Algumas Formas de Jogar


1 - Loca

Faça um buraco no chão.De uma distância de aproximadamente de 3 metros, cada jogador deve tentar colocar a bolinha no buraco.Quem conseguir ganha 1 bolinha de cada jogador.Quem errar vai para o fim da fila.Ganha o jogo quem conseguir ganhar mais bolas dos adversários.


2 - Três covinhas, Búlica ou Borroca



Faça três buracos (covinha) em linha no chão de terra, com uma distância de 2 metros entre eles.Para decidir quem começa, joga-se uma bolinha na direção da covinha mais distante;ganham preferência os que chegarem mais perto.O jogador começa lançando uma bolinha em direção à  primeira covinha. Se errar passa a vez ao próximo jogador.Se acertar ele tenta lançar na segunda covinha.Dessa vez ele continua jogando, mesmo que a bolinha fique a um palmo da cova..O objetivo é acertar as três covinhas, em sequência, na ida e na volta.Quando acertar a primeira covinha, pela segunda vez, o jogador ganha o direito de "caçar" as bolinhas dos adversários.Assim, cada vez que ele jogar e  acertar uma bolinha do adversário,essa bolinha fica pra ele.

3 - Biroca
                                                   
São feitos quatro buracos - as "birocas" - na terra. Os jogadores (de 2 a 4) jogam suas bolinhas até a primeira "biroca". Quem ficar mais perto dela, iniciará o jogo. A partir daí, deverá percorrer todo o "circuito", ou seja, colocar sua bolinha em cada um dos buracos. após isso, poderá "matar" a bolinha dos adversários, ou seja, atingirá a bolinha do adversário com a sua, eliminando-o do jogo. Se errar a "biroca" ou a bolinha do adversário, "perde a vez". E assim por diante...

4 - Mata - Mata

                                                                           
É a mais simples das modalidades: cada jogador deve tentar acertar a bolinha jogada pelo anterior e, assim, ganhá-la para si. O jogo começa com uma bolinha grande colocada no chão, em espaço livre. O primeiro jogador tenta acertá-la, o segundo mira a bolinha do primeiro e assim por diante. O jogo só acaba quando os participantes quiserem.

 5- Triângulo


Nesta modalidade, risca-se um triangulo na terra. São colocadas no interior deste, três bolinhas de cada jogador.O objetivo é "matar" as bolinhas dos adversários, até que não existam mais bolinhas para serem atingidas.Para isso um jogador joga a sua bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, ou seja ele deve "tecar" a do outro e tirá-la do espaço delimitado.A  bola que ele jogar não deve ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez.Ganha quem conquistar o maior número de bolinhas.