FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PRAIA DE MURIÚ - REFÚGIO FAMILIAR



Nos últimos anos ir para Muriú faz parte da rotina da minha família em Natal que escolheu essa praia para ser seu refúgio no veraneio. O motivo da escolha se deve a minha mãe, já que essa praia faz parte da história de sua vida. Nascida e criada no vale de Ceará-Mirim, minha mãe sempre nos falou com carinho desse lugar, que hoje desfrutamos maravilhados: acordar cedo para caminhar na praia, mergulhar naquelas águas tranquilas, nadar na maré baixa, até onde os barcos estão ancorados, saborear um pastel de lagosta ou um caldo de camarão nas barracas, ir até a vila escolher um peixe para o almoço, deitar numa rede e aproveitar a brisa que vem do mar, nos dá a sensação de que Muriú é realmente um  paraíso.Saudades, quero voltar pra lá!




Um vasto coqueiral ao norte da orla, dunas, jangadas, e barcos ancorados no mar formam o cenário desta praia maravilhosa situada a 44km de Natal, pertencente ao município de Céara-Mirim. Muriú seria a típica vila de pescador não fossem as belas casa dos veranistas. A praia mantém um charme peculiar e a tranquilidade não é abalada pela movimentação nem na época do veraneio. 








O nome Muriú vem do tupi "morouú" que significa "lugar onde há água de beber". A pesca de lagosta e de peixe constitui importante atividade econômica da região.
A capelinha construída em um terreno doado pelo Sr. João Marques, tem como Padroeiro São Benedito. A festa do Padroeiro ocorre no mês de janeiro com programações que incluem hasteamento de bandeiras, missas, novena, procissão, café comunitário e quermesse.




O mar excelente para banho, apresenta em alguns trechos bancos de corais, que formam piscinas naturais,tornando-se um ótimo ambiente para a prática do mergulho. O "parrachos" ainda não explorados turisticamente, são privilégios dos pescadores e veranistas. São conhecidos como "buraco da velha" ou "buraco da véia" no linguajar popular. Essa formação coralina, de cinco quilômetros de comprimento, está distante um quilômetro da costa. Contam os pescadores, que o nome remonta ao início do século passado e está ligado as velhas senhoras mães dos pescadores que pegavam uma pequena embarcação, as catraias, e iam até aos parrachos para tomar banho escondido dos homens.



                                                                                      
Há bem pouco tempo, Muriú não passava de uma bela enseada, com uma vila de pescadores. A povoação do local data dos idos 1806, pelo tenente José Gomes da Costa, que construiu moradias e plantou mais de mil coqueiros na praia. Há registros de posse de terra pelo tenente Antônio Gomes Bittencourt em meados do século XVIII. No início do século XX surgem as casas de veraneio  das famílias ricas de Ceará-Mirim (usineiros, proprietários rurais, comerciantes). Muriú era quase uma praia particular dessas famílias que cuidavam da praia e preservavam o meio ambiente com muito afinco. Não permitiram por exemplo, que fossem construídas avenidas na orla, para não prejudicar o coqueiral existente. O acesso as moradias eram feitas sempre por trás das casas. A partir dos anos 70, com o acesso facilitado pela BR-101, a praia passou a ser dividida com os natalenses. Desde então Muriú passou a ser destino turístico na rota do Litoral Norte do Estado.


                                 UM GIRO POR MURIÚ

                        Barcos de pesca - cenário constante na praia
                                        Praça Paulo Varela
  Restaurante à beira mar
                                  Centro de Artesanato
                                       
 Na Vila de Muriú  
                           
Ele também abençoa Muriú

                                                                                                            


              
   Fonte:

  •   Livro  "Praias Potiguares"-Miguel Dantas-Natal Editora-2001
  Fotos:

  • Acervo pessoal de Arilza Pereira
  • Imagens Google
  • Edição de foto: Programa Pic-Nic -Yahoo/BR




                                                                   


15 comentários:

  1. Emocionante demais rever essas imagens. Realmente Muriu é uma linda praia e a limpeza do vilarejo e suas belas barracas dão um toque mto special a essa praia, isso sem falar no delicioso pastel de camarão!!! Hum... adoro!!!!
    Aldenize.

    ResponderExcluir
  2. Esse sorvete de pitu é do camarão ou da bebida???

