FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 24 de março de 2011

FAROL DE MÃE LUIZA





Durante muito tempo ele reinou sozinho entre as dunas e a floresta espessa da Mata Atlântica, iluminando e guiando navios e embarcaçoes de quem se aventurava a entrar no mar. Hoje, com a urbanização da cidade, ele fica quase que escondido entre os prédios modernos da Praia de Areia Preta.Um olhar mais atento de quem passa pela Via Costeira se depara com sua presença imponente, elegante, de quem mesmo desativado, nunca perdeu a majestade.


FOTO DE TITO GARCEZ


Erguido em 1949, foi inaugurado dois anos depois, em 15 de agosto de 1951.Oficialmente recebeu o nome de Farol de Natal, mas é conhecido como Farol de Mãe Luiza por se encontrar localizado no morro, hoje bairro, com o mesmo nome.
Consiste numa torre de alvenaria branca com 37 metros de altura, e está a 87 metros acima do nível do mar (altitude) e com um alcance de de 39 Milhas Nauticas. O Farol de Natal é o principal auxílio aos navegantes que demandam o Porto de Natal, devido a sua posição privilegiada, possibilitando uma segura aproximação à barra do Rio Potengi. É idestificado por um grupo de cinco lampejos brancos a cada 25 segundos.


FOTO DE ALEXANDRE CESAR


O Farol está aberto à visitação pública aos domingos, no horário de 14:00 ás 17:00 horas. Para o acesso à torre, os visitantes deverão agendar, com antecedência mínima de 24 horas, através do telefone (84) 3201 0477.
Do alto dos seus 37 metros, acessíveis por uma escadaria em forma de espiral com 151 degraus, descortina-se uma das mais belas vistas das praias urbanas de Natal.


Vale a pena conferir !







Escadarias do Farol - Zig Koch



FONTES:
  • Jornal Tribuna do Norte - Natal/RN
  • Jornal Diário de Natal                     
FOTOS:
  • Imagens Google
  • Site http://www.naturezabrasileira.com.br
  • Acervo de Tito Garcez
  • Acervo de Esdras Rebouças Nobre
  • Edição de Fotos:  Programa Pic-Nic -Yahoo-BR


3 comentários:

  1. Quem nunca foi até lá, vá!É lindo o visual da sua torre!

    ResponderExcluir
  2. Vendo o Farol, eu relembro minha infância quando eu ia na casa de de um tio de uma colega, eu adorava brincar nas areias brancas, subir neste lindo farol e comer tapioca com manteiga feita na hora.

    ResponderExcluir
  3. È uma pena que os edifícios da praia de Areia Preta tenham escondido o nosso farol, porque ele já fazia parte do cenário dessa praia.Mas ele continua bem conservado e bonito e ainda dá pra ser visto da via costeira.

    ResponderExcluir