FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PONTES SOBRE O RIO POTENGI



Sempre tive fascínio por pontes, em especial pela antiga ponte de Natal - a Ponte de Igapó. Atravessar aquela bela estrutura de ferro era emocionante e confesso que me dava medo.Trepidava demais ao passar, mesmo de carro. Mas valia a pena! Tudo era bonito ao redor: o rio, os manguesais, as salinas de Igapó... Lembro quando ela foi destivada e ao seu lado construida uma outra mais moderna, mais segura, mas muito sem graça! Felizmente não derrubaram a antiga. Foi parcialmente desmontada mas a maioria dos vãos continuam lá para alegria de quem ainda vê beleza naquela que foi durante anos um cartão postal da cidade. 







Construída em 1913 foi inaugurada em 20 de abril de 1916. Totalmente de ferro, só possuia duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte. Hoje está desativada e permanece apenas com uma parte de sua estrutura inicial.





A cidade cresceu. Era preciso melhorar o acesso à Zona Norte e facilitar o fluxo de turistas no litoral. Esse sonho tornou-se possível com a construção de uma nova ponte sobre o Potengi. Moderna e muito bonita a ponte Newton Navarro tornou-se um ponto turístico da cidade. Seu nome homenageia o importante artista plástico potiguar, Newton Navarro, que tanto pintou e exultou as belezas do rio Potengi.







Inaugurada em novembro de 2007,  a Ponte de Todos Newton Navarro possui uma extensão de 1.781 metros, 55 metros de altura e 22 metros de largura. Trata-se não apenas da maior obra de infra estrutura viária do Nordeste, mas da maior ponte estaiada (erguida por estais,ou seja cabos de aço) em altura no Brasil.








A "Ponte de Todos" como também é conhecida (nome usado na propaganda do governo na época da construção da ponte - e que passou a se chamar oficialmente de  "Ponte de Todos-Newton Navarro) liga os litorais ao norte e sul de Natal e está proporcionando uma verdadeira revolução econômica no Estado, beneficiando a população de 16 municípios do litoral. 
Atravessar essa ponte é ver do alto cenários deslumbrantes das praias potiguares bem como o encontro das águas na foz do rio Potengi.


     Outras Imagens das Pontes sobre o Potengi

      
  1 - PONTE DE IGAPÓ















2 - PONTE NEWTON NAVARRO













 FONTES:


  • JORNAIS "TRIBUNA DO NORTE"  E "DIÁRIO DE NATAL" - NATAL/RN
FOTOS:
  • IMAGENS GOOGLE
  • ACERVO DO FOTÓGRAFO CANINDÉ SOARES
  • EDIÇÃO DE FOTOS: PROGRAMA PIC-NIC - YAHOO/BR



6 comentários:

  1. A Chave perdeu muito com a sua saída... Mas a sociedade brasileira ganhou, sua cultura, competência, belíssimo trabalho a todos ajudará. Não podia esperar nada diferente, pois tudo que faz é profundo, baseado em muito estudo e sabedoria. Alguém duvida que eu sou fã dessa nordestina arretada??? Arilza, parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Essa ponte nova é tudo de bom!Passo por ela todos os finais de semana para ir para Muriu e não me canso de ver os cenários belíssimos que ela nos proporciona.Além do mais encurtou a distância para o litoral norte.

    ResponderExcluir
  3. È uma pena que a ponte de Igapó esteja enferrujando.As autoridades deveriam conservá-la. Afinal é um patrimônio da cidade.Quantas lembranças daqueles que passavam sempre por ela.

    ResponderExcluir
  4. A ponte nova é maravilhosa e facilitou muito a vida de quem vai para as praias daquele lado.Mas quero aproveitar também para parabenizar a quem fez a praça com os coqueiros do lado da Redinha.Está linda!

    ResponderExcluir
  5. A ponte de Igapó antiga é linda e marcou uma época. Mas essa ponte nova não tem preço! É maravilhosa!

    ResponderExcluir


  6. Adauto Gouveia Motta Júnior

    Morei em Natal até o final dos 70's e adorava velejar até a ponte velha. Maravilhosas lembranças!
    há ± 1 hora no facebook

    ResponderExcluir