nome Barreirinhas.
As Praias de Perobas e João dos Santos vem a seguir. Essa última homenageia um eremita que escolheu a praia para viver. Outras praias fazem parte desse roteiro até Sagi: Praia da Cachoeira (famosa pela existência no local de uma pequena cachoeira), Praia do Urubu e Praia da Cotia. 
                                              
                        Belos Cenários no caminho de Sagi







7. Praia do Sagi e o Rio Guaju



A última praia de Baía Formosa é também a última praia do litoral sul do Rio Grande do Norte. Aqui a vida é simples e tranquila. As maiores atrações ficam por conta do espetáculo de golfinhos serelepes que estão sempre por lá. Cardumes de atuns e tainhas são outros frequentadores que fazem a festa no mar de Sagi. Tudo em Sagi sugere paz e relaxamento. O silêncio do vilarejo só é quebrado pelos turistas que procuram o "OMBAK", um mix de restaurante e botequim, de propriedade do paulista Juvino Soares. Na casa onde a cachaça é o carro chefe, que tem, entre outros,  sabores das frutas e raízes existentes na Mata Estrela: ubaia, murici, jatobá, alcaçuz, pau-brasil. A culinária da casa à base de peixes e frutos do mar é excelente. O OMBAK  está na lista dos melhores restaurantes da região indicado pela revista "Quatro Rodas."



                                                                        Praia do Sagi
Bar e Restaurante OMBAK


Rio Guaju 


Outra grande atração do lugar é o Rio Guaju que cruza o lugarejo e separa o Rio Grande do Norte da Paraíba. Tudo é bonito nessa divisa natural: o rio, as dunas,
Uma reserva de proteção do peixe-boi chama a atenção.O local serve de ponto para esses animais que costumam sair do mar para se acasalar no rio.
Guaju significa Rio dos Caranguejos, que existe em abundância nos 2000 km de mangue desse rio., segundo Toreba um  guia de turismo local. Toreba criou o passeio ecológico no rio Guaju. De canoa ele leva turistas até o manguezal e incentiva a tomar o banho de lama. Com seu jeito simples e determinado, ele encanta a todos, e fala da luta pela preservação do mangue, que entre outros benefícios, é fonte de renda para o pessoal da região.


Mangues do Rio Guaju
Rio guaju na divisa com a Paraíba
Rio Guaju



FONTES:

  • Monografia - Levantamento das potencialidades Turísticas do Município de Baía Formosa ( Hérika Mendonça Soares - Gyorgia Magdalena Gomes Barreto -Fernanda Dantas Bertuleza - Renata Torres Soares Di' Maria)
  • Pesquisas WEB : Elíade Pimentel - Jornalista ( DRT -RN 8750)
  • Sites:
  • www.prefeituradebaiaformosa.com.br/informações.html
  • www,nataltrip.com/praias/baia_formosa
  • www,baiaformosa.com.br
  • www.natalonline.com/baia_formosa
Fotos:

  • Acervo pessoal de Arilza Soares
  • Acervo pessoal do fotógrafo Canindé Soares
  • Imagens Google
  • Edição de fotos: Programa Pic-nic -Yahoo/BR

Um comentário:

  1. Essa Postagem é para minha sobrinha Maria Clara.Que você possa aproveitar sempre desse paraíso Clarinha, e cresça com muito orgulho desse pedacinho de chão potiguar. terra de seu pai, seus avós, sua família. Um beijo enrme com muito carinho

    ResponderExcluir