terça-feira, 22 de março de 2011

XANANA - FLOR - SÍMBOLO DE NATAL





Quem em Natal nunca encontrou em seu caminho, uma plantinha rústica, que insiste em florir o ano inteiro nas estradas,  nos terrenos baldios e  nos canteiros da cidade ?






É a Chanana ou Xanana como querem os poetas. É uma flor matinal; abre-se ao sol e permanece aberta, até por volta das 10 horas. Esse pequeno arbusto é bem adaptado ao sol forte e não exige muito trato para se desenvolver. Desprezada por muitos é arrancada do solo na condição de "mato" sem importância e relegada a condição de lixo urbano. Mas a xanana é uma flor rebelde. Quando menos se espera ela nasce exuberante. Basta chover um pouco para a cidade ficar florida. "Não se deixa cultivar, não serve para ser plantada em jarro, recusa floreira, não dá lucro a florista. Deus é o seu floricultor.  ( Diógenes da Cunha lima no livro "Natal uma nova biografia")






                                                                              


Científicamente chamada de "Turnera Ulmifolia"  e popularmente conhecida com "Chanana", "Flor do Guarujá", "Flor de Mato" é encontrada em várias partes do Brasil e em grande escala no Nordeste brasileiro. Alguns gêneros da Tumera são utilizados na medicina popular como "antinflamatório, antidepressivo, e calmante. Um estudo em andamento na Universidade Federal do Maranhão,aposta na "Tintura de Chanana" como sendo uma boa opção de tratamento para pacientes com Cancer e AIDS.





"Flor teimosa, despojada, pobre. Nasce e cresce em todo lugar, em todas as direções, como a cidade de Natal, sem perder a qualidade de integração e de beleza. Flor da manhã, flor teimosa que cresce onde não se espera. Desprezada e linda, esconde a sua qualidade dos olhos apressados, dos amantes das tardes e noites natalenses". ( Diógenes da Cunha lima no livro "Natal uma nova biografia")
Xanana  foi reconhecida como Flor-símbolo do Natal pela Lei Municipal número 05350/2 de 17 de janeiro de 2002. O projeto da lei   de autoria do vereador Franklin Capistrano.                      





Na correria do no nosso dia a dia, poucas pessoas param para apreciar a beleza dessa flor, que surge em todos os cantos. "Identifica-se com a cidade de Natal pela persistência, resistência, valor estético, fortaleza" diz o poeta Diógenes da Cunha Lima.
 Segundo o Poeta, assim é a Xanana! Assim é Natal!





Fontes: 
              Diógenes da Cunha Lima- "Natal-Uma nova Biografia" 

              Editora Infinita imagem -2011
              Pesquisas Google - Wikpédia

Fotos:  

  • Imagens Google
  • Acerno do Fotógrafo Potiguar Esdras Rebpuças Nobre
  • Acervo pessoal de Beta Lima    

          







18 comentários:

  1. adoro a xanana. nem sabia o nome. tenho uma jardineira enorme em casa com ela. As pessoas dizendo que era mato. Adoro mato.....
    Comentário da Beta via facebook

    ResponderExcluir
  2. Tentei comentar todos mas não consegui, o blog está realmente mto legal e vc mais expert em computador não é? Há ia botar que aquela flor é de mato mas deixei a bichinha em paz, eu que nao quero aquela flor, mas a tapioca com peixe frito hum... delícia! bJOS E PARABÉNS
    Comentário de Dena via orkut

    ResponderExcluir
  3. Mas é assim que a xanana é conhecida -como mato! Mas e um mato florido .Lindo !

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei que a xanana deveria ser aproveitada pela Prefeitura para compor os jardins e os parques públicos da cidade-ficariam floridos o ano todo !

    ResponderExcluir
  5. Silvia Maria Fonseca Tava doida atrás do nome desse "mato". Sempre vejo por aí e não sei o nome... vou plantar aqui em casa-Comentário da Silvia no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa florzinha! Quando passo nos canteiros que vejo todo florido, acho lindo demais e fico pensando que ela deveria ser melhor aproveitada para embelezar os jardins públicos da cidade.

    ResponderExcluir
  7. É só o que tem lá no Planalto, bairro onde moro! É mato como diz o povo.Eu nem sabia que era uma flor importante !

    ResponderExcluir
  8. GOSTO MUITO DESSA FLOR.NO OUTRO PRÉDIO EM QUE MOREI CULTIVAVA UMA EM UM VASO,MAS O PORTEIRO ODIAVA REGAR DIZENDO QUE NÃO SABIA COMO UMA PESSOA PLANTAVA MATO E ELE AINDA TINHA QUE CUIDAR!

