FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 28 de março de 2011

RIO POTENGI - TODA BELEZA DO NOSSO RIO GRANDE

                                             
                                              É no rio Potengi num instante de paz
                                              Ver o sol sumindo na beira do cais
                                              Natal é tudo isso e ainda é muito mais..."
                                                                                Alínio Rosa 
    

Vem dele a nossa identidade - Rio Grande! Assim os nossos  colonizadores o chamaram quando aqui aportaram, por causa, do seu vasto leito e extensão. Daí a Capitania do Rio Grande. Mas para os nossos índios era potenjí, o rio dos camarões. Mais tarde seríamos todos Potiguares - comedores de camarão, naturalmente! 
De origem tupi a grafia correta é Potenjí, mas ao longo dos anos foi alterada para Potengy e posteriormente Potengi como continua se escrevendo até hoje.

ESTUÁRIO DO POTENGI


Alguns historiadores o consideram marco zero de Natal. A cidade foi erguida à margem direita dele. Hoje o rio marca a divisão que separa a Zona Norte do resto da cidade O rio Potengi nasce na Serra de Santana e de sua nascente até a foz percorre uma distância de 176km, passando por oito municípios: Cerro Corá, São Tomé, Barcelona, São Paulo do Potengi, São Pedro, Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante e Natal. Em Natal, junta-se a outros rios, o Jundiaí, o Golandim e o rio Doce, formando o estuário do Potengi.


O ESCONTRO DAS ÁGUAS _ FOZ DO POTENGI


O Rio Potengi guarda muitas histórias. Nas suas águas Natal nasceu, cresceu desenvolveu e se  tornou essa cidade pequena com porte de majestosa. Mas infelizmente o nosso Rio não é tratado como merece.  Foi jogado a sua própria sorte, maltratado, abandonado, esquecido, e em muitos locais servindo de esgoto para a cidade. Sonho com o dia de vê-lo valorizado, despoluído. Projetos isolados já surgem como é o caso do barco escola "Chama Maré" que  procurar resgatar a história do nosso Potengi, um projeto do Governo do Estado e gerido pelo IDEMA - Instituto de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com  a Universidade Potiguar. Mas é pouco! Precisamos de uma campanha educativa constante usando a força da mídia para incentivar a população a  pressionar os nossos dirigentes a tomar medidas sérias de despoluição do rio - SOS RIO POTENGI JÁ!



A triste realidade do nosso Potengi


A importância o rio Potengi para a cidade de Natal, não se restringe a sua beleza ou a sua história política.Tem também um significado religioso muito forte! Segundo reza a fé popular, foi nas suas águas que a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi encontrada por pescadores.Por ter sido encontrada no dia  21 de novembro, dia em que o calendário católico comemora a apresentação da Virgem Maria, essa imagem foi chamada de Nossa Senhora da Apresentação e passou a ser a Padroeira da cidade.



 
Uma outra grande festa religiosa tem no Potengi o seu palco. É a festa de Nossa  Senhora dos Navegantes, Padroeira da Redinha. Uma bonita procissão marítima que se realiza há mais de 100 anos sai a cada 2 de janeiro em cortejo pelas águas desse rio abençoado.


PROCISSÃO DE NOSSA SRA. DOS NAVEGANTES


    TODA BELEZA DO NOSSO RIO POTENGI










 Fontes:
  • Jornal Tribuna do Norte - Natal/R
  • Guia das Belezas do Rio Grande do Norte - Erich Ettensperger e Marcia Monteiro Carvalho/2009
Fotos:

  • Imagens Google
  • Edição de Fotos: Programa Pic-Nic - Yahoo/BR


Vídeo:

  • Enviado ao You Tube por RaulWinchester em 27/11/2011




4 comentários:

  1. Rio grande do Potenji, desagua no Forte dos Reis Magos. Muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e muito importante para todos nós, mas está precisando de cuidados para não acabar poluido de vez!

    ResponderExcluir
  3. Marilda Nascimento
    Minha Madrinha de Crisma morava em uma casa que o quintal dava extamnete prá essse Por de Sol,do Rio Potengi engraçado que eu ia tanto na casa dela justamente nessa hora... ai que saudades!!!!
    há 3 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo! Isso com certeza me ajudará a fazer um bom resumo sobre o que significa o rio Potengi para todos os potiguares que aqui moram. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir