FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 24 de julho de 2011

VENTO NORDESTE NO FREVO-" RECIFE MANDOU ME CHAMAR..."




Vento Nordeste me leva hoje para Recife, cidade querida, onde passei momentos maravilhosos da minha vida. Ai, ai saudade, saudade tão grande, saudade que sinto... do Recife Antigo, da praia de Boa Viagem, de Olinda, dos  Carnavais, do Frevo. Apesar de não ser pernambucana tenho o frevo no sangue. Esse ritmo estonteante, que infelizmente  nunca aprendi a dançar, me descontrai, me contagia. Minha paixão pelo frevo começou ainda criança, quando ouvia pelo rádio em Natal as músicas cantadas por Claudionor Germano e Nelson Ferreira. E até hoje, ao ouvir os clarins das bandas e as orquestras de frevos, me emociono. É como diz o compositor José Simão " O frevo traz a magia pra toda uma gente contente, no balanço do compasso no passo, com equilíbrio e harmonia, num turbilhão de melodias, numa linda sinfonia, num espetáculo de rara beleza"( da canção cidade musical do seu trabalho "Frevo é arte, frevo é vida" )


    
Frevo nº 1- Recife de Antônio Maria
   


O frevo nasceu na cidade do Recife e originou-se do repertório das bandas militares em meados do século XIX, misturando-se a outros ritmos como a modinha, o tango, a polca, o maxixe, a quadrilha e o pastoril. Com o passar do tempo o gênero ganhou características próprias e a introdução de uma coreografia marcada pelos passos de capoeira. O uso da sombrinha é outro elemento coreógrafo de destaque do frevo pernambucano. Não se sabe ao certo o motivo da origem das sombrinhas, mas pode estar relacionadas a fenômenos climáticos já que a dança era executadas nas ruas sob o sol escaldante do nordeste.

                                                                                     
                                                                                 


ESTILOS DO FREVO


1- FREVO DE RUA

O frevo de rua é exclusivamente instrumental, ou seja, não contém letras, feito unicamente para dançar. É executado por orquestra de metais e palhetes. O mais conhecido deles é o frevo "Vassourinhas" de Matias Rocha ( 1949). Embora seja tocado em salões, ele foi composto para ser tocado nas ruas, em céu aberto.              
                                              

                                           Vassourinhas- Matias Rocha


2- FREVO DE BLOCO  

O frevo de bloco  é de andamento mais moderado, executado por Orquestras de Pau e Corda, com violões, cavaquinhos e banjos. Suas letras e melodia trazem um misto de saudosismo. O mais conhecido deles é o "Evocação nº 1 de Nelson Ferreira. 


                                                                                        Evocação Número  1 - Nelson Ferreira


3- FREVO CANÇÃO

O frevo canção ou marcha canção, como também é conhecido, possui uma parte instrumental e outra cantada, interpretado por um cantor ou cantora, acompanhado de um coro de vozes. O mais famoso é o frevo " A pisada é essa" do mestre Capiba.



 
                                                                       A Pisada é essa - Capiba
Show de lançamento do DVD "9 de fevereiro"
 de Antônio Nóbrega -  Agosto de 2008 no  Canecão-RJ


O frevo com seu ritmo contagiante vem conquistando fronteiras. Compositores não pernambucanos como Caetano Veloso, Morais Moreira e Gilberto Gil,entre outros da Música Popular Brasileira compuseram memoráveis frevos cantados com sucesso no Brasil inteiro. 

                               
                                          Frevo Rasgado de Gilberto Gil e Bruno Ferreira


Fontes:

  • Pesquisas Google - Wikipédia
  • Jornal Folha de São Paulo - Folha Ilustrada/SP
  • Encarte do CD - 100 anos de frevo
Fotos:
  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Programa Pic-Nic- Yahoo/BR
Vídeos:
  • Do You Tube - enviado por
  1. iaHime em 26/12/2009 
  2.  Senhor
  3.  em 27/01/2011
  4. Hoarestan em 29/01/2011
  5. And em 23/11/2008
  6. Sil em 07/01/2011





                                           

2 comentários:

  1. Essa postagem é para meu sobrinho Guilherme, meu pernambucano querido.Que você continue amando e achando a sua cidade a mais linda do Brasil!Continue tendo muito orgulho dela, mesmo que você já não esteja mais morando lá.Amo Recife.Amo você Gui! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Arilza obrigado pelo carinho que tem pelo o Guigão!!mostrei para ele a matéria sobre o frevo ele adorou...dia 27-07, depois de amanhã é o dia que ele vai fazer 6 anos rsrs....ele pediu para agente te convidar para o niver dele que vai ser sábado rsrsr....o convite ta feito....bjos saudades!
    .Comentário de Adriana via facebook.




    .

    ResponderExcluir