FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

papjerimum.blogspot.com.br

SEJA BEM VINDO AO VENTO NORDESTE!

Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2011

PEIXE CIOBA À ESCABECHE - A RECEITA POTIGUAR DE DONA ANGELITA


                                                 


Comer peixe sempre  fez parte da rotina alimentar da minha família.Na nossa mesa ele era servido nas suas mais variadas formas: cozido só com temperos, cozido no leite de coco, assado no forno, assado na grelha, ou frito, e quase sempre acompanhado de pirão feito com o caldo do próprio peixe e molho de pimenta. Meu pai gostava de comprar peixe grande, "porque esse tem pouca espinha e não é  perigoso para criança comer", dizia. E minha mãe tinha os seus preferidos: arabaiana, dentão, atum-preferências essas que mantem até hoje.Mas havia uma unanimidade: a cioba, principalmente se fosse feita à escabeche, uma especialidade de dona Angelita. 




Cioba é um peixe de escamas, presente no Atlântico Ocidental.Tem coloração avermelhada com ventre mais claro, estrias escuras e douradas no dorso e nos flancos.No Brasil é também conhecido como: areocó, ariocó, carapitanga, caraputanga,chioba, ciobinha, mulata, realito, vermelho-paramirim.Em Portugal é conhecido como pargo vermelho.
De carne muito saborosa, tem alto valor comercial, principalmente no Nordeste.  
                                             
Cioba à Escabeche

Receita de Dona Angelita-Natal-RN



Ingredientes

6 postas de peixe - Farinha de mandioca para empanar
1 dente de alho amassado -1 limão - Sal - Coentro - 1 cebola grande - 4 tomates - Colorau - Leite de um coco pequeno bem grosso - Óleo para fritar o peixe.

Como fazer - Primeira etapa 


Tempere as postas de peixe com alho,  sal e o suco de limão
Deixe no tempero por 20 minutos.Escorra, passe na farinha e retire o excesso.Frite em óleo até dourar.Retire do fogo e coloque em papel absorvente.
Obs. Antes de colocar o peixe para fritar verifique a temperatura. O óleo deve estar bem quente para o peixe não grudar na panela.


Como fazer: Segunda Etapa


Em uma travessa ou panela de barro coloque o leite de coco,a cebola, os tomates   cortados em cubos, e o colorau.
Misture tudo e verifique o sal. Acomode as postas de peixe fritas  e acrescente o coentro picado. Leve ao fogo por 10 minutos.
        Sirva com pirão de peixe, arroz branco e molho de pimenta.




               Significado de Escabeche



A  palavra é  de origem árabe "Iskabaj"  que significa "comida temperada com vinagre", mas foi com os portugueses que conhecemos o escabeche.Em Portugal, antigamente, a sardinha  era conservada em uma salmoura, com vinagre e especiarias, que  levava o nome de escabeche.A base era mesmo o vinagre, que fazia um pré-cozimento e conservava o alimento por meses sem deteriorar.No Brasil colônia, quando as conservas em escabeches chegavam de Portugal, as cozinheiras que geralmente eram escravas, acrescentavam temperos frescos e cozimento às conservas, alem do leire de coco.
Hoje em dia o valor gastronômico do escabeche, vai além da sua importância na conservação dos alimentos.O sabor que esse tipo de tempero adquiriu com as modificações introduzidas na cozinha afro-brasileira,faz com que o escabeche seja muito apreciado na cozinha nordestina, principalmente no preparo de peixes.


                                                    Fonte

                       Receita de Angelita Soares - Natal-RN
               Pesquisas Google - Wikipédia, a enciclopédia livre
                       Fotos: Imagens Google




5 comentários:

  1. Nelson Marques Coisa de doido hein. Vou ter que botar mais uma receita rapido no Cadernos do Interior para poder competir. Esse aí é covardia! Muito bom Arilza
    há 22 minutos ·via Facebook

    ResponderExcluir
  2. Aldenize Reis Ah meu Deus vou ter que ir para cozinha (coisa que amo...???) fazer esse peixe afinal de contas não é todo dia que se tem uma receita de Dona Angelita ainda mais com esse delicioso prato. Valeu!
    há 1o minutos no facebook

    ResponderExcluir
  3. Marilda Nascimento Maravilhoso!!!Sem palavras rsrsrs
    há 8 horas no facebook

    ResponderExcluir
  4. Edi Germano essa receita no domingo é uma boa pedida!
    há 7 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  5. Suas postagens sobre a culinária local sempre me deixam com água na boca. Nessa postagem sobre o peixe "Cioba à Escabeche", fui automaticamente levado a lembrar, das várias vezes em que comí dessa iguaria, e especificamente, uma vez, lá no apartamento de mamma Rita, comí uma panela inteira desse peixe, preparado com molho de côco, junto com feijão verde de primeira.
    Eduardo de Souza- Rio branco /Acre - via Email

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...