FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 31 de março de 2011

BOLO DE ROLO - UM DELICIOSO ROLO DE BOLO!

                                                                            



Nas minhas andanças por Recife descobri o Bolo de Rolo. Foi paixão a primeira mordida! Eu conhecia um similar que tem em Natal - o Rocambole. Mas esse era diferente! Mais delicado, mais saboroso e visualmente mais bonito !
Todo pernambucano que se preza, defende acirradamente o que eles consideram um patrimônio da sua gastronomia.  Bolo de rolo não é  rocambole! Afirmava dona Eugênia,uma doceira que conheci lá no bairro do Arruda. Rocambole é um bolo que tem por base o "pão de ló" com recheio de doce de leite ou outra geléia qualquer. O bolo de rolo é feito com a  massa do bolo português "colchão de noiva" e o recheio só pode ser de goiaba.
Esse bolo entrou em Pernambuco pelas mãos das damas portuguesas com suas receitas de além mar e que tiveram que ser adaptadas à cultura indígena, negra. aos novos temperos e frutos da terra. O bolo de rolo é um exemplo disso. A receita do tradicional bolo português   foi alterada: o recheio de amêndoas foi substituído pelo de goiaba.


RECEITA DO BOLO DE ROLO

Bolo de Rolo - uma verdadeira delícia esse Rolo de Bolo!




                                                            
     INGREDIENTES

*Para a massa

200 gramas de açucar
    200 gramas de manteiga
             200 gramas de farinha de  trigo
 6 claras em neve

*Para o recheio

500 gramas de goiabada
1/4 de xícara de água


                                        MODO DE FAZER


Na batedeira, bata a manteiga com o açucar até formar um creme. junte as gemas e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo e por último as claras em neve. Espalhe essa massa em cinco formas retangulares ( 30x40cm ) untadas com manteiga e  povilhadas com  farinha de trigo. Coloque cinco colheres de sopa da massa para cada bolo. Asse em forno pré aquecido por cinco minutos.
Derreta a goiabada com a água no fogo até obter uma geléia cremosa.
Vire o bolo ainda quente sobre um pano úmido povilhado com açucar.Passe uma camada bem fina da geléia e enrole.
Faça o mesmo com o segundo bolo e enrole no primeiro.Repita esse procedimento até o último bolo.








Experimente fazer, é um bolo maravilhoso! Se não quiser fazer em casa. o bolo pode ser comprado pronto. É fácil encontrar, mesmo aqui no Sudeste é vendido nos supermercados, e a qualidade não deixa a desejar.         
No bolo de Rolo original o recheio é goiabada. Mas atualmente outros recheios, como doce de leite ou chocolate, são usados e fazem também muito sucesso.
                       


BOLO DE ROLO COM CHOCOLATE


BOLO DE ROLO COM DOCE DE LEITE 


FONTES:
  • Pesquisas Google
  • Site: http://www.facebook.com/oboloderolo
  • Receita de Dona Eugênia Sampaio - Recife/Pernambuco


FOTOS:
  • Imagens Google
  • Acervo do Site: bolo de Rolo Pernambucamo cxo facebook
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey



13 comentários:

  1. Sônia Seiblitz Adoroooooooo! Acho que na outra encarnação fui nordestina, pois adoro tudo que tem lá... Terra de gente boa, praia boa, comida boa...

    ResponderExcluir
  2. Adoramos este bolo. Sempre que vamos em feiras nordestinas compramos . Papai nao dispensa. E um bolo muito delicado.

    ResponderExcluir
  3. Esse Bolo é maravilhosoooo até já me atrevi fazer e deu certo rsrsr. Mas só fiz 4 camadas, aqui em Saõ paulo já encontrei em alguns lugares mas o melhor que eu achei foi no Mercadão, capz de ser algum(a) pernambucano(a) que faz rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ja tinha visto esse bolo em algumas fotos, e sempre procurei a receita para fazer aqui no Hotel. Realmente, além de saboroso é muito delicado e com uma aparencia incrível!
    Quem diria que eu ia encontrar no blog de minha tia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Seu blog esta demais. Estou adorando. Estas fotos na lateral ficou otimo. Betinha esta com vontade de fazer a viagem de formatura deste ano para Natal. Vamos mostrar seu blog a eles. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse bolo é uma tentação!!!! Adoro.

    ResponderExcluir
  7. Achava que bolo de rolo era a mesma coisa que rocambole! É bom saber a diferença,mas adoro os dois!

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi bolo de rolo (já que não é a mesma coisa que rocambole), mas adoro esse tal bolinho potiguar, principalmente com recheio de doce de leite!

    ResponderExcluir
  9. Fabiano Siqueira Eu amo bolo de rolo! Uma vez me apresentaram uma combinação maravilhosa: bolo de rolo com um pinguinho de vinho do Porto. Simplesmente maravilhoso! Experimente!
    há 41 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  10. Vamos comer Bolo de Rolo que é melhor. Bjs.
    Comentário de Nelson no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Arilza,minha tia Diana,quando morava aqui no Rio(e lá se vão15 anos),fazia sempre esse bolo.Muito bom ver a postagem no blog...senti até o cheirinho e o gosto surgiu na ponta da língua!Obrigada por me fazer relembrar doces momentos.
    Maria Luiza Nolasco - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir


  12. Eugenio Bezerra Cavalcanti Filho

    Realmente, amiga, esse bolo de rolo é famoso aqui em Recife. E o mais famoso é o da padaria de um português, em Boa Viagem.

    ResponderExcluir
  13. Me encantou teu blog.

    Mudando de assunto: O bolo de rolo que eu ja proveí tem 7 camadas de massa bem fininha e este tem apenas 5 camada de massa, ahí foi que me surgiu uma pequena dúvida que é a seguinte: O verdadeiro bolo de rolo tem 5 ou 7 camadas de massa?

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir