FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FESTAS RELIGIOSAS EM NATAL- A EPIFANIA E PROCISSÃO DE SANTOS REIS




Procissão: um grande manifestação de fé do povo católico. Pra mim, momento de memoráveis recordações. Quantas e quantas procissões já participei - perdi a conta! acho que na minha infância era uma das coisas que mais gostava. Não me lembro se por fé, mas por achar bonito e emocionante. Sabia todas as músicas - aprendi com minha vó. Tinha orgulho de ser "Filha de Maria"  de colocar aquela faixa azul e sair pelas ruas do bairro ou da cidade cantando em alto  e bom tom: "Avé, avé, avé  Maria... meu sonho era sair de Anjo, com aquelas asas que eu achava lindas ( na minha infância tinha anjos nas procissões em homenagem a Nossa Senhora) Nunca fui contemplada com isso, mas não me importava muito porque os Anjos não usavam véu e eu me sentia coroada com um véu ma cabeça...
Da procissão de Santos Reis participei pouco, mas assisti muitas vezes o cortejo passar. Essa procissão era diferente (achava eu) tinha um clima de festa, de comemoração, afinal ela encerrava o ciclo natalino, coincidentemente o mesmo ciclo dos festejos do aniversário da cidade. Mas acho que é isso mesmo, os Santos Reis nos transmite  essa mensagem - a de presentear o menino Deus como muita fé, muita comemoração e muita alegria.







A adoração aos Santos Reis começou com a construção da Capela do Forte dos Reis Magos, o primeiro Santuário de Natal, erguido dentro do Forte sobre os arrecifes, na "boca da barra". A capela primitiva de alvenaria, foi destruída em 1654 e recuperada em 1756. As imagens, ainda hoje existentes, na capela atual chegaram em Natal em meados do ano de 1755 mandadas por Dom José, Rei de Portugal. Para o professor e historiador José Melquíades, em " A capela de Santos Reis" até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada de Festa dos Reis Magos fazia-se dentro do Forte.


  

A partir dessa data  ( 1910 ) a festa passou a ser  realizada na capela construída no morro da Limpa, para abrigar as imagens. No dia 27 de novembro desse mesmo ano, dia da inauguração da nova capela, as imagens foram transferidas do Forte para o novo Santuário, em uma grande procissão. O  ano de 1936 foi marcado pela última celebração da Epifania na capela do morro da Limpa.
A primeira  festa da atual Capela do Bairro de Santos Reis ocorreu em janeiro de 1937



A Festa de Santos Reis é um dos maiores eventos religiosos da Cidade e retrata a grandiosidades da manifestação de fé e devoção popular.
Há 75 anos a Igreja de Santos Reis celebra a Epifania. E no dia de Reis ás 5h30m o Santuário fica lotado de fiéis para a realização da Alvorada. Os festejos terminam com a Missa Solene dedicada aos Santos Padroeiros do bairro.
As comemorações da Festa de Santos Reis acontecem no período de em 28 de dezembro à 06 de janeiro.

PROCISSÃO DOS SANTOS REIS






O mais tradicional e popular evento religioso  da cidade ,a Procissão de Santos Reis faz o seguinte itinerário: sai da Praça Wilson Miranda, percorre ruas das Rocas e Areal, passa pelo Canto do mangue e Avenida Café Filho na Praia do Meio. Uma multidão de fiéis acompanha a Procissão de encerramento da Festa de Santos Reis sem se preocupar com a distância.


        MISSA SOLENE - CELEBRAÇÃO NA 
 IGREJA DE SANTOS REIS






PRESÉPIO NO INTERIOR DA IGREJA






A IGREJA DE SANTOS REIS








FONTES:
                    *Professor José  Melquíades 
                    "A Capela de Santos Reis"

                         * Jornal a "Tribuna do Norte"
                                  Natal - RN

FOTOS - Imagens Google
                 Acervo Pessoal



Um comentário:

  1. a fé religiosa do povo potiguar é imensurável de natureza pura e singela,você conseguiu traduzir toda autenticidade nessas fotos perfeitas na festa de santos Reis, adorei!

    ResponderExcluir