FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 3 de abril de 2011

ADEMILDE FONSECA - A RAINHA DO CHORINHO




Ela fez recentemente 90 anos e continua cantando! E que voz! A "Rainha do Chorinho" esteve presente na minha infância desde muito cedo. Meu pai ouvia muito rádio e ela estava lá cantando rápido, sem titubiar. Aquilo me encantava! Até hoje ouvir "Brasileirinho" "Delicado" "Flor Amorosa" "Tico-Tico no Fubá", me alegra a alma! Por isso a minha homenagem a quem considero a maior cantora potiguar de todos os tempos!




"Delicado"  ( Baião ) de Waldir Azevedo e Ari Vieira gravado  em 1951




"Rio Antigo ( Maxixe ) de Altamiro Carrilho 
Augusto Mesquita gravado em 1955


BIOGRAFIA



Nasceu em 04 de março de 1921 em Macaíba no RN. Foi para o Rio de Janeiro em 1941,acompanhando o marido músico. Trabalhou em rádio e participou de  programas de calouros. Começou a fazer sucesso com a música "Tico-tico no fubá" de Zequinha de Abreu. Consagrou-se como intérprete de choro quando gravou "Rato, Rato" de Claudino da Costa. Nos anos 60, fez apresentações em Paris, Lisboa e Nova York. Em 1967 participou do II Festival Internacional da Canção, interpretando "Fala baixinho" de Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho. Voltou aos palcos em 1980, pelo projeto Pixingão na sala Funart. Em 1990 recebeu o Troféu Eletrobrás e o Troféu Elite por ter popularizado o choro cantado, numa época em que o chorinho era um gênero exclusivamente instrumental. Em 2001, grava com a filha Eimar clássicos do chorinho, o que lhe rendeu posteriormente a participação no projeto "Nas ondas do rádio."



Com a filha Eimar no projeto "Nas ondas do rádio"
cantando Tico-tico no fubá
de Zequinha de Abreu 


DISCOGRAFIA

Uma carreira de sucesso, com mais de 50 discos, alguns com mais de um millhão de cópias.Aqui, apenas uma mostra do seu trabalho.  









Quando completou 80 anos viajou para o lugar onde nasceu no Rio Grande do Norte e inaugurou uma praça com o seu nome.


Entrevista com Diego Luis no programa 
Mosaico pelo canal 16 da Net


Aos noventa anos, continua se apresentando e diz não querer se aposentar. Foi homenageada com o "I Prêmio Divas da Música Brasileira ".



                                   Entrevista de Ademilde Fonseca por ocasião do 
                                       I Prêmio Divas da Música Brasileira




MORRE AOS 91 ANOS A CANTORA ADEMILDE FONSECA,       
                                 A RAINHA DO CHORO







Morreu no final da noite de ontem (27) aos 91 anos, a cantora Ademilde Fonseca. Conhecida como  Rainha do Choro, ela trabalhou mais de uma década nas Rádios Nacional e Tupi. Ademilde sofreu um mal súbito em sua casa em Ipanema.O corpo será enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo. Ela deixa uma filha,a também cantora Eimar Fonseca, três netas e quatro bisnetos.
       (Notícia veiculada no Hot-Mail.com em 28/03/2012)





FONTES:
  • Jornal Diário de Natal ´Natal/RN
  • Jornal Tribuna do Norte
  • Pesquisas Google: wikipédia
  • A mulher Potiguar - Cinco Séculos de Presença -Fundação José Augusto -Natal /rn
Fotos: 
  • Imagens google
  • Edição de Fotos: programa Pic-Nic yahoo/BR
Vídeos: 
  • Do You Tube


4 comentários:

  1. Ademilde, a grande rainha do chorinho, parece até que nasceu em Mossoró, tal a velocidade em articular as letras das canções mais complicadas

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi muito a Ademilde e gosto muito das músicas que ela canta.Mas nunca mais ouvi falar dela aqui em Natal.É muito bom saber que ela ainda canta e encanta seus fãs.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em número,genero e grau com o que está escrito sobre ela e acrescento à esses Clássicos mais algumas pérolas como:Noites Cariocas,Odeon,Apanhei-te Cavaquinho,Urubú Malandro e outras tantas.Viva nossa conterrânea.
    Marilda Nascimento - São bernardo do Campo - SS

    ResponderExcluir
  4. Orgulho Potiguar está em outra dimensão.
    Ailson Rosa Silva - Natal/RN
    há 24 minutos no Facebook

    ResponderExcluir