    ResponderExcluir
  3. Arilza, espetacular essa sua matéria. Olha que a gente viaja um bocado, mas essa eu não conhecia mesmo. E sorvete de Pitú, nunca tinha ouvido falar. Deve ser coisa como diz a placa: "mania de brasileiro". Já está na minha agenda como uma das coisas que eu preciso fazer antes de morrer: visitar Muriú. Obrigado pela matéria. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nelson Marques
    E a gente viaja um bocado, mas vê que não viu tudo. Adoro o Rio Grande do Norte, mas não conhecia a praia de Muriú, tão bem descrita pela Arilza Pereira nesse artigo de seu blog. Muito bom. É um daqueles lugares que entram para a lista dos "dez viagens para fazer antes de morrer".
    Nelson no Facebook

    ResponderExcluir
  5. Que lindo. Voce esta todo tempo apresntando coisas lindas. Quero ir a Murui.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Gisele 08 de janeiro de 2013 17:52
    Esse lugar é maravilhoso estive lá a um ano atras conheci muitas praias mas muriú ficou marcado em minhas lembranças vale a pena conhecer e o sorvete de pitú é bom demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. E o que dizer da destruição deste paraíso perante a vista de toda a gente?? Como é possível que as autoridades nada façam quando já nem os carros conseguem chegar até ao posto de saúde?? De que estão à espera para agir????
    Mª Amélia
    Algarve/Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Amélia - esse paraíso está mesmo sendo destruido a vista de todos e nada se faz. Fico triste demais com isso, mas praticamente todo Litoral Norte está abandonado. As soluões que encontram são mero paliativos - não tem adiantado muito. Infelizmente.
      Tenho uma postagem aqui no Vento Nordeste chamada S.O.S Litoral Norte, onde denuncio isso. Mas a população assite passiva -tinham que reivindicar, cobvrar mais das autoridades. Mas isso é Nordesre, isso é Brasil.
      Obrigada por visitar Vento Nordeste - Um grande abraço -Arilza Soares

      Excluir
  8. Muriu fica, para sempre, no coração e na alma de quem teve a graça de a conhecer!
    Sou portuguesa, tenho Amigos em Muriu e NÃO posso compreender a passividade das autoridades, perante o avanço do mar e a destruição que ele já causou!
    Que se passa com a determinação do povo brasileiro?? O que está a acontecer??? Vão deixar que o mar destrua esse paraíso? Será que as autoridades daí já deixaram que o mar lhes levasse a capacidade de decidir? Será que o mar lhes levou já a própria alma...??
    Eu quero voltar a Muriu! Quero levar lá a minha família e amigos!
    Não a deixem morrer...!!!
    Mª. Dulce
    FARO/Algarve/ Portugal

    ResponderExcluir
  9. Ah Dulce! Infelimente o nosso belo Litoral Norte está entregue. Também não entendo pq não se toma uma providência séria. É triste ver Muriú hoje, principalmente ali onde fizeram aquele terminal turístico em frente a Igreja. Não sei que providências vão tomar -pq até agora só colocam muros de pedras que só enfeiam a praia.Eu acho que é como cc diz - omar levou a alma dos nossos dirigentes, vamos torcer pra que ele traga de volta.
    Um grande abraço e muito obrigada por visitar Vento Nordeste . Quem sabe um dia a gente se encontre em Muriú.
    Arilza Soares/ Vento Nordeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quem sabe, um dia... Quero acreditar que isso vai ser possível, Arilza!
      Vamos ter Esperança que, os dirigentes daí se preocupem, se olhem e olhem à sua volta e vejam que o Mundo é só um e que devemos preservá-lo e entendê-lo! Há muitos sonhos, muitas vidas, muitas almas, aí, em Muriú, em todo o Nordeste, que estão temendo pelos seus bens! A maioria, são filhos daí. Outros, estão aqui, em Portugal, temendo pelas suas casas de veraneio, junto à linha da praia, que podem estar condenadas, agora que o inverno está chegando!Foi aí, em casa de Amigos, que eu passei férias,foi aí que fiz também outros Amigos para a Vida! É aí que eu gostaria de voltar...se o mar devolver a alma dos vossos dirigentes...nós todos, daqui, vamos voltar!
      Um abraço e muita Força para todos em Muriú!
      Mª. Dulce
      FARO/ Algarve/ Portugal

      Excluir
    2. É isso Dulce vamos acreditar. ter esperança. Um grabde abraço. Arilza

      Excluir
  10. minha praia ...amo de paixao,passei toda a minha adolescencia indo pra lá.passava minhas fereias escolares inteirinha lá.como sinto saudades..muitaslembranças,recordaçoes...tudome veio a mente vendo essas fotos.´tudo maravilhoso em muriú;agora sao meus filhos, e depois os netos e vai de garaçao em geraçao.

    ResponderExcluir
  11. Amo essa praia de paixão! !!!. Minha praia particular.lklkk onde vivi momentos inesquecíveis! ! Sem palavras pra descrever as emoções sentidas e vividas ali.

    ResponderExcluir