FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CENTRO DE TURISMO DE NATAL - PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE



                                           
O  Centro de Turismo de Natal é um dos mais tradicionais locais de venda de artesanato da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio no estilo neoclássico foi utilizado inicialmente como residência. Durante a segunda Guerra Mundial o casarão foi requisitado pelo Governo Federal. No período pós guerra, ou seja de 1945 à 1969, funcionou no prédio o presídio público da cidade. Restaurado em 1976 se transformou num dos mais belos centros de artesanato da cidade. Está localizado no alto de uma duna no bairro de Petrópolis, onde é possível apreciar uma bela vista do mar e do rio Potengi.
                                           


                                                 
As 38 celas da antiga penitenciária foram transformadas em lojas que comercializam o melhor do artesanato potiguar: peças de cerâmica e madeira, garrafas de areia colorida, bordados, redes e outras lembranças da cidade.
O espaço serve também de palco para shows e eventos. No local também se encontra a "Galeria de Arte Antiga e Contemporânea", o aprazível "Restaurante Marenosso" com pratos regionais, uma lanchonete e um birô de informações para o turista. 





LOJAS E PRODUTOS











 GALERIA DE ARTES

                                               


A galeria de Arte Antiga e Contemporânea abre suas portas ao público todos os dias, inclusive feriados e domingos. Foi criada com o objetivo de valorizar e divulgar as artes plásticas,a arte popular, e a  literatura do Rio Grande do Norte,  integrando e comercializando em um mesmo espaço cultural a arte antiga e contemporânea, produzida por nossos artistas plásticos, escritores e artesãos Na galeria estão expostos  quadros, gravuras, esculturas e tapetes, assinados pelo talento do artista potiguar e outros artistas do Nordeste.                                         


                       ACERVO DA GALERIA














ESPAÇO CULTURAL CARLOS JOSÉ MARQUES DE CARVALHO







Em maio de 2015, por iniciativa da própria direção do Centro de Turismo, foi criado, no hall de entrada da Galeria de Artes, um espaço para exposição gratuita, de artistas plásticos e escritores que queiram utilizar o ambiente, localizado no primeiro andar do prédio.
O espaço recebeu o nome de "Carlos José Marques de Carvalho" numa justa e merecida homenagem ao artista, um dos fundadores do Centro de Turismo e também um dos principais articuladores na divulgação dos artistas locais.







RESTAURANTE MARENOSSO





O "Restaurante Marenosso" oferece comida regional, camarão, peixe e filé de carne e frango. Uma boa pedida é  a carne-de-sol recheada com queijo de manteiga, mas antes pedir de entrada os famosos bolinhos de macaxeira recheados com carne-de-sol, queijo de coalho e camarão. As "tias Lúcia e Xica são responsáveis pela iguaria, que há mais de 26 anos é sucesso entre os visitantes.


FORRÓ COM TURISTA



Desde 1987, nas noites de quinta-feira, o Centro de Turismo promove o "Forró com Turista". O tradicional evento mostra a cultura e as tradições nordestinas ao visitante, por meio de danças, comidas e bebidas típicas da região. A festa é animada com artistas locais e acontece em qualquer época do ano.



CASA DOS MLAGRES - MUSEU DO EX-VOTOS






A Antiga Capela do Centro de Turismo,  abriga desde agosto de 2012 a Casa de Milagres Museum, com o acervo de 2.552 objetos religiosos (Santos e Ex-votos) da Coleção particular de Antônio Marques, formada entre os anos de 1960 a 2010.



O Tema central da Exposição na casa dos Milagres, são os Santuários religiosos do RN, onde  se constata as romarias e, por conseguinte, maior quantidade de ex-votos. 
As peças foram coletadas, em sua maioria no Rio Grande do Norte. Algumas, no entanto, vem de fora do RN, da Europa, da América Latina e de outros estados brasileiros, em particular Ceará e Bahia.










FONTES:
                     Pesquisas  WEB - Sites de divulgação do Centro de Turismo
                     Fundação José Augusto - Natal
                     Blog da Casa dos Milagres Museum

FOTOS:
               Imagens Google
                      Acervo pessoal
                      Acervo do Blog  da Casa dos Milagres Museum
               Edição das fotos: Programa Pic-Nic -Yahoo/Br   


3 comentários:

  1. Formidável esse centro histórico de Natal. Não cheguei a conhecer a fundo, mas o que vi me impressionou bastante, e agora você me permitiu conhecer melhor e ficar altamente interessado em mergulhar nessa beleza na primeira oportunidade que tiver. Obrigado Arilza, sua documentação é primorosa.

    ResponderExcluir
  2. Aldenize Reis
    Estou encantada com Budapeste, é lindaaaa mas Natal... ah Natal...e o centro de turismo entao... nada mais gostoso de se ver e comprar!!!!
    há 3 horas · De Budapeste para o Vento Nordest e
    Via Facebook

    ResponderExcluir
  3. A galeria de artes reabriu :D

    ResponderExcluir