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo demais os canteiros de xanana que se formam nas beiras de estradas principalmente no caminho de Muriú. Outro dia peguei umas dessa plantinhas e levei para plantar na casa da praia,mas a danada não vingou.Ela gosta mesmo é de se reproduzir espontaneamente...

    ResponderExcluir
  10. Vivo em Miami a 17 anos. Como gosto muito de jardim , fui a uma casa de plantas pra melhorar a aparencia do meu... Voces nao imaginam a surpresa maravilhosa que eu tive: encontrei plantinhas de Xanana de cor branca e cor creme com olhinho escuro... Nossa , como fiquei contente por ter em meu jardim as mais simples, lindas e resistentes flores da minha terra.....So comprei uma vez, tenho flor o ano inteiro e cuido delas com muito carinho....Se reproduzem facilmente.. Sempre faco vasos para decorar minha casa e todos aqui admiram meu lindo jardim com tantas flores o ano todo.... Tem sido um grande sucesso e sou feliz por conviver com elas em volta da minha casa..


    .

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz quando recebo comentários de pessoas com essa sensibilidade!
    Vida longa para as duas Xananas - Flor símbolo da nossa cidade, que contraria o que diz o poeta""Não se deixa cultivar, não serve para ser plantada em jarro, recusa floreira, não dá lucro a florista. Deus é o seu floricultor. ( Diógenes da Cunha lima no livro "Natal uma nova biografia")Um abraço Arilza Pereira/ Vento Nordeste

    ResponderExcluir
  12. Carlos Zens

    A FLOR XANANA NÃO É FLOR DE CHEIRO,MAS É FORMOSA TÃO BONITA DE SE VER,BEM DE MANHÃ QUANDO SOL NASCE LIGEIRO ELA FLORECE PRA BRINDA EU E VOCÊ, ELA ENCANTA MEUS CAMINHOS PASSAGEIROS, ELA FLORECE NOSSO ALVORECER, MAS QUANDO VOLTO NO MEIO DIA, ELA SE ESCONDE PRO OUTRO DIA RENASCER, HÁ FLOR XANANA, FLOR TÃO BELA,TÚ ENCANTAS A CIDADE, FICO TE OLHANDO BEM CEDINHO DA JANELA. Música um Xote.

    ResponderExcluir
  13. NunNO Sants deixou um novo comentário sobre a sua postagem "XANANA - FLOR - SÍMBOLO DE NATAL":

    ola ! ótimo blog !
    andei pesquisando sobre a planta (chanana - xanana ) aqui an minha cidade é facil de encontrar.
    porém gostaria de saber quais os procedimento que devo faze da coleta ate a administração da"tintura"
    como deve ser preparado ?

    pesquisei mais não encontrei em nenhum lugar ensinando como fazer pra beber a tintura !

    obrigado pela atenção
    paz

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Nuno,
    infelizmente isso eu não sei te dizer. Sei apenas que a Universidade Federal do Maranhão, tinha estudos em andamento sobre essa tintura. Como é uma coisa de caráter científico e ainda não aprovado, acredito que não seja publicado o procedimento para se obter a tintura.Aconselho vc a entrar em contato com a UFMA para obter maires informações.
    Ah!muito obrigada pele visita e elogio ao blog.Volte sempre
    Um grande abraço - Arilza Soares/Vento Nordeste

    ResponderExcluir
  15. aqui no nordeste ela é usada em fusaõ nágua na geladeira p/reduzir crescimento da próstata, usa todos os dias naõ muito forte durant uns 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doralice, antes de mais nada o meu agradecimento pela sua visita ao Vento Nordeste e comentário pertinente, que só tem a acrescentar. Mas gostaria de saber qual parte da planta é usada para infusão e em qual estado (ou cidade) do nordeste essa prática é realizada. Desde já agradeço as informações. Um grande abraço Arilza Soares/ Vento Nordeste

      Excluir
  16. CONSEGUI PLANTAR EM MEU CANTEIRO. REMOVI UMA MUDA COM A TERRA QUE ESTAVA. CAVEI UMA COVA, COLOQUEI-A COM A MESMA TERRA, E COMPLETEI COM OUTRA. QUANDO PLANTEI CORTEI SEU CAULE E FLORES. PASSADO 1 MÊS COMEÇOU A BROTAR.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...